quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Análise de Deck: Magnet Warrior!

Fala galera!

Depois de ler algumas análises, assistir alguns vídeos, montar a minha própria build e jogar com o Deck várias vezes, eu aprendi bastante sobre esse Deck que eu gostei bastante, e agora eu trago para vocês a minha visão do Deck e as minhas ideias.

Primeiramente, é importante dizer que esta é uma versão econômica do Deck, e não utiliza tudo o que o Deck poderia, ou seja, não é a versão mais forte do Deck, porém é uma versão interessante para quem não pode gastar muito, e eu vou tentar mostrar tudo o que esta versão tem de positivo e negativo.

Os novos Magnet Warrior

Vamos começar falando dos novos monstros Magnet Warrior, e os suportes que eles receberam com o lançamento do Deck Estrutural: Yugi Muto.


São 3 novos monstros Magnet Warrior, que foram colocados em um sub-arquétipo chamado "Electromagnet Warrior". Estes 3 novos monstros são as versões re-treinadas dos Magnet Warriors originais. Eles também são a base do nosso Deck.

Cada um deles possui 1 efeito único que só pode ser usado uma vez por turno por cada um, e 1 efeito que é compartilhado pelos três.

Efeito Único
Alpha The Electromagnet Warrior Se este card for Invocado por Invocação-Normal ou Especial: você pode adicionar 1 monstro "Magna Warrior" de Nível 8 do seu Deck à sua mão.
Beta The Electromagnet Warrior Se este card for Invocado por Invocação-Normal ou Especial: você pode adicionar 1 monstro "Magnet Warrior" de Nível 4 ou menos do seu Deck à sua mão, exceto "Beta The Electromagnet Warrior".
Gamma The Electromagnet Warrior Se este card for Invocado por Invocação-Normal ou Especial: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Magnet Warrior" de Nível 4 ou menos da sua mão, exceto "Gama The Electromagnet Warrior".
Efeito Compartilhado
Durante o turno do seu oponente: você pode oferecer este card como Tributo; Invoque por Invocação-Especial 1 monstro "Magnet Warrior" de Nível 4 do seu Deck (este é um Efeito Rápido).

O efeito único de cada Electromagnet Warrior é ativado quando eles são Invocados, não importando se a Invocação for Normal ou Especial, o que abre a possibilidade de se utilizar vários cards de Invocação, como Ties of the BrethrenCall of the Haunted, Oasis of Dragon Souls, Double Summon etc.

Esses efeitos são muito importantes para que o Deck funcione. Alpha e Beta são os buscadores do Deck.

Alpha busca um Magna Warrior de Nível 8 do seu Deck, ou seja, Berserkion ou Valkyrion.

Beta por sua vez busca um Magnet Warrior de Nível 4 ou menos, podendo buscar qualquer um dos monstros que esteja faltando para a Invocação de Berserkion ou Valkyrion, ou mesmo buscar um recurso para ser usado na sequência. Jogadas bastante comuns: usar o Beta para buscar um Alpha, que no turno seguinte buscará um Magna Warrior de Nível 8, ou se você já tiver um Alpha na mão, buscar o Gamma, que no turno seguinte poderá Invocar o Alpha, que buscará um Magna Warrior e ainda poderá ser utilizado para a Invocação de um Monstro Xyz.

E por último, mas não menos importante, Gamma pode Invocar outros Magnet Warriors de Nível 4 ou menos da sua mão, abrindo a possibilidade de realizar uma Invocação-Xyz.

Ok! Mas para que serve o segundo efeito dos Electromagnet Warriors, que é compartilhado pelos três? Bom, isso depende se o seu Deck usa os Magnet Warriors originais ou não; se você não utiliza eles, então este efeito não serve para nada, mas se você leva pelo menos 1 cópia de cada um deles no seu Deck Principal, então o segundo efeito dos Electromagnet Warriors poderá Invocá-los no turno do seu oponente, ao oferecer o respectivo Electromagnet Warrior como Tributo.

E este efeito é importante? Sim, é importante. Embora não tenha a mesma importância dos efeitos únicos de cada Electromagnet Warrior, eu recomendo muito que você use pelo menos 1 cópia de cada Magnet Warrior original. Eles serão de grande ajuda para defender seus Pontos de Vida, possibilitam a Invocação de Valkyrion (embora seja raro), abrem a possibilidade do Deck utilizar Monstros Xyz de Classe 4, e o que eu considero mais importante, eles aceleram as matérias no Cemitério para o efeito de Berserkion, um dos principais monstros do Deck.

Não pode ser Invocado por Invocação-Normal/Baixado. Primeiro deve ser Invocado por Invocação-Especial (da sua mão) ao banir 1 "Alpha The Electromagnet Warrior", "Beta The Electromagnet Warrior" e "Gamma The Electromagnet Warrior" da sua mão, Cemitério e/ou com a face para cima da sua Zona de Monstro. Você pode banir 1 monstro "Magnet Warrior" de Nível 4 ou menos do seu Cemitério e, depois, escolher 1 card que seu oponente controla; destrua-o. Se este card for destruído em batalha ou se este card em posse de seu dono for destruído por um efeito de card do oponente: você pode escolher 1 de cada dos seus "Alpha The Electromagnet Warrior", "Beta The Electromagnet Warrior" e "Gamma The Electromagnet Warrior" banidos; Invoque-os por Invocação-Especial.

A seguir temos Berserkion the Electromagna Warrior, que é a versão re-treinada de Valkyrion, e também é o monstro mais importante do Deck Principal. Ele é o chefe do Deck, sendo que sua Invocação só pode ser realizada ao banir 1 de cada Electromagnet Warrior da sua mão, campo ou Cemitério. O efeito dele permite que você destrua 1 card no campo do seu oponente, ao custo de banir 1 monstro Magnet Warrior do seu Cemitério (observe que este efeito não é uma vez por turno, você pode continuar usando conforme puder pagar o custo).

O último efeito dele é o que dá segurança ao Deck, uma vez que você paga caro para Invocá-lo, ele lhe garante os custos de sua Invocação de volta, caso seja destruído. Se você ainda não tiver utilizado os efeitos únicos dos Electromagnet Warriors neste turno, você poderá ativá-los para buscar um novo Berserkion e novos recursos para continuar forte no jogo.

Os nossos Magnet Warriors originais são muito importantes aqui, já que quase sempre utilizamos todos os nossos Electromagnet Warriors para Invocar Berserkion, e ficamos sem ter como pagar os custos para ativar seu efeito, os Magnet Warriors originais são os que ficam sobrando no Cemitério para serem usados.

Também é altamente recomendado que se utilize 1 ou 2 cópias de Valkyrion the Magna Warrior, e não é para Invocá-lo com os Magnet Warriors originais, mas sim para Invocar o monstro mais poderoso deste Deck, o Imperion Magnum the Superconductive Battlebot.

"Valkyrion the Magna Warrior" + "Berserkion the Electromagna Warrior" 
Deve ser Invocado por Invocação-Fusão com as Matérias de Fusão acima e não pode ser Invocado por Invocação-Especial de nenhuma outra forma. Uma vez por turno, durante o turno de qualquer duelista, quando seu oponente ativar um Card de Magia/Armadilha ou efeito de monstro: você pode negar a ativação e, se isso acontecer, destrua esse card. Se este card com a face para cima no controle de seu dono deixar o campo devido ao efeito de um card do oponente: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 "Valkyrion the Magna Warrior" e 1 "Berserkion the Electromagna Warrior" da sua mão e/ou Deck, ignorando suas condições de Invocação.

Ele possui 4000 de ATK e DEF, nega ativação de Cards de Magia/Armadilha e efeitos de monstro, e se o oponente retirá-lo do campo, ele Invoca suas Matérias de Fusão diretamente do Deck ou da sua mão. Por que não utilizá-lo? Ele é basicamente o Shooting Quasar Dragon dos Magnet Warriors.

Tudo bem que é um custo um pouco complicado: você vai precisar ter ambas as Matérias de Fusão e mais um card de fusão, mas ao utilizar Polymerization ou Fusion Gate, as Matérias de Fusão só precisarão estar em sua mão, e isso é bastante simples de se obter, já que o Alpha pode buscá-las sempre que for Invocado. Também existem buscadores que aceleram a Invocação da Fusão fora do arquétipo, como Terraforming que busca a Fusion Gate (e provavelmente você já estará utilizando no Deck para buscar a Magia de Campo dos Magnet Warriors), e Fusion Conscription que pode buscar uma das Matérias de Fusão do seu Deck ou Cemitério. Uma vez que Invocá-lo, a vitória certamente estará bem próxima, e todos os custos e o trabalho para Invocá-lo irão valer muito a pena.

Um dos cards mais importantes do Deck é a nova Magia de Campo do arquétipo, Magnetic Field.

Se você controlar um monstro de TERRA do Tipo Rocha de Nível 4 ou menos: você pode escolher 1 monstro "Magnet Warrior" de Nível 4 ou menos no seu Cemitério; Invoque-o por Invocação-Especial. Você só pode usar este efeito de "Magnetic Field" uma vez por turno. Uma vez por turno, no final da Etapa de Dano, quando um monstro de TERRA do Tipo Rocha que você controla batalhou um monstro do oponente, mas o monstro do oponente não foi destruído pela batalha: você pode devolver esse monstro do oponente para a mão.





Magnetic Field lhe permite fazer uma Invocação-Especial de 1 monstro Magnet Warrior do Cemitério uma vez por turno. Isso abre a possibilidade de reutilizar os efeitos dos Electromagnet Warriors no Cemitério, além de que você poderá controlar múltiplos monstros ao mesmo tempo (um problema que o Deck possui), podendo realizar Invocações-Xyz. Esse é sem dúvida o efeito mais importante, porque ajuda a combater um problema do Deck, ao mesmo tempo que faz seus principais monstros jogarem.

O segundo efeito também é muito útil, e o ajuda a se livrar de monstros problemáticos, com efeitos que o impedem de ser escolhido como alvo ou destruído, por exemplo. Devolver monstros do Deck Adicional ou monstros de alto Nível com difícil Invocação de volta a mão do oponente também é uma forma excelente de se ganhar vantagem de campo e controlar o jogo. Uma vez que seus monstros poderão ser Invocados novamente do Cemitério pelo efeito do próprio campo, muitas vezes o seu sacrifício pode ser recuperado em seguida.

Suportes

Agora eu vou falar um pouco de cards que não compõem o arquétipo dos Magnet Warriors, mas que são de fundamental importância para o Deck.

A maioria deles é do Atributo TERRA e/ou do Tipo Rocha. O primeiro da lista é um monstro do Deck Adicional, responsável por impedir as ações do oponente, além de ser excelente para se livrar de monstros poderosos, Gorgonic Guardian.

2 monstros do Tipo Rocha de Nível 3
 Uma vez por turno, durante o turno de qualquer duelista: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card e, depois, escolher 1 monstro com a face para cima que seu oponente controla; o ATK dele se torna 0 e, se isso acontecer, seus efeitos são negados. Esses efeitos duram até o final deste turno. Uma vez por turno: você pode escolher 1 monstro no campo com ATK 0; destrua-o.









Este é um dos monstros mais importantes do seu Deck Adicional, se não for o melhor. Os status dele não são absurdos como os de Imperion Magnum, mas diferente dele, este aqui será utilizado muito mais vezes, em praticamente todos os jogos.

Um dos pontos fracos do Deck de Magnet Warrior é o baixo poder de ATK. Com exceção de Berserkion que é o chefão do Deck e Valkyrion que é raramente Invocado, o Deck não conta com muito poder de ATK para eliminar os monstros adversários. Mas para o Gorgonic Guardian, poder de ATK não significa muita coisa, já que ele pode zerar o ATK do monstro do oponente ao mesmo tempo que nega seus efeitos. Por ser um Efeito Rápido, além de um excelente ataque ele também se torna uma excelente defesa. É ele que te ajudará a controlar os movimentos do seu adversário no turno dele, considerando que o Deck de Magnet Warrior não utiliza muitos cards que interagem com o seu oponente no turno dele.

Sempre que utilizá-lo, o oponente terá que gastar alguns recursos para conseguir se livrar dele. Recomendo de 2 a 3 cópias dele no Deck Adicional.

Quando você Invocar por Invocação-Normal um monstro do Tipo Rocha: você pode Invocar este card por Invocação-Especial da sua mão.















Se todos os monstros que você controla forem monstros do Tipo Rocha (mín. 1), enquanto este card estiver no seu Cemitério: você pode Invocar este card por Invocação-Especial. Você só pode usar este efeito de "Sentry Soldier of Stone" uma vez por turno.












Os próximos são Gorgonic Gargoyle e Sentry Soldier of Stone.

A função deles é simples, mas muito importante. Eles garantem múltiplas Invocações, o que lhe permite o acesso aos Monstros Xyz de Classe 3. Sem eles, a Invocação-Xyz só é possível através do Card de Magia de Campo, o que é muito pouco, e também não é 100% confiável, uma vez que um Mystical Space Typhoon pode mandar sua estratégia por água abaixo.

O Gorgonic Gargoyle só tem essa função: fazer uma Invocação adicional para em seguida ser usado em uma Invocação-Xyz. Já o Sentry Soldier of Stone, além de ser uma excelente matéria para Invocações-Xyz, também é uma sólida defesa para o Deck. Uma vez que ele esteja no Cemitério, basta você controlar outros monstros do Tipo Rocha para que ele retorne ao campo, e com os seus 2000 de DEF, é um monstro chato para o oponente lidar toda hora. Se o Sentry Soldier of Stone for usado junto com o Magnetic Field, pode gerar uma situação pouco comum no Deck, que é um enxame de monstros no campo.

É importante destacar que ambos são do Tipo Rocha, o que permite que eles sejam usados para Invocar o principal Monstro Xyz do Deck, o Gorgonic Guardian.

Não pode ser Invocado por Invocação-Normal/Baixado. Você deve Invocá-lo por Invocação-Especial (da sua mão ou Cemitério) ao banir 3 monstros de TERRA da sua mão e/ou Cemitério, e não pode ser Invocado por Invocação-Especial de nenhuma outra forma. Monstros do Tipo Rocha que você controla não podem ser destruídos, exceto em batalha. Se este card for enviado do campo para o Cemitério: você pode adicionar até 3 monstros do Tipo Rocha do seu Deck para a sua mão, cuja soma dos Níveis é igual a 8. Você só pode usar este efeito de "Block Dragon" uma vez por turno.




Block Dragon é um monstro que combina perfeitamente com este Deck. O custo para Invocá-lo é o mesmo que o de Berserkion, exceto pelo fato de que ele só precisa de 3 monstros de TERRA, e que ele pode ser Invocado também do Cemitério.

Ele é mais fácil de Invocar do que o Berserkion, e pode utilizar monstros no Cemitério para sua Invocação que outros cards no Deck não utilizariam, como os Berserkions e Valkyrions, Gorgonic Gargoyle e Sentry Soldier of Stone. Como Maxx "C" também é de TERRA, ele também é um candidato a ser banido para Invocar Block Dragon.

Embora seu ATK seja mais fraco que o de Berserkion, ainda sim é bem poderoso, e ele tem uma excelente DEF. Seu efeito impede que os seus monstros do Tipo Rocha sejam destruídos por outros efeitos de card, deixando como únicas opções retirá-lo do campo sem destruir ou superá-lo em batalha, o que pode ser bem complicado. E quando é enviado do campo para o Cemitério, pode adicionar 1 Berserkion ou Valkyrion, ou até mesmo 2 Magnet Warriors de Nível 4 do Deck para mão, de acordo com a sua necessidade.

Trade-In é fundamental neste Deck. Muitas vezes o Valkyrion e o Berserkion acabam ficando mortos na sua mão, e este card te permite acelerar o seu Deck. Um monstro que também pode ser usado para o descarte é o Block Dragon. Ele é um Nível 8 que pode ser Invocado do Cemitério, então o custo de descartá-lo não é tão ruim assim, já que você ainda poderá utilizá-lo como se ele estivesse em sua mão.

2 monstros de Nível 3 do Tipo Rocha 
Este card não é afetado por outros efeitos de monstro. Uma vez por turno, durante o turno de qualquer duelista: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card; ele ganha 1000 de DEF até o final deste turno e, se isso acontecer, você não sofre dano de efeito dos efeitos de card do seu oponente neste turno.









Um Monstro Xyz que também é muito interessante é o Giant Soldier of Steel. A função dele é defender. E seu efeito, junto com sua DEF fazem isso perfeitamente.

Primeiramente, ele não é afetado por outros efeitos de monstro. Isso já elimina a opção principal que seu oponente teria de retirá-lo de campo, uma vez que Cards de Magia e Armadilha dependem de estarem na sua mão para poderem ser utilizados, enquanto os efeitos de monstros podem ser acessados de inúmeras formas (através de buscadores, Deck Adicional etc).

Como se isso não fosse o bastante, ele tem 2000 de DEF, o que pode não parecer muito para um monstro que só tem como objetivo defender, mas isso muda quando olhamos o seu segundo efeito, que transforma a sua DEF em 3000. Pouquíssimos Decks conseguem Invocar monstros que destruiriam o Giant Soldier of Steel em batalha. Você se surpreenderia ao ver como os adversários sofrem para tirá-lo do campo. Este monstro não é muito citado quando se fala do Deck de Magnet Warrior (pelo menos, eu não vejo muito), e eu considero ele um dos monstros mais importantes para esse Deck. Recomendo no mínimo 1 cópia dele.

Leviair the Sea Dragon também é bastante importante. Ele traz de volta ao jogo os seus monstros banidos pelo Berserkion ou pelo Block Dragon. Ao trazê-los de volta, você também pode reutilizar seus efeitos.

2 Monstros Normais 
Deve ser Invocado por Invocação-Fusão e não pode ser Invocado por Invocação-Especial de nenhuma outra forma. Você só pode controlar 1 "First of the Dragons". Este card não pode ser destruído em batalha, exceto ao batalhar um Monstro Normal e ele não é afetado pelos efeitos de outros monstros.









Por último, o First of the Dragons. Ele só poderá ser utilizado caso você utilize os Magnet Warrior originais em seu Deck. Nesse caso, a utilização de First of the Dragons é bastante recomendada, pois é um monstro muito forte.

Ele só pode ser superado em batalha por outro Monstro Normal, e isso não é simples, já que ele tem imponentes 2700 de ATK. Além disso, assim como o nosso Giant Soldier of Steel, ele também não é afetado por efeitos de outros monstros, o que o torna muito difícil de ser destruído.

Sua Invocação não é muito complicada, já que Beta The Eletromagnet Warrior pode buscar qualquer Magnet Warrior do Deck. Logo, tendo um Magnet Warrior original na mão e um Beta, é possível obter ambas as Matérias de Fusão. Os efeitos secundários dos Electromagnet Warriors também pode ajudar a reunir as matérias necessárias, além da Magia de Campo que também pode ajudar.

Enfim, é bastante simples reunir as Matérias de Fusão. Se você utiliza os Magnet Warrior originais e já utiliza a mecânica da Invocação-Fusão no seu Deck, não há porque não utilizar pelo menos 1 cópia dele no seu Deck Adicional. Ele só irá somar.

Existem muitos outros cards que merecem destaque aqui, como Solidarity, que pode acabar com o problema do baixo poder de ATK do Deck, desde que seu Deck seja inteiramente de monstros do Tipo Rocha, Grandsoil e Catapult Zone, outros excelentes suportes para este Deck também, entre outros, mas os principais suportes sem dúvida são estes acima citados.

Jogabilidade

Eu poderia falar muito mais sobre as interações do Deck (pelo menos, as que eu descobri e sei), sobre combos e etc, mas eu acabaria repetindo muitas das coisas que eu já comentei acima, além de que os combos e jogadas do Deck são simples. Elas só variam de acordo com a situação e necessidade do Duelo atual.

Mas eu vou deixar aqui um vídeo com uma Gameplay do Deck, juntamente com a Decklist utilizada e trabalhada no vídeo e nessa análise.


Decklist Magnet Warrior
Clique na imagem para ampliá-la.


Prós e Contras

Prós
  • Consegue controlar bem o jogo
  • Monstros consistentes e com efeitos expressivos
  • Rápida Invocação dos seus monstros principais
  • Barato (pelo menos, esse formato apresentado nesta análise)
Contras
  • Baixo poder de ATK (exceto pelos monstros chefes)
  • Depende de combos de cards para enxamear o campo
  • Muito fraco contra Kaijus e monstros semelhantes
  • Fraco contra negação de efeitos
  • Fraco contra efeitos que banem


Bom galera, por hoje é só isso. Como essa foi a minha primeira análise (e também o primeiro artigo escrito 100% por mim, os demais eram traduções de outros artigos em inglês), gostaria do feedback de vocês.

Comentem o que acharam da análise, das dicas, se gostaram, se faltou algo, sugestões para futuros artigos,etc. Enfim, a sua participação é muito importante.

Abraço e até a próxima!!! o/

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Regras do Duelo de Duplas

Fala galera!

Hoje eu trago para vocês a tradução de um artigo da Konami que explica como funcionam as regras dos Duelos em duplas no TCG. Este artigo foi atualizado pela última vez em agosto de 2013, antes do lançamento dos Monstros Pêndulo e das mudanças de mecânica que eles trouxeram ao jogo, mas creio que a maioria das regras aqui ainda são aplicadas.

Regras do Duelo de Duplas

A. Regras Básicas

  • A Partida é entre duas equipes de dois duelistas (designados como Duelista A e Duelista B). Os companheiros de equipe ficam sentados próximos um do outro, com a outra equipe no lado oposto da mesa.
    • Para um torneio, cada designação de Duelista (A e B) é escolhida no início do torneio e nunca muda.
    • O Duelista A é o primeiro nome listado no Formulário de Registro da Equipe. O Duelista B é o segundo nome listado no Formulário de Registro da Equipe.
    • Cada Duelista tem 5 Zonas dos Cards de Monstro.
    • Cada Duelista tem 5 Zonas dos Cards de Magia & Armadilha.
    • Cada Duelista tem sua própria Zona do Card de Magia de Campo.
    • Cada Duelista tem sua própria Zona do Deck e Zona do Deck Adicional.
    • Cada Duelista usa seu próprio Deck (2 Decks por equipe).
    • Cada Duelista tem seu próprio Cemitério. (Os Duelistas podem usar o Cemitério do seu companheiro de equipe como se fosse o seu.)
    Exemplos O Duelista 1A ativa Call of the Haunted. Ele pode escolher um Card de Monstro no Cemitério do seu companheiro de equipe.
    O Duelista 2A tem 2 Monstros "Lightsworn" diferentes no seu Cemitério. Seu companheiro de equipe tem 2 Monstros "Lightsworn" que são diferentes dos do Duelista 2A. Qualquer duelista (no seu turno) é capaz de Invocar Judgment Dragon por Invocação-Especial, já que ambos os duelistas tem 4 Monstros "Lightsworn" diferentes.
    O Duelista 1A tem um Monstro de LUZ no seu Cemitério. O Duelista 1B tem 1 Monstro de TREVAS no Cemitério dele. Qualquer duelista (no seu turno) pode Banir ambos os Monstros para Invocar Chaos Sorcerer por Invocação-Especial.
    O Duelista 1A tem 2 Monstros de TREVAS no Cemitério dele. Seu companheiro de equipe também tem 2 Monstros de TREVAS no seu Cemitério. Nenhum duelista pode Invocar Dark Armed Dragon por Invocação-Especial, já que combinados, ambos os duelistas tem mais do que 3 Monstros de TREVAS.

    • A equipe tem um Total combinado de 16.000 Pontos de Vida. (Se chegar a zero, a equipe perde)
    • Só pode haver 1 Card de Magia de Campo no jogo de cada vez, assim como em um Duelo 1 contra 1.
    • Cada Duelista tem seu próprio Deck Adicional. (Os Duelistas só podem Invocar do seu próprio Deck Adicional e não do seu companheiro de equipe.)
    • Qualquer membro de uma equipe pode usar quaisquer Cards de Monstro no jogo no lado do campo da sua equipe para Invocações-Tributo, Invocações-Rituais e Invocações do Deck Adicional (Exemplo: você pode usar o monstro do seu companheiro de equipe para uma Invocação-Tributo).
    Exemplos O Duelista 1A tem um Monstro de Nível 4 com a face para cima no seu lado do campo. Seu companheiro de equipe pode usar esse monstro para Invocar Number 39: Utopia por Invocação-Xyz.
    O Duelista 1A tem um Monstro Baixado no seu lado do campo. Seu companheiro de equipe pode oferecer esse monstro como Tributo para Invocar Jinzo por Invocação-Tributo.

    • Companheiros de equipe não podem ativar efeitos com Velocidade de Magia 1 (Efeitos de Ignição, Cards de Magia Normais, etc.) que estiverem no lado do campo do seu companheiro de equipe.
    Exemplos O Duelista 1A tem um Cannon Soldier com a face para cima no seu lado do campo. Seu companheiro de equipe não pode ativar o efeito de Cannon Soldier no seu turno.
    O Duelista 1A tem um Dark Hole Baixado no seu lado do campo. Seu companheiro de equipe não pode ativar Dark Hole no seu turno.

    • Companheiros de equipe podem conversar, comparar mãos e compartilhar informações livremente um com o outro. Companheiros de equipe devem chegar a um acordo antes de fazer jogadas envolvendo os cards do outro. Qualquer comunicação deve ser verbal, em um idioma em que ambas as equipes possam entender e alto o suficiente para a utra equipe ouvir.
    • Uma equipe perde se os Pontos de Vida da equipe chegarem a zero ou se qualquer Duelista na equipe não puder comprar um card do seu Deck quando necessário.
    • Se um Duelista alcançar uma condição de vitória especial (como com Final Countdown ou Exodia the Forbidden One), essa equipe vence.
    • Cards Limitados são contados por equipe e não por Duelista. Então, para qualquer determinado Card Limitado, cada equipe poderia incluir 1 cópia no Deck de qualquer Duelista, fazendo um total de 1 cópia que essa equipe pode usar.
    Exemplos O Duelista 1A tem uma cópia de um card Limitado no seu Deck Principal. O Deck do seu companheiro de equipe (que inclui Deck Principal, Auxiliar e Adicional) não pode conter esse card.

    • Cards Semi-Limitados são contados por equipe e por duelista. Então, para qualquer determinado Card Semi-Limitado, cada equipe poderia incluir 2 cópias em qualquer combinação entre os Decks da equipe (Exemplo: O Duelista A pode rodar 2 cópias de Mirror Force, mas o Duelista B não pode rodar nenhuma cópia. Se o Duelista A rodar 1 cópia de Mirror Force, o Duelista B também pode rodar uma cópia, para um máximo de 2 cópias na equipe).
    Exemplos O Duelista 1A tem uma cópia de um card Semi-Limitado no seu Deck Auxiliar. O Deck do seu companheiro de equipe (que inclui Deck Principal, Auxiliar e Adicional) pode conter uma cópia desse card, então de forma combinada a equipe está rodando o máximo de 2 cópias.

    • Ambos os Duelistas na equipe podem ter até 3 cópias de um card que não está na lista de Proibidos e Limitados (Exemplo: Ambos os Duelistas na equipe podem rodar 3 cópias de Mystic Tomato, para um total de 6 cópias entre a equipe).
    Exemplos O Duelista 1A tem 3 cópias de um card não Limitado no seu Deck. O Deck do seu companheiro de equipe (que inclui Deck Principal, Auxiliar e Adicional) também pode conter 3 cópias desse card.

    B. Procedimento do Turno

    • Duelistas na mesma equipe se sentam próximos um do outro, sendo que o Duelista A se senta à direita do Duelista B. A Equipe 1 são os Duelistas 1A & 1B e a Equipe 2 são os Duelistas 2A & 2B. A ordem do turno começa com o Duelista A da equipe que escolher ir primeiro e depois alterna entre as equipes.
      • Os Duelistas A de cada equipe serão sempre os primeiros dois Duelistas a jogar.
    • O primeiro Duelista que pode fazer um ataque é o Duelista que for o quarto.

    Ordem do Turno:

    1. Duelista 1A da Equipe 1
    2. Duelista 2A da Equipe 2
    3. Duelista 1B da Equipe 1
    4. Duelista 2B da Equioe 2
    5. Duelista 1A da Equipe 1
    *Continue até uma das equipes vencer

    • As Partidas dos Duelos em Duplas são executadas no formato melhor-de-um.
    • As rodadas dos Duelos em Duplas são 40 minutos de duração.
    • As rodadas dos Duelos em Duplas utilizam os procedimentos de Término de Partida dos Tier 1.
      • O Duelista do Turno terminará o seu turno, e cada um dos outros Duelistas contarão os (3) turnos extras.

    C. Atacando

    • O Duelista ativo só pode atacar com os monstros em Posição de Ataque que estão nas suas próprias Zonas dos Cards de Monstro. Os Duelistas não podem atacar com os monstros do seu companheiro de equipe.
    • Se houver um monstro no lado do campo dos oponentes (na Zona dos Cards de Monstro de qualquer Duelista), então ele deve ser atacado antes de um ataque direto nos seus Pontos de Vida.

    D. Regras Adicionais

    Durante o turno de um Duelista, qualquer oponente pode ativar efeitos com Velocidade de Magia 2 ou mais (assim como eles poderiam em um Duelo padrão). O companheiro de equipe também pode ativar efeitos com Velocidade de Magia 2 ou mais (como se fosse o turno do oponente).

    Exemplos O Duelista 1A declara um ataque contra um Monstro com a face para cima do Duelista 2A com seu próprio Monstro de LUZ. Qualquer um dos 4 Duelistas pode ativar o efeito de Honest.
    Quando um Duelista ativa um efeito ou realiza uma ação, os outros Duelistas devem ter a oportunidade de adicionar um efeito na corrente ou responder à ação antes dela resolver. A ordem de Duelistas que conseguem decidir quem responde à seguir é a mesma que a ordem do turno e todos os Duelistas devem passar para resolver a corrente ou resolver a ação.
    Exemplos O Duelista 1A ativa um Card de Magia. O primeiro Duelista que é elegível para adicionar à corrente é o Duelista 2A, seguido pelo 1B, seguido pelo 2B, etc. Se o Duelista A escolher não adicionar nenhum efeito na corrente e o Duelista 1B adicionar à corrente (Elo 2 da Corrente), o Duelista 2B não pode ativar um Card de Resposta para anular o efeito no Elo 1 da Corrente.
    Se múltiplos efeitos de gatilho ativam ao mesmo tempo, os efeitos do Duelista do turno serão adicionados na corrente primeiro, seguido pelos efeitos do seu companheiro de equipe, e finalmente os efeitos dos oponentes (na ordem de suas escolhas). 
    Efeitos de card que contam turnos contam todos os turnos apropriados.
    Exemplos Swords of Revealing Light é ativado pelo Duelista 1A da Equipe 1. A Equipe 2 não pode atacar no próximo turno do Duelista 2A (1 turno), o próximo turno do Duelista 2B (2 turnos) e o turno do Duelista 2A depois disso (3 turnos). Swords of Revealing Light será destruído no final desse turno, porque três turnos dos oponentes terão passados.
    Final Countdown conta os turnos de cada Duelista individual (todos os 4 Duelistas).

    E. Efeitos de Card

    • Se um card diz especificamente que ele afeta um "oponente", e qualquer parte do efeito do card afeta a mão, Deck, Deck Adicional, Cemitério ou Zona dos Banidos do seu oponente, então o Duelista que ativou o efeito de card deve escolher o oponente sentado diretamente na sua diagonal.
    Exemplos O Duelista 1A ativa Secret Barrel. Apenas os cards do oponente sentado diretamente na sua diagonal contará para este efeito.
    O Duelista 1A ativa Smashing Ground. O Duelista 2A ativa Dark Bribe. Uma vez que Dark Bribe resolva, o Duelista 1B comprará o card do efeito de Dark Bribe, já que o Duelista 1B é o que está sentado diretamente na diagonal do Duelista 2A.

    • Se um card afeta apenas o lado do campo do seu oponente, ele afeta o lado inteiro, ou ambos os oponentes.
    • Se um card diz especificamente que ele afeta todos os Duelistas, Monstros, Magias ou Armadilhas, então ele afeta ambas as Equipes (todos os 4 Duelistas).
    • Se um card afeta "ambos os Duelistas" ou "cada Duelista", então o Duelista que ativou o efeito e o oponente sentado diretamente na sua diagonal serão afetados.
    Exemplos O Duelista 1A tem Hand Destruction e outros dois cards na sua mão. O Duelista 2A tem apenas um card na mão, mas o Duelista 2B (o Duelista sentado diretamente na diagonal do Duelista 1A) tem 2 cards na mão. O Duelista 1A pode ativar Hand Destruction, já que ele só conta o Duelista que ativou o card e o Duelista sentado diretamente na sua diagonal.

    • Se um card se refere a outro card que "você controla" ou na "sua" mão, Deck, Deck Adicional, Cemitério ou Zona dos Banidos, ele conta cards nas Zonas do seu companheiro de equipe, assim como as suas próprias. Da mesma forma, cards que se referem a um card que "seu oponente controla" conta os lados do campo de ambos os oponentes.
    Exemplos O Duelista 2A e o 1A tem um Monstro cada no seu lado do campo. O Duelista 1B não pode Invocar Cyber Dragon por Invocação-Especial, já que seu companheiro de equipe controla um monstro.
    O Duelista 1A tem um Vanity's Emptiness com a face para cima. Se um card for enviado do Deck ou lado do campo do Duelista 1B para o Cemitério, Vanity's Emptiness é destruído.
    O Duelista 1A tem um Card de Magia/Armadilha com a face para baixo. Seu companheiro de equipe não pode ativar o efeito de Treeborn Frog que Invocaria a si mesmo por Invocação-Especial do Cemitério, já que seu companheiro de equipe controla um Card de Magia/Armadilha.

    • Um Duelista pode permitir que seu companheiro de equipe use monstros na suas Zonas dos Cards de Monstro para Invocações-Tributo, Invocações-Rituais, Invocações do Deck Adicional ou para outros efeitos de card apropriados.
    • Cards Baixados por um Duelista podem ser vistos pelo companheiro de equipe, mas eles devem ser ativados pelo Duelista que os Baixou.
    • "Dono" significa a mesma coisa que em um Duelo padrão. O "dono" é o Duelista cujo o Deck começou com o card.
    • Se um efeito de card impede que seu oponente realize uma ação, ele impede ambos os oponentes. Se um card impede que você realize uma ação, ele impede o seu companheiro de equipe também.
    Exemplos O Duelista 1A tem um Kycoo the Ghost Destroyer com a face para cima no seu lado do campo. Nem o Duelista 2A nem o 2B podem Banir cards dos seus Cemitérios.
    O Duelista 1A ativa Reckless Greed. Sua equipe pulará suas próximas 2 Fases de Compra.



    Artigo em inglês: Yu-Gi-Oh! TRADING CARD GAME - Tag Dueling Rules.

    Abraço!!! o/

    quinta-feira, 7 de julho de 2016

    Desmistificando Regras, Parte 13: Regras Avançadas

    Fala galera!

    O site The Organization postou, excepcionalmente, mais um artigo para a série Desmistificando Regras, e como nos comprometemos a trazer a série completa traduzida para vocês, não poderíamos deixar de traduzir também este último artigo. Espero que gostem.

    Vocês podem conferir todos os artigos anteriores da série Desmistificando Regras em: Desmistificando Regras.

    Desmistificando Regras, Parte 13: Regras Avançadas


    Invocações-Normais adicionais

    A maior parte dos efeitos de Invocação-Normal adicional tem um texto como o de Gem-Knight Seraphinite:
    Durante sua Fase Principal, você pode Invocar por Invocação-Normal/Baixar 1 monstro em adição à sua Invocação-Normal/Baixar padrão. (Você só pode se aproveitar deste efeito uma vez por turno.)

    Ou Eidos the Underworld Squire:
    Se este card for Invocado por Invocação-Normal ou Especial: durante sua Fase Principal deste turno, você pode Invocar 1 monstro por Invocação-Tributo, em adição à sua Invocação-Normal/Baixar (padrão).(Você só pode se aproveitar deste efeito uma vez por turno).

    A parte entre parênteses significa exatamente isso: não há nenhuma maneira de obter 2 Invocações adicionais desta forma. Mesmo se você Invocar 2 Seraphinite, ou 1 Seraphinite e 1 Eidos, você ainda só obtém 1 Invocação adicional.

    Em seguida, temos Double Summon e Chain Summoning:
    Você pode realizar 2 Invocações-Normal/Baixar neste turno, não apenas 1.

    Ative somente como Elo 3 da Corrente ou mais. Você pode Invocar por Invocação-Normal ou Baixar até 3 vezes neste turno.

    Esses cards alteram o seu número padrão de Invocações-Normais por turno. Então você pode colocar Invocações adicionais em cima. Por exemplo, Double Summon + Eidos significa que você obtém 2 Invocações-Normais padrões + 1 Invocação adicional por Eidos, totalizando 3.

    Finalmente, temos uma série de efeitos de Invocação-Normal adicional que tem um texto como o de Yosenju Kama 1:
    Se este card for Invocado por Invocação-Normal, você pode: imediatamente depois de resolver este efeito, Invocar por Invocação-Normal 1 monstro "Yosenju" da sua mão, exceto "Yosenju Kama 1".

    Estes permitem que você Invoque por Invocação-Normal quando você resolver o Elo da Corrente (bem, "imediatamente depois de resolver o Elo da Corrente"), exatamente da mesma maneira que efeitos com o texto semelhante permitem que você Invoque por Invocação-Especial desta forma (verifique o artigo de Invocações para refrescar sua memória).

    Este tipo de efeito é completamente diferente dos efeitos anteriores. Uma vez que a Invocação é realizada como parte da resolução do seu próprio efeito, você pode realizar o máximo delas por turno, enquanto você tiver efeitos para fazê-lo, completamente independente do número de Invocações-Normais que você tem permissão de fazer como um duelista desse turno.

    Para mais informações (assim como a lista completa de cards de Invocação-Normal adicional e qual categoria eles pertencem), nós temos um artigo sobre isso aqui.

    Esquecer

    Depois que um monstro foi Invocado, ele começa a carregar todos os tipos de informação com ele, como o momento da sua Invocação, como exatamente ele foi Invocado, quais os efeitos que estão sendo aplicados nele, e assim por diante. Quando um monstro deixa de estar com a face para cima por um tempo, ele 'esquece' algumas dessas informações, mas se lembra de outras. Isto pode acontecer quando ele for virado com a face para baixo (por Book of Moon, por exemplo) ou banido temporariamente (por Farfa, Malebranche of the Burning Abyss, por exemplo).

    Aqui, vamos ver as coisas que eles esquecem e as coisas que eles não esquecem.

    Se um monstro deixar de estar com a face para cima temporariamente:

    - Ele IRÁ esquecer se ele foi Invocado por um método específico ou não.
    Por exemplo, Naturia Bamboo Shoot irá esquecer se foi Invocado ao oferecer como Tributo um Monstro Naturia Beast:
    Se este card for Invocado por Invocação-Tributo ao oferecer como Tributo um monstro "Naturia", enquanto este card permanecer com a face para cima no campo, seu oponente não pode ativar Cards de Magia ou Armadilha.

    - Ele IRÁ esquecer efeitos aplicados anteriormente.
    Por exemplo, um Monstro Sincro irá perder os efeitos adicionais das matérias Yang Zing, como esse de Taotie, Shadow of the Yang Zing:
    A posse de um Monstro Sincro no campo que usou este card como Matéria Sincro não pode ser trocada.

    Além disso, um monstro Invocado por Onslaught of the Fire Kings não será destruído se for virado com a face para baixo e depois virado com a face para cima antes da Fase Final:
    Se seu oponente controlar um monstro e você não controlar nenhum monstro: Invoque por Invocação-Especial 1 monstro de FOGO do Tipo Besta, Besta Alada ou Besta-Guerreira do seu Deck. Seus efeitos são negados e ele é destruído durante a Fase Final.

    - Ele NÃO IRÁ esquecer quaisquer matérias usadas.
    Se um Monstro Sincro for virado com a face para baixo, e depois virado com a face para cima, e for escolhido por "De-Synchro", você pode Invocar as matérias por Invocação-Especial.

    - Ele NÃO IRÁ esquecer se ele foi Invocado por Invocação-Especial ou não.
    Então, um Obelisk the Tormentor que for virado com a face para baixo e depois voltar para cima ainda será enviado para o Cemitério durante a Fase Final:
    Durante a Fase Final, se este card foi Invocado por Invocação-Especial: envie-o para o Cemitério.

    - Ele NÃO IRÁ 'esquecer' se ele foi Invocado neste turno.
    Por exemplo, um monstro "Yosenju" baixado por Book of Eclipse irá ser devolvido para a mão na Fase Final se foi Invocado por Invocação-Normal nesse turno:
    Durante a Fase Final, se este card foi Invocado por Invocação-Normal neste turno; devolva-o para a mão.

    - Se ele foi virado com a face para baixo, ele IRÁ esquecer de onde ele foi Invocado por Invocação-Especial, mas ele NÃO IRÁ esquecer caso ele foi banido temporariamente.
    Então, se você Invocar um monstro Xyz, virá-lo com a face para baixo, e depois voltá-lo para cima novamente, seu oponente NÃO poderá enviar monstros do Deck por Shaddoll Fusion:
    Invoque por Invocação-Fusão 1 Monstro de Fusão "Shaddoll" do seu Deck Adicional, usando monstros da sua mão ou do seu lado do campo como Matérias de Fusão. Se seu oponente controla um ou mais monstros que foram Invocado por Invocação-Especial do Deck Adicional dele, você também pode usar monstros do seu Deck como Matérias de Fusão.

    No entanto, se ele for apenas banido temporariamente, o oponente poderia usar monstros do Deck quando o monstro retornar para o campo.

    Um monstro também não irá ganhar um aumento de Temple of the Sun se ele foi Invocado do Cemitério, e depois virado com a face para baixo e depois voltar para cima. Mas ele irá se ele for apenas banido temporariamente.
    Monstros com a face para cima que você controla que foram Invocados por Invocação-Especial do Cemitério ganham 300 de ATK.

    A Cláusula Highlander

    O texto de Bujin Yamato diz:
    Você só pode controlar 1 "Bujin Yamato".

    Da mesma forma, (a maioria dos) monstros Malefic diz:
    Só pode haver 1 monstro "Malefic" com a face para cima no campo.

    Esses efeitos são conhecidos como a Cláusula Highlander.

    Começando pelo princípio, a Cláusula Highlander é de fato um efeito, e pode ser negada por, digamos, Skill Drain. No entanto, diferente de um Efeito Contínuo, aplica-se em (quase) todos os lugares, incluindo na mão, Cemitério e enquanto estiver banido. mas NÃO enquanto estiver com a face para baixo.

    Usaremos Bujin Yamato como um exemplo para as seguintes regras da Cláusula Highlander:

    - Você NÃO PODE tentar Invocar outra cópia de Bujin Yamato enquanto você já controlar um (mas outro pode ser Baixado).

    Observe que isso vale até mesmo para oferecer um Kaiju como Tributo para Invocar outro:
    Você só pode controlar 1 monstro "Kaiju".

    Você não pode tentar Invocar o segundo Kaiju, mesmo se ele se livraria do primeiro. Isto deve ser familiar dos princípios no artigo de Legalidade de Movimento.

    - Da mesma forma, mesmo se Skill Drain estiver no campo, você NÃO PODE tentar Invocar uma segunda cópia de Bujin Yamato da mão ou Cemitério, por exemplo, porque o efeito da segunda cópia na mão/Cemitério ainda está sendo aplicado.

    - Você PODE mudar o nome de um monstro para Bujin Yamato enquanto você controlar um (como pelo efeito de Phantom of Chaos), mas a nova cópia será destruída por mecânica de jogo.

    - Você PODE tomar o controle de outra cópia de Bujin Yamato, mas o novo será destruído por mecânica de jogo.

    - Se um Bujin Yamato estiver no campo e você já tiver um banido temporariamente por Farfa, Malebranche of the Burning Abyss, então durante a Fase Final, o monstro banido não pode retornar ao campo, então ele é enviado para o Cemitério por mecânica de jogo.

    - Suponha que você controla 2 Bujin Yamato e 1 está Baixado. Se depois ele for virado por um ataque e ele sobreviver a batalha, então ele é destruído por mecânica de jogo imediatamente depois do cálculo de dano, ao mesmo tempo que um monstro Burning Abyss seria destruído. Se ele não sobreviver, ele é destruído em batalha normalmente. (Consulte novamente o artigo Etapa de Dano para mais sobre isto.)

    Finalmente, para completarmos, se múltiplos monstros Malefic forem Baixados e virados por um efeito simultaneamente, como por Ceasefire:
    Se um monstro em Posição de Defesa com a face para baixo ou um Monstro de Efeito estiver no campo: coloque todos os monstros com a face para baixo em Posição de Defesa no campo com a face para cima em Posição de Defesa (efeitos de monstros de Virar não são ativados neste momento) e, além disso, cause 500 de dano ao seu oponente para cada Monstro de Efeito no campo.

    Os monstros do Duelista do Turno serão virados rigorosamente antes, como (o manual de regras diz que) o duelista do turno realiza ações simultâneas primeiro. Então, se houverem 2 monstros Malefic Baixados no campo, 1 em cada lado do campo, o monstro do oponente do Duelista do Turno é destruído.

    (Observe que Ceasefire irá terminar de resolver primeiro, então cards serão comprados ou os danos serão causados antes de um monstro ser destruído.)

    Se ambos os monstros forem controlados pelo mesmo duelista, ele escolhe qual vai ser destruído.

    Hora do Quiz!

    (1) O que acontece quando um duelista usa De-Synchro em um Monstro Sincro, depois que ele for temporariamente banido por Farfa?

    (2) O que acontece à um Monstro Espírito durante a Fase Final que ele foi banido temporariamente por Interdimensional Matter Transporter?

    (3) Um duelista pode usar Mind Control para tomar o controle de um monstro Kaiju, mesmo se ele já controlar um? Se sim, o que acontece?

    (4) Duelista B controla 2 monstros Kaiju, onde 1 deles está Baixado. Duelista A ataca o Baixado com um monstro com ATK maior do que a DEF do Kaiju. O que acontece?

    (5) Quantas vezes eu posso Invocar por Invocação-Normal no total, se eu puder aplicar os efeitos de ambos Eidos e Mithra the Thunder Vassal?
    Se este card for oferecido como Tributo para uma Invocação-Tributo: você pode ativar este efeito; você pode Invocar 1 monstro por Invocação-Tributo durante sua Fase Principal deste turno, em adição à sua Invocação-Normal/Baixar (padrão). (Você só pode se aproveitar deste efeito uma vez por turno.)

    Spoiler:
    Respostas do Quiz

    (1) As matérias podem ser Invocadas, já que o Monstro Sincro não se esquece delas.

    (2) O Monstro Espírito não esquece que ele foi Invocado nesse turno, então ele é devolvido para a mão.

    (3) O uso de Mind Control é legal, e o novo monstro Kaiju será destruído por mecânica de jogo.

    (4) O Kaiju é destruído pela batalha normalmente. Somente se ele tivesse sobrevivido, ele seria destruído por mecânica de jogo.

    (5) Ambos Mithra e Eidos caem na mesma categoria, então eu só obtenho minha Invocação-Normal padrão, assim como 1 Invocação-Tributo adicional.

    O que virá a seguir?

    Eu escolhi os tópicos nesta série cuidadosamente, para dar-lhe uma base sólida nas mecânicas de jogo chave que você vai encontrar. Então, esforçando-se com afinco através desta série, você deverá estar preparado para responder a maioria das perguntas que você vai se deparar!

    Mas ainda há muitas perguntas que nós não cobrimos aqui. Por exemplo, o que acontece quando um monstro BA ativa seu efeito na mão para Invocar a si mesmo por Invocação-Especial, mas ele não pode ser Invocado no momento da resolução devido à um Gozen Match ou Vanity's Emptiness? Para coisas como essas, é essencial estar sempre observando o fórum de regras que você usa para esclarecimentos, ou em vez disso, obter esclarecimentos diretamente do juiz principal do seu evento, uma vez que eles são a autoridade máxima daquele torneio. (O monstro BA permanece na mão, por sinal.)

    Se você não conseguir encontrar nada de uma boa pesquisa no Google, não tenha medo de perguntar!



    Abraço!!! o/

    domingo, 19 de junho de 2016

    Como os efeitos de Invocação-Normal funcionam?

    Fala galera!

    Hoje eu trago para vocês mais um artigo do site The Organization. Neste artigo, iremos entender como funcionam os efeitos de Invocação-Normal adicional. Existem diferenças fundamentais para cada tipo de efeito que tem esta finalidade, e que nem todo mundo conhece.

    Como os efeitos de Invocação-Normal funcionam?


    Hoje eu estou aqui para ajudar vocês a entenderem os efeitos que permitem que você Invoque por Invocação-Normal mais de uma vez por turno. Alguns Decks populares como Evilswarm e Harpie (e mais recentemente, Monarch) usam esses efeitos, então é uma boa ideia saber como eles funcionam.

    O objetivo deste artigo é falar de todas as diferentes formas que você pode ter mais do que uma Invocação-Normal ou Baixar por turno, e como elas interagem com as outras. Os duelistas gostam de perguntar "minhas Tensus acumulam?" ou "eu posso acumular Castor e Kerykeion?". Se você for um desses duelistas, leia isto.

    Então, basicamente, ao olhar as regras, nós podemos organizar esses efeitos em três grupos com uma definição comum de regras.

    Grupo 1
    Double Summon
    Chain Summoning

    Estes dois cards aumentam o limite normal de quantas Invocações-Normais/Baixar você tem permissão de fazer em um turno. É como os monstros que geralmente podem atacar somente uma vez por Fase de Batalha, mas monstros como Cyber Twin Dragon podem atacar duas vezes normalmente. Ambos definem o limite para um número fixado. Se você usar Double Summon, esse número será 2. Se você usar Chain Summoning, esse número será 3. Isto significa que se você usar 2 cópias de Double Summon, você ainda só poe realizar 2 Invocações-Normais/Baixar por turno. Se você usar Double Summon e Chain Summoning no mesmo turno, você terá 3 Invocações (o número maior entre os dois), não 5. Resumindo, estes efeitos serão acumulados com os dois últimos grupos, mas não com eles mesmos.

    Grupo 2
    Aromage Jasmine
    Atlantean Heavy Infantry
    Blackwing - Nothung the Starlight
    Brain Research Lab
    Card Advance
    Constellar Leonis
    Constellar Pollux
    Dverg of the Nordic Alfar
    Eidos the Underworld Squire
    Evilswarm Castor
    Fire Formation - Tensu
    Gem-Knight Seraphinite
    General Grunard of the Ice Barrier
    Ghostrick Mummy
    Karakuri Komachi mdl 224 “Ninishi”
    Laser Qlip
    Legion the Fiend Jester
    Mausoleum of White
    Mithra the Thunder Vassal
    Nikitama
    Performapal Hip Hippo
    Red-Eyes Retro Dragon
    Ritual Beast Tamer Elder
    Serenade the Melodious Diva
    Steelswarm Gatekeeper
    Swap Frog
    Symphonic Warrior Miccs
    Synchron Carrier
    Yosenju Kodam

    Essa é uma bela lista, não é? Esses efeitos lhe dão 1 Invocação-Normal (ou Baixar) adicional entre todos eles. Isso significa que não acumulam entre si. No entanto, eles se acumulam com o Grupo 1. Então, se você ativar Double Summon e o efeito de Swap Frog, você pode Invocar por Invocação-Normal/Baixar duas vezes normalmente, e além disso, Invocar um monstro "Frog" por Invocação-Normal. Você também não é obrigado a realizar essas ações em nenhuma ordem específica. Por exemplo, você pode usar Fire Formation - Tensu no começo do seu turno, e usar a Invocação-Normal adicional concedida por ele para Invocar algo como Brotherhood of the Fire Fist - Bear por Invocação-Normal. Depois, mesmo se Tensu não estiver mais no campo (Bear pode ou não ser o responsável aqui), você ainda terá sua Invocação regular.

    Grupo 3
    Ehther the Heavenly Monarch
    Escalation of the Monarchs
    Evilswarm Kerykeion
    Constellar Sombre
    Counter Gate
    Cry Havoc!
    Dark Advance
    Harpie Dancer
    Gemini Summoner
    Mahunder
    Mecha Phantom Beast O-Lion
    Pahunder
    Ultimate Offering
    Yosenju Kama 1
    Yosenju Kama 2
    Yosenju Kama 3

    Por último, mas não menos importante. Esses efeitos podem quase ser considerados como Invocações-Especiais que apenas contam como Invocações-Normais. Com isso eu quero dizer que você pode fazê-los quantas for capaz, independente dos limites usuais. Você pode acumulá-los com eles mesmos, e com os outros grupos. Você pode Invocar nove Gadgets em um turno com o falecido Ultimate Offering, ou todos os HUNDERS da sua mão de uma vez. No entanto, com Sombre, Kerykeion e Dancer isso é mais teórico, porque cada um afirma que seus efeitos só podem ser usados uma vez por turno (entre cada cópia).

    Além disso, estes, diferentes dos outros, realizam uma Invocação-Normal quando o efeito resolve. Você não pode ativar o efeito e depois decidir Invocar em algum momento aleatório, mais tarde no mesmo turno.


    Artigo em inglês: Double Summon List - or "How does this Normal Summon effect work?".

    Uma versão mais detalhada e completa deste artigo pode ser encontrada em: Ruling do Dia - Facebook.

    Abraço!!! o/

    sábado, 18 de junho de 2016

    Desmistificando Regras, Parte 12: Regras Diversas

    Fala galera!

    Finalmente chegamos ao último artigo da nossa série Desmistificando Regras. Nós encerraremos a série olhando várias áreas de regras diversas: O Estado do Duelo, Verificações, e finalmente, um tópico misterioso...

    Não se esqueça de verificar nosso último artigo sobre Legalidade de Movimento: Desmistificando Regras, Parte 11: Legalidade de Movimento.

    Desmistificando Regras, Parte 12: Regras Diversas


    O Estado do Duelo

    O estado do duelo é o posicionamento de cada card conhecido por qualquer duelista. Naturalmente, isto muda conforme os duelistas compram cards e fazem jogadas.

    Observe que a ordem do deck é aleatória, então sua ordem não faz parte do estado do duelo (exceto se coisas como Plaguespreader Zombie são usadas para colocar um card no topo do Deck). Então, se eu embaralhar o deck, o estado do duelo não é quebrado. Observe que o 'conhecimento de cards' também não faz parte do estado do duelo: se eu revelar um card na minha mão ou um card Baixado sem motivo, então o estado do duelo não é quebrado.

    Se o estado do duelo não pode ser fixado de uma forma que ambos os duelistas podem confirmar, o estado do duelo é irreparável. Vamos ver alguns exemplos.

    Duelista A tem 5 cards em sua mão (e o Duelista B não sabe quais são eles). Duelista A compra um card ilegalmente, e depois embaralha sua mão, e o Duelista B não sabe que card o Duelista A comprou.
    Não há nenhuma forma do Duelista B confirmar que o Duelista A irá devolver o card certo de volta ao seu deck para fixar o estado do duelo, então isto é irreparável.

    Duelista A envia 3 cards do topo do seu deck para o Cemitério durante a Fase Final devido ao efeito de um monstro Lightsworn, quando o Duelista B o lembra que a Skill Drain (já com a face para cima) deveria negá-lo.
    Os 3 cards enviados podem ser vistos por ambos os jogadores e colocados de volta, então isto é reparável.

    As políticas da Konami afirmam que cards enviados/comprados acidentalmente devem ser revelados à ambos os duelistas e depois devolvidos ao topo do deck sem embaralhá-lo. Isto também se aplica ao segundo caso acima: O Duelista A deve devolver os 3 cards para o topo do deck na ordem correta.

    Geralmente, se um único duelista for o culpado por criar o estado do duelo irreparável, ele receberá um Game Loss. Existem mais detalhes e exemplos no Guia de Penalidades da Konami, em "Estado do Duelo".

    Verificação

    Aparentemente, Mind Crush não diz nada sobre olhar a mão do oponente:
    Declare 1 nome de card; se esse card estiver na mão do seu oponente, ele deve descartar todas as cópias dele, caso contrário, você descarta 1 card aleatório.

    No entanto, depois de ativar Mind Crush, um duelista pode verificar a mão do oponente, para verificar se ele não tem mais nenhuma cópia sobrando para descartar.

    Por exemplo, suponha que eu uso Mind Crush e meu oponente descarta 1 Upstart Goblin. Se as outras duas cópias ainda não foram contabilizadas (por exemplo, elas não estão no Cemitério, ou elas ainda não foram reveladas estando no Deck), então eu posso verificar dua mão para ver se ele tem mais alguma para descartar.

    Se todas as cópias possíveis foram contabilizadas, então a verificação não é necessária. Por exemplo, eu ativo Mind Crush, e meu oponente descarta (alegremente) todas as 3 cópias de Grapha, Dragon Lord of Dark World, então eu não poderia verificar a mão do meu oponente, porque ele não poderia ter mais nenhum Grapha nela. Da mesma forma, se eu ativar Mind Crush e declarar um card Proibidom ou o nome de um card que se encontra no Deck Adicional (ambas são coisas válidas para declarar, desde que sejam nomes de cards), então, uma vez que é impossível ter os cards na mão, uma verificação não seria necessária.

    Para a verificação em si, a única opção permitida é que o oponente revele sua mão inteira. Ele não pode revelar parte dos cards, mostrar cards do deck etc. Uma vez que seu oponente revelou a mão dele, todos os cards nela são de conhecimento público naquele momento, e o duelista pode ler os cards no seu próprio ritmo (mas não pode tomar qualquer nota de quais são eles).

    Uma verificação também é realizada quando efeitos ativam, mas não resolvem. Por exemplo, suponha que Eclipse Wyvern é enviado para o Cemitério:
    Se este card for enviado para o Cemitério: bana 1 monstro de LUZ ou de TREVAS do Tipo Dragão de Nível 7 ou mais do seu Deck.

    Se o duelista não tiver nenhum Tipo Dragão para banir, o oponente pode verificar o deck desse duelista para comprovar isto.

    Da mesma forma, seu oponente pode verificar seu deck se você ativar Reinforcement of the Army, mas em seguida você perceber que você não tem nenhum Tipo Guerreiro no seu deck:
    Adicione 1 monstro do Tipo Guerreiro de Nível 4 ou menos do seu Deck à sua mão.

    Uma vez que a ativação foi inicialmente ilegal, Reinforcement of the Army seria devolvida à sua mão (e você receberia um Warning por tentar uma ativação ilegal).

    E agora é a hora do tópico misterioso, o último tópico desta série...

    Modificadores de ATK

    Boas notícias, pessoal! Modificadores de ATK estão recebendo o tratamento Desmistificando Regras!

    Eu acredito que os conceitos básicos dos Modificadores de ATK não são tão difíceis como eles parecem. Dito isto, eles ainda são difíceis de entender. Nós vamos desmontá-los e passar por eles lentamente, mas você terá que se concentrar enquanto lê.

    Em todos os momentos, os monstros tem ambos um ATK original e um ATK atual. O ATK de um monstro é o seu ATK original, a não ser que um card ou efeito modifique-o.

    Então, que tipos de modificadores de ATK existem? Os tipos principais são os seguintes:

    - Aplicado Continuamente

    Esses são modificadores que estão, bem, aplicando continuamente. Por exemplo, o efeito de aumento de ATK da (Magia Contínua) Fire Formation - Tenki é aplicado continuamente:
    Todos os monstros do Tipo Besta-Guerreira que você controla ganham 100 de ATK.

    A frase 'aplicando continuamente' lhe diz tudo que você precisa saber, de verdade. Se um monstro do Tipo Besta-Guerreira se torna não afetado por efeitos de Magia/Armadilha, o aumento de Tenki iria parar de aplicar.

    - Duradouro

    Esses são modificadores que permanecem depois que um efeito resolve. Por exemplo, suponha que eu use Ego Boost em um monstro:
    Quando um monstro declarar um ataque: escolha 1 monstro com a face para cima no campo; ele ganha 1000 de ATK até o final da Fase de Batalha.

    Elo 1 da Corrente: Ego Boost
    Resolvendo a Corrente: Ego Boost resolve, aumentando o ATK do alvo.

    O efeito de Ego Boost permanece depois que a Corrente resolver. Mesmo se o monstro se tornar não afetado por efeitos de Magia/Armadilha depois que Ego Boost resolver, ele NÃO irá perder seus 1000 de ATK, porque Ego Boost já foi aplicado ao monstro.

    Aumentos duradouros e aplicados continuamente funcionam de forma oposta, por isso é importante ser capaz de determinar qual é qual.

    Para Magias e Armadilhas Contínuas com efeitos que ativam e modificam ATK, muitas vezes nós podemos dizer do card se a modificação de ATK permanece ou aplica continuamente depois que o efeito resolve. Por exemplo, vamos ver o efeito de Fire Formation - Tensen:
    Quando este card for ativado: escolha 1 monstro do Tipo Besta-Guerreira que você controla; ele ganha 700 de ATK até a Fase Final. (Este ganho de ATK permanece mesmo que este card deixe o campo.)

    A frase entre parênteses nos diz que este efeito permanece depois que ele aplica.

    Para efeitos de monstro que iniciam uma Corrente e modificam ATK, se o efeito de monstro só pode modificar ele mesmo, então ele é aplicado continuamente.

    Por exemplo, pegue Number 17: Leviathan Dragon:
    Uma vez por turno: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card; este card ganha 500 de ATK.

    Efeitos que definem o ATK original do monstro na Invocação também caem nesta categoria. Um exemplo clássico é Beast King Barbaros:
    Você pode Invocar este card por Invocação-Normal/Baixar sem oferecer Tributo, mas seu ATK original se torna 1900.

    Por isso, se Effect Veiler ou Skill Drain forem usados para negar os efeitos de Leviathan Dragon depois que seu efeito resolver ou forem usados em Barbaros em qualquer momento depois da sua Invocação-Normal, então seus efeitos iriam parar de aplicar, e seus ATKs seriam revertidos ao seus originais.

    Por outro lado, se o efeito pode aplicar à outros monstros, a modificação deve ser duradoura. Por exemplo, pegue Number 20: Giga-Brilliant:
    Uma vez por turno: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card; todos os monstros com a face para cima que você controla atualmente ganham 300 de ATK.

    O efeito de Brilliant pode afetar outros monstros. Se Skill Drain ou Breakthrough Skill for usado depois que o efeito de Brilliant resolver, então o aumento permaneceria, tanto em si mesmo como nos outros monstros afetados.

    Agora, a última categoria de modificadores de ATK:

    - Congelante

    Esses são modificadores que fazem o ATK de um monstro 'se tornar' algo.

    Efeitos que (iniciam uma Corrente e) reduzem pela metade, dobram, ou 'mudam' o ATK também caem nesta categoria. No entanto, efeitos que aplicam continuamente, efeitos que mudam o ATK original, e esses que trocam o ATK com a DEF, tem interações mais complicadas, e neste artigo, não serão referidos nesta categoria.

    Um exemplo simbólico é o efeito de Heroic Champion - Excalibur:
    Uma vez por turno: você pode desassociar 2 Matérias Xyz deste card; o ATK deste card se torna o dobro do seu ATK original até a próxima Fase Final do seu oponente.
    2000/2000

    Efeitos congelantes são chamados assim por um motivo: eles 'congelam' o ATK no seu valor especificado. As conexões que quaisquer modificadores aplicando anteriormente tinham nesse monstro são quebradas.

    Vamos ver isso em ação imediatamente. Suponha que eu Invoco Excalibur por Invocação-Xyz enquanto meu oponente controla Apoqliphort Towers:
    Todos os monstros Invocados por Invocação-Especial perdem 500 de ATK e DEF.
    (Este é claramente um efeito aplicado continuamente.)

    Excalibur terá 1500 de ATK depois da Invocação-Xyz. Mas se eu ativar o seu efeito, ele se tornará 4000. Ele não será reduzido à 3500. O efeito congelante quebra a conexão do efeito de Towers em Excalibur, mesmo que o efeito de Towers seja aplicado continuamente!

    Depois que o efeito de Excalibur acabar (mas esse Towers ainda estiver no campo), seu ataque descongela: ele irá reverter ao seu ATK original de 2000, e depois o efeito de Towers reaplicará, uma vez que ele é um modificador aplicado continuamente. Quaisquer efeitos duradouros não seriam reaplicados - se Ego Boost foi usado em Excalibur para dar-lhe 1000 de ATK antes de Excalibur usar o seu efeito, Excalibur retornaria para 2000, e não 3000.

    Estranho, não é? Mas isso é como os efeitos de congelamento funcionam no geral.

    Agora, você deve ser capaz de entender esta interação:
    Eu controlo Blackwing - Gale the Whirlwind e meu oponente controla Tragoedia.

    O efeito de Gale diz o seguinte:
    Uma vez por turno: você pode escolher 1 monstro com a face para cima que seu oponente controla; o ATK e DEF do alvo se tornam metade do ATK e DEF atuais.
    (O efeito de Gale congela o ATK do monstro na metade do seu ATK atual.)

    Tragoedia tem ? de ATK, e seu efeito diz o seguinte:
    Este card ganha 600 de ATK e DEF para cada card na sua mão.
    (Este é outro efeito aplicado continuamente.)

    Meu oponente tem 6 cards na mão. Eu ativo o efeito de Gale. Depois, eu encerro e ele compra um card pela sua Fase de Compra. Qual é o ATK de Tragoedia agora?

    Vamos ver isso passo a passo. 6 cards na mão significa que Tragoedia tinha inicialmente 3600 de ATK. Então, o efeito de Gale congelou o ATK de Tragoedia em 1800. Lembre-se que congelamento quebra as conexões de quaisquer modificadores de ATK aplicados continuamente... incluindo o próprio efeito de Tragoedia! Por isso, mesmo depois que meu oponente compra um card, e não importa quantos cards meu oponente comprar e descartar, o ATK de Tragoedia estará preso em 1800!

    Existem modificadores e interações muito mais complicadas. Posso contar nos dedos de uma mão as pessoas que serão capazes de explicar as coisas das escuras profundezas das regras de Shrink. No entanto, como de costume, não precisamos nos preocupar com elas. Se necessário, você pode consultar artigos mais avançados e perguntar em fóruns respeitáveis.

    Hora do Quiz!

    (1) Eu ativo Pot of Duality e revelo 3 cards, adicionando 1 deles à minha mão e embaralhando os outros de volta no Deck. Depois, percebo meu Mistake:
    Nenhum duelista pode adicionar cards do seu Deck à sua mão exceto comprando-os.

    A ativação de Pot of Duality foi legal? Se não, como o estado do duelo deve ser reparado?

    (2) The White Stone of Legend é enviado para o meu Cemitério, e eu ativo seu efeito:
    Quando este card for enviado para o Cemitério: adicione 1 "Blue-Eyes White Dragon" do seu Deck à sua mão.

    No entanto, eu percebo depois que eu não tenho nenhum Blue-Eyes White Dragon restando no meu Deck - todas as 3 cópias estão no Cemitério. Eu preciso revelar meu Deck para o meu oponente?

    (3) Na questão acima, a ativação do efeito de The White Stone of Legend foi correta em primeiro lugar?

    (4) Suponha que eu controlo a Magia Contínua Fire Formation - Tenki, e Invoco Bujin Yamato (com 1800 de ATK original). Suponha que eu quero usar Bujingi Crane quando eu atacar com ele:
    Todos os monstros do Tipo Besta-Guerreira que você controla ganham 100 de ATK.

    Durante o cálculo de dano (no turno de qualquer duelista), se um monstro "Bujin" do Tipo Besta-Guerreira que você controla batalhar um monstro do oponente: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério; apenas durante esse cálculo de dano, o ATK do seu monstro se torna o dobro do seu ATK original.

    Qual será o ATK de Yamato depois que o efeito de Crane resolver? Qual será o ATK de Yamato depois que o efeito de Crane desaparecer?

    Spoiler:
    Respostas do Quiz

    (1) A ativação foi ilegal, e os cards revelados devem ser todos colocados de volta no topo do Deck, na ordem correta
    A Política da Konami afirma que os cards revelados acidentalmente são mostrados à ambos os duelistas e colocados de volta na ordem correta, sem embaralhar o Deck.

    (2) O Deck não deverá ser revelado
    Todos os 3 Blue-Eyes são de conhecimento público, então a verificação não é necessária.

    (3) Ela foi legal
    O efeito de White Stone é obrigatório, então pelo princípio dos efeitos obrigatórios (do último artigo), uma vez que sua ativação não estiver sendo explicitamente impedida, ele deve ativar.

    (4) 3600, 1900
    O efeito de Crane congela o ATK de Yamato em 3600. O efeito de Tenki não se aplica por cima disso, já que sua conexão com Yamato já foi cortada. Então, uma vez que o aumento de Tenki é aplicado continuamente, ele começará a aumentar o Yamato de novo depois que o efeito de Crane desaparecer e o ATK de Yamato descongelar.

    E aqui concluímos a série! Se você nos acompanhou através de cada artigo, você pode pegar o seu Diploma de Regras no portão. Você merece.

    Eu espero que a série tenha sido uma leitura agradável! Eu certamente gostei de escrever isso para vocês!



    Em breve eu volto com novos artigos!

    Abraço!!! o/

    quarta-feira, 15 de junho de 2016

    Desmistificando Regras, Parte 11: Legalidade de Movimento

    Fala galera!

    Hoje, continuaremos com a nossa série Desmistificando Regras. Neste artigo, vamos usar a linguagem de 'tentativas' para estudar várias regras à respeito de quando ações e ativações são legais.

    Não se esqueça de verificar nosso artigo anterior sobre Negação: Desmistificando Regras, Parte 10: Negação.

    Desmistificando Regras, Parte 11: Legalidade de Movimento


    Fossil Dyna Pachycephalo pode ser usado para uma Invocação-Xyz?

    O efeito (de interesse) de Fossil Dyna Pachycephalo diz o seguinte:
    Nenhum duelista pode Invocar monstros por Invocação-Especial.

    Se nós lemos como "Nenhum duelista pode 'tentar' Invocar monstros por Invocação-Especial", então torna-se claro porque você não pode usar Fossil Dyna para uma Invocação-Sincro ou Xyz, ou como um Tributo para uma Invocação-Especial - mesmo que essas ações removeriam Fossil Dyna do campo, você não pode sequer tentá-las enquanto Fossil Dyna estiver com a face para cima.

    Se uma Invocação-Especial for negada, Pot of Duality pode ser ativado depois?

    Duality tem esta frase:
    Você não pode Invocar por Invocação-Especial durante o turno em que ativar este card.

    Novamente, o fator importante aqui é se uma Invocação-Especial foi realmente 'tentada' ou não. Duality não pode ser ativado se uma Invocação-Especial foi tentada nesse turno.

    Para Invocações-Especiais que não ocorrem enquanto uma Corrente está resolvendo, se a Invocação for negada ou não, a Invocação-Especial ainda é considerada tentada. Então por exemplo, mesmo se uma Invocação-Xyz for negada por Solemn Warning, Duality não pode ser usado depois no turno.

    Para Invocações-Especiais que ocorrem durante a resolução de uma Corrente, se a ativação do efeito for negada, então a Invocação-Especial NÃO foi tentada. Caso contrário, a Invocação-Especial ainda é tentada.

    Por exemplo, suponha que o efeito de Summoner Monk ative:
    Uma vez por turno: você pode descartar 1 Card de Magia; Invoque por Invocação-Especial 1 monstro de Nível 4 do seu Deck, mas esse monstro não pode atacar neste turno.

    Se Solemn Warning negar a ativação de Summoner Monk, então Duality poderia ser ativado depois. No entanto, se Effect Veiler foi usado apenas para negar o efeito, Duality não poderia ser ativado depois.

    Gozen Match / Rivalry of Warlords

    Gozen Match diz o seguinte:
    Cada duelista só pode controlar 1 Atributo de monstro. Envie todos os outros monstros com a face para cima que eles controlam para o Cemitério.

    Rivalry é o mesmo, mas para Tipo.

    Semelhante ao caso de Fossil Dyna Pachycephalo, você não pode tentar a Invocação-Xyz, digamos, de um monstro de TERRA, usando seus dois monstros de TREVAS. Isso seria uma tentativa direta de controlar um Atributo de monstro diferente.

    Existem várias outras regras que são fáceis de entender, pensando desta forma. O seguinte link é um artigo da Konami sobre esses cards: Card FAQ: "Rivalidade dos Senhores da Guerra" e "Gozen Match".

    Princípio dos Custos

    Vamos direto ao princípio dos custos: "Se você não pode pagar o custo, você não pode ativar o efeito".

    Muitas vezes, um card como Masked HERO Dark Law é o culpado:
    Qualquer card enviado para o Cemitério do seu oponente, em vez disso, é banido.

    Enquanto Dark Law estiver com a face para cima no lado do campo do seu oponente, não há nenhuma forma de enviar um card da sua mão para o Cemitério com sucesso.

    Agora, vamos ver o efeito de Effect Veiler:
    Durante a Fase Principal do seu oponente: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério e, depois, escolher 1 Monstro de Efeito com a face para cima que seu oponente controla; até o final deste turno, negue os efeitos desse monstro com a face para cima (este é um Efeito Rápido).

    O custo de Effect Veiler é enviá-lo para o Cemitério, mas enquanto Dark Law estiver com a face para cima, se você fosse tentar enviar Effect Veiler para o Cemitério, ele nunca chegaria lá. Você não pode pagar o custo de Effect Veiler, então você não pode ativar o efeito.

    Se o card não precisa especificamente ser enviado para o Cemitério (por exemplo, se ele apenas precisa ser oferecido como Tributo ou ser descartado), então seu efeito ainda pode ser ativado.

    Princípio dos Efeitos Obrigatórios

    O princípio dos efeitos obrigatórios é: "Efeitos obrigatórios sempre ativam, a não ser que sejam explicitamente impedidos". Por exemplo, o efeito de Sangan para buscar no Deck quando ele é destruído ainda seria ativado quando Thunder King Rai-Oh o destruísse em batalha.
    Quando este card for enviado do campo para o Cemitério: adicione 1 monstro com 1500 ou menos de ATK do seu Deck à sua mão.

    Nenhum duelista pode adicionar cards do Deck dele para a mão dele exceto ao comprá-los.

    É claro que, se Rai-Oh estiver com a face para cima no momento da resolução, o efeito de Sangan irá resolver sem adicionar um card.

    No entanto, se Majesty's Fiend estiver com a face para cima, o efeito de Sangan não seria ativado:
    Efeitos de monstros não podem ser ativados.

    Descartando e Invocando o descarte por Invocação-Especial com Lumina, Lightsworn Summoner

    Uma pergunta comum é se este efeito pode ser usado para descartar um monstro Lightsworn de Nível 4 ou menos, e depois Invocar o mesmo monstro por Invocação-Especial.

    O efeito de Lumina em questão diz o seguinte:
    Uma vez por turno: você pode descartar 1 card e, depois, escolher 1 monstro "Lightsworn" de Nível 4 ou menos no seu Cemitério; Invoque o alvo por Invocação-Especial.

    Agora, se seu Cemitério estiver vazio (de monstros Lightsworn), você não pode tentar ativar o efeito, mesmo se você prometer descartar um monstro Lightsworn. O jogo não permite que você faça isso.

    No entanto, se você já tiver um monstro Lightsworn no Cemitério, então você PODE fazer isto. A ativação é legal, então você pode descartar um monstro Lightsworn e, uma vez que você 'depois' escolhe um alvo, você pode escolher o monstro descartado neste momento.

    Mais Regras

    Esta seção é para uma variedade de regras diversas sobre a legalidade de ativação. Ao estudá-las, nós podemos começar a construir uma compreensão de quando nós podemos e não podemos ativar coisas.

    Aqui estão algumas regras sobre coisas que você não pode fazer:

    - Você NÃO PODE ativar Bottomless Trap Hole enquanto Imperial Iron Wall já estiver com a face para cima.
    Isto é porque você não pode tentar banir enquanto Imperial Iron Wall estiver ativa.

    Observe que a conjunção de BTH ('e, se isso acontecer', neste caso) não é relevante aqui. Conjunções nos dizem como resolver efeitos, e nada sobre legalidade de ativação.

    - Você NÃO PODE ativar Mind Crush se você não tiver um card na sua mão, mesmo se você 'sabe' que você vai declarar o card correto.
    Isto é porque, se acontecer algo na mão do seu oponente para não ter cards na resolução, você não seria capaz de tentar descartar nada.

    - Você NÃO PODE ativar Dark Hole se o campo estiver vazio
    Isto é porque você não teria nada para tentar destruir.

    Agora, aqui estão algumas regras que nos dizem o que nós podemos fazer:

    - Você PODE ativar os efeitos de monstros (e pagar o custo para ativar os efeitos) enquanto seus efeitos estiverem sendo negados por Skill Drain ou Effect Veiler.
    Esta regra está nos dizendo que mesmo que você saiba que seus efeitos serão negados no momento da resolução, você ainda pode tentar ativar seus efeitos (isto foi mencionado no último artigo).

    - Você PODE ativar o efeito de Divine Wrath para negar o efeito de um monstro no Cemitério.
    Esta regra está nos dizendo que mesmo que um card não possa ser destruído, você ainda pode tentar fazer isso.

    - Você PODE ativar Bottomless Trap Hole em Beelze of the Diabolic Dragons.
    Esta regra está nos dizendo que mesmo que um card não possa ser destruído, você ainda pode tentar destruí-lo.

    - Você PODE ativar Bottomless Trap Hole em Apoqliphort Towers.
    Semelhante à regra acima, essa também está nos dizendo que mesmo que um card não possa ser afetado por efeitos de Armadilha, você ainda pode tentar usar Armadilhas nele.

    - Você PODE ativar Foolish Burial enquanto Macro Cosmos estiver com a face para cima.
    Esta regra está nos dizendo que enquanto todos os cards estiverem sendo banidos em vez de serem enviados para o Cemitério, você ainda pode tentar enviar cards para o Cemitério como parte de um efeito. Mas lembre-se do princípio dos custos, que você não pode tentar fazer isso para pagar um custo.

    Há mais em legalidade de movimento que nós não tratamos aqui, e pode ficar bastante complicado se você tentar se aventurar além dos casos que cobrimos aqui. Para casos mais complicados, é melhor consultar um artigo mais especializado ou verificar as regras caso a caso.

    Hora do Quiz!

    (1) Quais dos seguintes efeitos de monstro podem ser ativados enquanto Macro Cosmos estiver com a face para cima?

    - Artifact Lancea
    Durante o turno do seu oponente, você pode oferecer este card como Tributo da sua mão ou com a face para cima no seu lado do campo; nenhum duelista pode banir cards pelo resto deste turno (esse é um Efeito Rápido).

    - Este efeito de Nekroz of Valkyrus
    Quando um monstro do oponente declarar um ataque: você pode banir 1 card "Nekroz" do seu Cemitério e descartar este card; negue o ataque e, depois, encerre a Fase de Batalha.

    - O efeito de Harpie Queen
    Você pode descartar este card para o Cemitério; adicione 1 "Harpies' Hunting Ground" do seu Deck para a sua mão.

    - O efeito de Maxx "C"
    Durante o turno de qualquer duelista: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério; neste turno, sempre que seu oponente Invocar um ou mais monstros por Invocação-Especial, imediatamente compre 1 card.

    (2) Quais das seguintes formas para Invocar o Number 39: Utopia por Invocação-Xyz são legais?

    - Usando 2 Numeral Hunter
    Nenhum duelista pode Invocar Monstros Xyz "Number" por Invocação-Especial.

    - Usando 2 Tipos Besta com Rivalry of Warlords com a face para cima
    Cada duelista só pode controlar 1 Tipo de monstro.

    - Invocando por Invocação-Xyz depois que a ativação do efeito de Cardcar D foi negada por Divine Wrath.
    Durante a sua Fase Principal 1, se este card foi Invocado por Invocação-Normal neste turno: você pode oferecer este card como Tributo; compre 2 cards e, depois, essa se torna a Fase Final deste turno. Você não pode Invocar por Invocação-Especial durante o turno em que ativar este efeito.

    (3) Quais dos seguintes efeitos podem/iriam ser ativados enquanto Koa'ki Meiru Drago estiver com a face para cima? (suponha que o duelista só tenha monstros de LUZ e de TREVAS no seu Cemitério).
    Nenhum duelista pode Invocar por Invocação-Especial monstros de LUZ ou de TREVAS.

    - O efeito de Light and Darkness Dragon
    Quando este card for destruído e enviado para o Cemitério: escolha 1 monstro no seu Cemitério (se possível); destrua todos os cards que você controla e, além disso, Invoque esse monstro por Invocação-Especial (se houver).

    - Book of Life
    Escolha 1 monstro do Tipo Zumbi no seu Cemitério e 1 monstro no Cemitério do seu oponente; Invoque por Invocação-Especial o primeiro alvo e, além disso, bana o segundo alvo.

    - Faustian Bargain em Koa'ki Meiru Drago (só com monstros de LUZ e de TREVAS na mão)
    Envie 1 monstro Invocado por Invocação-Especial em qualquer lado do campo para o Cemitério e Invoque por Invocação-Especial 1 Monstro Normal de Nível 4 ou menos da sua mão.

    (4) Em quais das seguintes circunstâncias você pode ativar Stellarnova Alpha?
    Quando um Card de Magia/Armadilha ou um efeito de monstro for ativado: envie 1 monstro "tellarknight" com a face para cima que você controla para o Cemitério; negue a ativação e, se isso acontecer, destrua esse card e, depois, compre 1 card.

    - Para negar o efeito de Necro Gardna no Cemitério
    Durante o turno seu oponente: você pode banir este card do seu Cemitério; negue o próximo ataque, neste turno, de um monstro que seu oponente controla (este é um Efeito Rápido).

    - Enquanto seu oponente controlar Protector of the Sanctuary
    Seu oponente não pode comprar cards exceto durante as Fases de Compra.

    - Para negar o efeito de Evolzar Solda (com 2 Matérias Xyz)
    Este card não pode ser destruído por efeitos de card enquanto tiver Matérias Xyz. Quando seu oponente Invocar um ou mais monstros por Invocação-Especial: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card; destrua esse(s) monstro(s).

    - Enquanto Royal Decree estiver com a face para cima
    Negue todos os outros efeitos de Cards de Armadilha no campo.

    - Para negar o efeito de Ryko, Lightsworn Hunter virado com a face para cima durante a Etapa de Dano
    VIRE: Aplique esses efeitos em sequência.
    ● Você pode escolher 1 card no campo; destrua o alvo.
    ● Envie os 3 cards do topo do seu Deck para o Cemitério.

    Spoiler:
    Respostas do Quiz

    (1) Os efeitos de Artifact Lancea e Nekroz of Valkyrus
    Lancea e Valkyrus só precisam ser oferecidos como Tributo e descartados, respectivamente, então seus efeitos podem ser legalmente ativados, enquanto que Harpie Queen e Maxx "C" especificam o Cemitério, então seus efeitos não podem, sob o princípio dos custos.

    (2) Invocando por Invocação-Xyz depois que a ativação do efeito de Cardcar D foi negada por Divine Wrath.
    Numeral Hunter e Rivalry of Warlords bloqueiam até mesmo quaisquer tentativas de Invocar por Invocação-Especial um Number ou que não seja do Tipo Besta, respectivamente. Uma vez que a ativação do efeito de Cardcar D foi negada, é como se ela nunca tivesse acontecido, então a condição que impede Invocação-Especial não se aplica (lembre-se disso do último artigo).

    (3) O efeito de Light and Darkness Dragon
    O efeito de LaDD é obrigatório, por isso deve ativar pelo princípio dos efeitos obrigatórios. Ambos Book of Life e Faustian Bargain tentam Invocar por Invocação-Especial, então não poderiam ser ativados. Observe que a conjunção "e, além disso" de Book of Life, assim como o fato de que Faustian Bargain iria enviar Drago para o Cemitério, são ambos irrelevantes para determinar a legalidade neste caso.

    (4) Cada caso, exceto enquanto Protector estiver com a face para cima
    Alpha ainda pode ser ativado e tentar destruir Necro Gardna no Cemitério (como com Divine Wrath), assim como o Solda (como com Beelze e Bottomless). Ele também pode ser ativado sob Decree, embora o seu efeito seria negado (como com efeitos de monstro sob Skill Drain e Effect Veiler). E finalmente, lembre-se de artigos anteriores que Alpha pode ser ativado durante a Etapa de Dano, em virtude de ser uma Armadilha de Resposta.

    No entanto, quando Protector está com a face para cima, você não pode tentar comprar por Alpha, então você não pode ativá-lo.



    O último artigo será uma Coletânea de Regras Diversas.

    Abraço e até a próxima!!! o/