Conjunto de Cards e Lista de Proibidos e Limitados
Montar um deck no Formato Goat pode parecer uma tarefa difícil no começo. Felizmente, o DuelingBook te auxilia com suas ferramentas de busca que são fáceis e convenientes. O vídeo abaixo fornece instruções de como utilizar as ferramentas de busca do DuelingBook para pesquisar todos ou alguns dos cards que são legais no Formato Goat:
A maioria dos eventos de Formato Goat atualmente utilizam um conjunto de regras baseados no Shonen JUMP Championship de Indianapolis, um dos últimos eventos Norte Americanos de grande importância desse formato histórico. Então, de modo geral, entende-se que o conjunto de cards para o Formato Goat reflete todos os cards que seriam legais para jogar nesse evento, que ocorreu em 17 de agosto de 2005. Estavam incluídas todas as coleções à seguir, assim como alguns cards promocionais:
- Coleções Legais: Lenda do Dragão Branco de Olhos Azuis (LOB), Decks Iniciais do Yugi e do Kaiba (SDY/SDK), Predadores Metálicos (MRD), Magic/Spell Ruler (MRL/SRL), Pharaoh's Servant (PSV), Decks Iniciais do Joey e do Pegasus (SDJ/SDP), Labyrinth of Nightmare (LON), Legacy of Darkness (LOD), Pharaonic Guardian (PGD), Magician's Force (MFC), Dark Crisis (DCR), Decks Evolução do Yugi e do Kaiba (SYE/SKE), Invasion of Chaos (IOC), Santuário Antigo (AST), Alma do Duelista (SOD), Dark Beginning 1 (DB1), Ascenção do Destino (RDS), Eternidade Flamejante (FET), Revelação Negra Volume 1 (DR1), O Milênio Perdido (TLM), Rugido do Dragão (SD1), Insanidade Zumbi (SD2), Chama da Destruição (SD3), Fúria das Profundezas (SD4), Dark Beginning 2 (DB2).
- Cards Promocionais: BPT, CMC, CT1, DBT, DDS, DMG, DL1, DL2, DL3, DL4, DL5, DL6, DL7, DL8, DOD, DOR, EDS, EP1, FMR, JMP (até e incluindo Arquidemônio de Gilfer), MC1, MOV, MP1, PCJ, PCK, PCY, ROD, SDD, SP1 (até e incluindo Encarnação de Apophis), TFK, TP1, TP2, TP3, TP4, TP5, TP6, TSC, WC4, WC5.
Tenha em mente que todas as reproduções do Formato Goat usam a Lista de Proibidos e Limitados de abril de 2005 para o TCG. Todas as restrições relevantes dessa lista estão exibidas abaixo:
Cards Proibidos
Bruxa da Floresta Negra
Cientista Mágico
Dragão Imperador do Caos - Enviado do Fim
Jarro de Fibra
Makyura, o Destruidor
Yata-Garasu
Buraco Negro
Confiscar
Escolha Dolorosa
Espanador de Penas da Harpia
Ilusão de Pesadelo
Mudança de Opinião
O Sentinela Forte
Punhal Borboleta - Elma
Raigeki
Reviver Monstro
Ordem Imperial
Cards Limitados
Behemoth de Duas Cabeças
Braço Direito de "O Proibido"
Braço Esquerdo de "O Proibido"
Breaker, o Guerreiro Mágico
D.D. Lady Guerreira
Exodia, "O Proibido"
Fênix Sagrada de Nephthys
Força Exilada
Fronteira de Reflexão
Jarro Cibernético
Jarro Metamórfico
Jinzo
Lily, a Fada Enfermeira
Mago Negro do Caos
Perna Direita de "O Proibido"
Perna Esquerda de "O Proibido"
Protetor do Santuário
Sangan
Serpente Sinistra
Soldado do Lustro Negro - Enviado do Princípio
Vírus Infecta-Tribus
Caridade Graciosa
Destruição de Cards
Duo Delinquente
Enterro Precoce
Espadas da Luz Reveladora
Juntos Resistiremos
Poder de Mago
Pote da Ganância
Roubo Precipitado
Tempestade Pesada
Tufão Espacial Místico
Turbilhão de Relâmpagos
Anel da Destruição
Cessar-Fogo
Chamado dos Assombrados
Cilindro Mágico
Força do Espelho
Ganância Descuidada
Tributo Torrencial
Vírus Devastador de Decks
Cards Semi-Limitados
Assaltante Noturno
Capitão Saqueador
Escorpião das Trevas - Chick o Cobarde
Mantícora das Trevas
Senhor dos Vampiros
Soldado do Abismo
Goblin Inexperiente
Limite de Nível - Área B
O Nobre de Crossout
Provisões de Emergência
Reforço do Exército
Troca de Criaturas
Boa Gestão Caseira dos Goblins
Último Turno
União Gravítica
Mecânicas Básicas
Se você joga o formato atual do Yu-Gi-Oh!, aprender as regras do Formato Goat não será difícil. Acredite ou não, a vasta maioria das regras de Yu-Gi-Oh! não mudaram em nada ao longo dos anos. As diferenças que existem são, em muitos casos, bastante sutis. Elas estão listadas abaixo. É importante notar que se uma regra geral não estiver explicitamente listada aqui como sendo diferente no Formato Goat, você pode assumir que ela funciona da exata mesma forma que no formato atual.*
*Nota do Editor: A não ser que algo tenha mudado recentemente no formato atual. Nesses casos, pode demorar um pouco para atualizarmos o site de acordo com as mudanças.
Regra do Formato Goat #1: Começar Com 6
Diferente do Yu-Gi-Oh! atual, o jogador que joga primeiro compra um card no começo da sua etapa de compra. Isto significa que ele terá 6 cards na sua mão inicial.
Regra do Formato Goat #2: Deck Principal e Deck de Fusão Ilimitados
Antes dos Monstros Sincro serem introduzidos ao jogo, o Deck Adicional era chamado de Deck de Fusão e podia conter quantos cards vc quisesse! Obviamente, os monstros de Fusão eram sempre Invocados nas Zonas de Monstro Principal, já que as Zonas de Monstro Adicional não existiam ainda. Adicionalmente, no Formato Goat, era permitido que o Deck Principal fosse ilimitado. Uma pessoa chegou a levar um deck com 2.222 cards para um torneio nacional! Infelizmente, no entanto, a maioria dos simuladores de duelo online não permitem que mais do que 60 cards sejam colocados em um deck, e não é fácil de resolver isso. E finalmente, os Decks Auxiliares eram tratados de forma um pouco diferente do que hoje em dia; tecnicamente, não era permitido que os jogadores usassem Decks Auxiliares com mais do que 0 e menos do que 15 cards. Mas isso é raramente ou nunca aplicado hoje em dia.
Regra do Formato Goat #3: Uma Magia de Campo que Governa Tudo
Não é possível que ambos os jogadores controlem um card de Magia de Campo ativo com a face para cima. Se a ativação de uma Magia de Campo resolver enquanto o oponente controlar uma Magia de Campo com a face para cima, a Magia de Campo anterior é destruída. Vale a pena notar que as Magias de Campo devem permanecer com a face para cima para poderem resolver.
- Exemplo 1: O Jogador A controla um Necro-Vale com a face para cima. O Jogador B ativa o Um Oceano Lendário. O Jogador A não tem resposta e o Necro-Vale é destruído.
- Exemplo 2: O Jogador A controla um Necro-Vale com a face para cima. O Jogador B baixa o Um Oceano Lendário com a face para baixo. O Necro-Vale do Jogador A permanecerá com a face para cima no campo.
- Exemplo 3: O Jogador A controla um Necro-Vale com a face para cima. O Jogador B ativa o Um Oceano Lendário. O Jogador A ativa um Tufão Espacial Místico em resposta, escolhendo como alvo o Um Oceano Lendário. O Jogador B não tem resposta. O Um Oceano Lendário é destruído, então ele não resolve e Necro-Vale permanecerá com a face para cima no campo.
Regra do Formato Goat #4: Prioridade para os Efeitos de Ignição
A Prioridade muitas vezes é mal compreendida pelos novos jogadores do Formato Goat, mas na verdade ela não é muito complicada. As regras do formato atual sobre o que a Konami chama de "utilização de efeitos rápidos" e "estados de jogo aberto e fechado" podem ser encontradas aqui. Esta é a mesma mecânica que as pessoas chamavam de "prioridade" em 2005. Acredite ou não, com uma exceção, tudo que você encontra no fluxograma da Konami vale para o Formato Goat.
No formato atual do Yu-Gi-Oh!, quando uma Corrente ou Invocação termina de resolver, o jogador do turno pode ativar um "efeito rápido" (velocidade de magia 2 ou maior) antes do oponente. No Fomato Goat, quando uma Corrente ou Invocação termina de resolver, o jogador do turno pode ativar um "efeito rápido" ou um Efeito de Ignição de um monstro antes do oponente poder responder. Esta mudança não afeta a forma como os Efeitos de Gatilho funcionam.
- Exemplo 1: O Jogador A Invoca um Vírus Infecta-Tribus. O Jogador A pode ativar o efeito do Vírus Infecta-Tribus antes do Jogador B poder ativar um Livro da Lua.
- Exemplo 2: O Jogador A controla um Soldado Canhão com a face para cima e Invoca um Sangan. O Jogador A pode ativar o efeito do Soldado Canhão, oferecendo como Tributo o Sangan, antes do Jogador B poder ativar seu Tributo Torrencial.
- Exemplo 3: O Jogador A Invoca um Breaker, o Guerreiro Mágico e seu Efeito de Gatilho que adiciona um Marcador de Magia é ativado. O Jogador B pode ativar um Anel da Destruição em Corrente para destruir o Breaker, o Guerreiro Mágico e causar 1600 de dano antes do Jogador A poder usar o Breaker, o Guerreiro Mágico para destruir um Card de Magia/Armadilha. No entanto, se ele não responder ao Efeito de Gatilho do Breaker, o Guerreiro Mágico, então a Corrente vai resolver, e o Jogador A pode ativar um Efeito de Ignição (como o Efeito de Ignição do Breaker, o Guerreiro Mágico de destruir um card de magia/armadilha) antes do Jogador B poder ativar seu Anel da Destruição.
Para ter mais detalhes sobre esta mecânica de jogo que é frequentemente mal compreendida, veja: 6 Fatos Que Você Deveria Saber Sobre Prioridade.
Regra do Formato Goat #5: Repetição de Ataques
No Yu-Gi-Oh!, uma repetição acontece quando o número de monstros do oponente muda durante a Etapa de Batalha do jogador do turno. O monstro atacante então pode decidir atacar o mesmo monstro, um monstro diferente ou mesmo nem atacar. No formato atual do Yu-Gi-Oh!, esta mecânica de repetição é considerada como sendo um "redirecionamento" do mesmo ataque, enquanto no Formato Goat, a jogada retrocede de volta ao começo da Etapa de Batalha, onde o ataque pode ser re-declarado. Isto significa que se o jogador atacante decidir não atacar mais com o monstro envolvido na repetição, ele pode atacar novamente depois na Fase de Batalha.
- Exemplo 1: O Jogador A controla um Cavaleiro Celeste Parshath e uma D.D. Lady Guerreira. Ele declara um ataque direto com o Cavaleiro Celeste Parshath e o Jogador B ativa um Chamado dos Assombrados, Invocando por Invocação-Especial um Mago Negro. Uma repetição acontece e o Jogador A ataca o Mago Negro com a D.D. Lady Guerreira, usando seu efeito. Depois, o Cavaleiro Celeste Parshath ataca diretamente.
- Exemplo 2: O Jogador A ataca diretamente com D.D. Lady Guerreira. O Jogador B ativa um Chamado dos Assombrados, Invocando por Invocação-Especial um Sangan. Uma repetição acontece e o Jogador A mantém a D.D. Lady Guerreira atacando o Sangan. O Jogador B ativa Armadura Sakuretsu para destruir a D.D. Lady Guerreira.
Regra do Formato Goat #6: Armadilhas Contínuas com Efeitos como de Ignição
Diferente do formato atual do Yu-Gi-Oh!, Armadilhas Contínuas com efeitos como de Ignição não podem ser viradas com a face para cima e usarem seus efeitos como de Ignição ao mesmo tempo. Elas devem estar viradas com a face para cima "antecipadamente", por assim dizer. Isto é melhor demonstrado pelos exemplos.
- Exemplo 1: O Jogador a ativa o Bode Expiatório enquanto o Jogador B controla uma Opressão Real com a face para baixo. Se o Jogador B ativar sua Opressão Real baixada em Corrente ao Bode Expiatório, ele não será capaz de negar a ativação do Bode Expiatório com o efeito como de Ignição da Opressão Real. A Opressão Real precisa já estar com a face para cima antes do Bode Expiatório ser ativado para que o efeito como de Ignição da Opressão Real possa ser usado.
- Exemplo 2: O Jogador A Invoca por Invocação-Tributo um Mebius, o Monarca Frio como o Gelo e usa seu efeito para escolher como alvo o Covil das Caveiras com a face para baixo do Jogador B. O Jogador B poderia ativar seu Covil das Caveiras baixado em Corrente ao efeito do Mebius, o Monarca Frio como o Gelo, mas ele não poderia usar o efeito como de Ignição do Covil das Caveiras para destruir o Mebius, o Monarca Frio como o Gelo ao mesmo tempo. O Covil das Caveiras precisa já estar com a face para cima antes do Mebius, o Monarca Frio como o Gelo ser Invocado para que seu efeito como de Ignição possa ser ativado em Corrente ao efeito do Mebius, o Monarca Frio como o Gelo.
Regra do Formato Goat #7: Verificando Mãos e Decks
Efeitos que exigem que mãos ou decks sejam revelados para garantir que eles resolveram corretamente devem sempre ser realizados, mesmo se o conhecimento das regras do jogo ou da Lista de Proibidos/Limitados já fornecerem a você informações suficientes para verificar que os efeitos resolveram corretamente.
- Exemplo 1: O Jogador A ativa Aperto Mental, nomeando D.D. Lady Guerreira. O Jogador B tem uma cópia de D.D. Lady Guerreira em seu Cemitério. Mesmo que a D.D. Lady Guerreira esteja limitada a 1, o Jogador B ainda precisa revelar sua mão para verificar que o Aperto Mental resolveu corretamente.
- Exemplo 2: O Nobre da Exterminação é ativado e bane uma Armadura Sakuretsu. Ambos os jogadores banem um total de 3 cópias de Armadura Sakuretsu de seus decks. Eles ainda precisam revelar seus decks um para o outro para verificar que O Nobre da Exterminação resolveu corretamente.
No entanto, vale a pena notar que as políticas de torneio da época diziam que o propósito de checar locais de informação privada não era para memorizar os conteúdos inteiros do deck ou mão do oponente e eram conduzidas de uma maneira rápida para não interromper o fluxo do jogo. Quando se joga o Formato Goat online, os jogadores são capazes de fazer capturas de tela dos decks e mãos uns dos outros, com o objetivo de obter a informação perfeita sem ninguém saber, violando o espírito da regra em relação a verificação de mão ou deck. Devido a isto, quando se joga online, se tornou uma conduta padrão não verificar os decks ou mãos uns dos outros por cards como O Nobre de Crossout e Aperto Mental. Em vez disso, para garantir que esses cards resolveram corretamente, os jogadores podem simplesmente usar os replays no final da partida.
Regra do Formato Goat #8: Falha ao Encontrar
Cards que buscam no deck podem ser usados sem nenhuma opção legal. A única exceção a esta regra é O Representante da Criação - Vênus, cujo efeito ainda exige que as Bolas com Brilho Místico estejam no deck para ser usado.
- Exemplo 1: O Jogador A descarta um Dragão do Trovão para buscar em seu deck por mais cópias do Dragão do Trovão, mesmo que ele saiba que não tem mais nenhuma. O deck ainda é embaralhado depois disso.
- Exemplo 2: O Jogador A ativa Reforço do Exército e percebe que seu deck não contém monstros Guerreiro. O deck é embaralhado e Reforço do Exército é colocado no Cemitério.
Regra do Formato Goat #9: Efeitos Simultâneos Ativam em Corrente, Mas Não Assim
No Yu-Gi-Oh! TCG, efeitos disparados simultaneamente tem sido historicamente tratados por referência a uma tradição chamada "Efeitos Simultâneos Ativam em Corrente" (SEGOC). Essas regras mudaram de pequenas formas ao longo dos anos, especialmente nos primeiros dias do TCG. Mas no que diz respeito ao Formato Goat, elas funcionam quase que exatamente da maneira que elas funcionam no formato atual do Yu-Gi-Oh!, com uma única exceção.
Quando múltiplos Efeitos de Gatilho são disparados simultaneamente no formato atual do Yu-Gi-Oh!, os jogadores irão construir uma corrente com esses efeitos de acordo com as seguintes regras:
- Passo 1: O jogador do turno pode colocar seus efeitos obrigatórios na Corrente em qualquer ordem.
- Passo 2: O oponente do jogador do turno pode colocar seus efeitos obrigatórios na Corrente em qualquer ordem.
- Passo 3: O jogador do turno pode colocar seus efeitos opcionais na Corrente em qualquer ordem (supondo que esses efeitos não perderam seus respectivos tempos de ativação).
- Passo 4: O oponente do jogador do turno pode colocar seus efeitos opcionais na Corrente em qualquer ordem (suponde que esses efeitos não perderam seus respectivos tempos de ativação).
No Formato Goat, efeitos simultâneos funcionam exatamente como descrito acima, com uma ressalva adicional: quando dois efeitos forem disparados em momentos diferentes, o(s) disparo(s) que acontecer(am) primeiro devem ser colocados na Corrente antes dos outros. Então, em outras palavras, se dois efeitos obrigatórios são disparados em sequência, seja como parte da resolução de uma Corrente ou através de alguma outra ação, você construirá a Corrente resultante seguindo os "passos" acima para cada "momento" que um ou mais efeitos foram disparados. Devido a peculiaridade específica da regra que governa a ativação de efeitos de gatilho opcionais (perder o tempo de ativação), isto basicamente só aparecerá nos "passos" 1 e 2.
- Exemplo 1: O Jogador A oferece como Tributo o seu Sangan para Invocar por Invocação-Tributo um Thestalos, o Monarca da Tempestade de Fogo. Na Corrente resultante desta ação, o Efeito de Gatilho obrigatório do Sangan será o Elo 1 da Corrente e o Efeito de Gatilho obrigatório do Thestalos será o Elo 2 da Corrente.
- Exemplo 2: O Jogador A ativa uma Troca de Almas, escolhendo como alvo o Sangan do Jogador B. O Jogador A ofecere como Tributo o Sangan do Jogador B para Invocar por Invocação-Tributo um Thestalos, o Monarca da Tempestade de Fogo. Na Corrente resultante desta ação, o Efeito de Gatilho obrigatório do Sangan será o Elo 1 da Corrente e o Efeito de Gatilho obrigatório do Thestalos será o Elo 2 da Corrente.
Regra do Formato Goat #10: A Etapa de Dano e Suas Complicações
A Etapa de Dano é conhecida no Yu-Gi-Oh! TCG pela sua complexidade. As regras que regem a Etapa de Dano mudaram muitas vezes de forma sutil em toda a história do TCG, mas no que diz respeito ao Formato Goat, você só precisa realmente saber as seguintes três coisas.
10A: Sub-etapas de Dano e Tempos Distintos
A maior parte da complexidade da Etapa de Dano surge de sua série única de tempos distintos que cada card e efeito pode ser ativado. Embora esse vocabulário tenha se tornado antiquado nos anos posteriores, esses tempos eram coloquialmente (e de maneira não-oficial) referidos como "sub-etapas" em 2005. No Yu-Gi-Oh! atual, a Etapa de Dano tem 5 dessas "sub-etapas" ou tempos. Por outro lado, no Formato Goat, tem seis:
- Sub-etapa 1: Começo da Etapa de Dano
Alguns Efeitos de Gatilho ativam aqui, antes do alvo do ataque ser virado com a face para cima. Exemplos disso incluem os Efeitos de Gatilho do Mestre Ninja Sasuke, do Homem das Espadas Místicas LV2 e do Samurai Sasuke. Esses efeitos geralmente dizem especificamente que eles ativam e resolvem “sem virar [o alvo do ataque] com a face para cima ou aplicar o cálculo de dano.” Efeitos de monstro que negam ativações e cards de Armadilha de Resposta podem ser ativados aqui.
- Sub-etapa 2: Antes do Cálculo de Dano
O alvo do ataque é virado com a face para cima, se necessário, no começo desta sub-etapa. Efeitos Contínuos do alvo do ataque agora são ativos se o alvo do ataque estava com a face para baixo anteriormente. Mas Efeitos Contínuos que destroem monstros (como o efeito do Gorila Enraivecido) não serão aplicados até mais adiante (depois do cálculo de dano). Alguns cards e Efeitos de Gatilho ativam aqui, como Cross Counter e o efeito da Fronteira de Reflexão. Efeitos de monstro que negam ativações e cards de Armadilha de Resposta podem ser ativados aqui.
- Sub-etapa 3: Cálculo de Dano (parte 1)
O jogador do turno mantém a prioridade no começo desta sub-etapa para ativar certos Efeitos de Gatilho que ativam "durante o cálculo de dano" ou "no cálculo de dano." Se ele não tiver efeitos assim, o oponente então pode ativar os seus próprios. Depois, os jogadores podem ativar outros efeitos que modifiquem o ATK e/ou a DEF de um monstro, efeitos de monstro que negam ativações e cards de Armadilha de Resposta. Exemplos de efeitos que ativam aqui incluem os efeitos do Kuriboh, da Lily, a Fada Enfermeira e do Sanga do Trovão. Depois da resolução da Corrente resultante, determine os resultados da batalha, mas sem enviar os monstros destruídos em batalha para o Cemitério ainda.
- Sub-etapa 4: Cálculo de Dano (parte 2)
O dano de batalha aos Pontos de Vida do jogador são aplicados no começo desta sub-etapa. Efeitos de Gatilho que ativam quando um monstro causa dano de batalha ativam aqui e formam uma Corrente, se necessário. Exemplos disso incluem os efeitos do Cavaleiro Celeste Parshath, do Dom Zaloog, do Chapéu Mágico Branco, do Feiticeiro Mascarado e do Ceifeiro de Espíritos. Efeitos de monstro que negam ativações e cards de Armadilha de Resposta podem ser ativados aqui.
- Sub-etapa 5: Depois do Cálculo de Dano
Os monstros são considerados "destruídos em batalha" no começo desta sub-etapa, mas eles não são enviados para o Cemitério ainda. Se um Efeito Contínuo que destrói um monstro entrou no jogo na sub-etapa 2, esses efeitos começarão a ser aplicados agora (então o Gorila Enraivecido e etc. serão destruídos). Mas se um monstro com um Efeito Contínuo foi destruído em batalha, seu efeito não será mais aplicado nesta sub-etapa ou nas subsequentes. Efeitos de Virar, outros Efeitos de Gatilho que ativam quando um monstro é virado com a face para cima e muitos efeitos que ativam "depois do cálculo de dano" ativam aqui e formam uma Corrente, se necessário. Adicionalmente, muitos efeitos que ativam "quando um monstro é destruído em batalha" mas antes desse monstro ser enviado para o Cemitério ativarão aqui. Alguns exemplos de efeitos que ativam aqui incluem os efeitos do Mago Aprendiz, do Robô Ajudante de Combate, do Protetor Real, do Pinguim Pesadelo, de Assaltante D.D. e da D.D. Lady Guerreira. Efeitos de monstro que negam ativações e cards de Armadilha de Resposta podem ser ativados aqui.
- Sub-etapa 6: Final da Etapa de Dano
Os monstros destruídos em batalha são enviados para o Cemitério no começo desta sub-etapa. Então, como você provavelmente pode imaginar, quaisquer efeitos disparados por destruição em batalha ativarão nesta sub-etapa e formarão uma Corrente, se necessário. Exemplos incluem os efeitos do Tomate Místico, de Last Will e do Sangan. Efeitos de monstro que negam ativações e cards de Armadilha de Resposta podem ser ativados aqui.
Isto pode ser um pouco confuso às vezes. Se você não tiver certeza do tempo em que um Efeito de Gatilho em particular ativa, consulte essa página de Regras Individuais. Certifique-se de verificar as regras sobre os textos do card para esses assuntos. Não havia o Problem-Solving Card Text no Formato Goat, então era raro que dois cards se referissem a mesma sub-etapa com as mesmas palavras nos seus respectivos textos de efeito.
10B: Um Disparo, Não Perca Sua Chance de Explodir
No Yu-Gi-Oh! atual, um número ilimitado de Correntes podem ser ativadas durante a Etapa de Dano, na janela "antes do cálculo de dano". No Formato Goat, isto funciona um pouco diferente; só uma Corrente pode acontecer durante cada sub-etapa da Etapa de Dano (a não ser que a resolução de uma Corrente dispare algum outro efeito).
- Exemplo: O Jogador A tem sua Cabeça de Canhão X atacada pelo Cavaleiro Celeste Parshath do Jogador B. Durante o cálculo de dano, o Jogador A ativa um Remover Limites. O Jogador B ativa em Corrente um Julgamento Solene. A Corrente resolve e a Cabeça de Canhão X será destruída em batalha antes do Jogador A ter a oportunidade de ativar outro Remover Limites.
- Exemplo 2: O Jogador A tem sua Cabeça de Canhão X atacando o Soldado de Pedra Gigante baixado do Jogador B. Depois do começo da Etapa de Dano, mas antes do cálculo de dano, o Jogador B ativa seu Cross Counter baixado. O Jogador A ativa em Corrente as Sete Ferramentas do Bandido. A Corrente resolve e o cálculo de dano começará antes do Jogador B ter a oportunidade de ativar outro Cross Counter.
10C: Sem Magias de Velocidade de Magia 2 ou Armadilhas, Somente Efeitos de Monstro
No Yu-Gi-Oh! atual, exceto pelos Efeitos de Gatilho e efeitos com regras específicas que digam o contrário, os jogadores geralmente ficam limitados na Etapa de Dano a ativação de três tipos de efeitos: efeitos com Velocidade de Magia 2 que alteram diretamente o ATK e/ou DEF de um monstro, efeitos com Velocidade de Magia 2 que negam ativações de cards ou efeitos e cards com Velocidade de Magia 3. No Formato Goat, isto é ligeiramente diferente: os jogadores só podem ativar efeitos de monstro que negam ativações, e não Magias Rápidas, Armadilhas Normais ou os efeitos de Armadilhas Contínuas.
- Exemplo: O Jogador A declara um ataque com o Touro Guerreiro e escolhe o Inseto Devorador de Homens baixado do Jogador B como o alvo do ataque. Quando o efeito do Inseto Devorador de Homens ativar depois do cálculo de dano, o Jogador A não será capaz de ativar O Meu Corpo como Escudo da sua mão em resposta.
Regra do Formato Goat #11: O Empate de Partidas é uma Mentira
Este pode ser um tópico confuso para algumas pessoas, devido ao manual de regras que foi distribuído na época do Formato Goat que continha, na verdade, informações incorretas sobre os empates e que não era aplicado nos torneios que foram realizados naquela época.
Embora o manual de regras dissesse que uma partida poderia acabar em um empate (por exemplo: 1 vitória + 1 derrota + 1 empate = partida empatada), isto não era aplicado em torneios, já que era literalmente impossível dar entrada em um empate de partida no software de torneio. As partidas deveriam sempre ser jogadas até um jogador ter vencido 2 duelos. Claro que isto não era um problema com rodadas sem limite de tempo. Mas pode ficar complicado se uma rodada com limite de tempo chegar nos procedimentos de fim de partida e nenhum jogador tiver vencido 2 duelos. Nesse caso, depois dos procedimentos de fim de partida serem usados para determinar o vencedor, o jogador vence a partida se ele tiver mais duelos vencidos do que o seu oponente. Se os jogadores tiverem um número igual de duelos vencidos, eles iniciam um novo duelo sem usar o Deck Auxiliar e jogam no máximo quatro turnos, dois para cada jogador. No final do quarto turno, o jogador com mais Pontos de Vida vence o duelo. Se os totais dos Pontos de Vida forem iguais, os jogadores continuam até a primeira mudança nos Pontos de Vida, momento em que o jogador com mais Pontos de Vida vencerá o duelo.
Regra do Formato Goat #12: Cara, Cadê Meu Gatilho?
No Formato Goat, gatilhos podem ser reconhecidos como sendo encontrados no meio de uma Corrente, enquanto no formato atual do Yu-Gi-Oh! este geralmente não é o caso. Truques enolvendo mover monstros para um lugar diferente para evitar que eles disparem não irão funcionar no Formato Goat. Além disso, diferente do Yu-Gi-Oh! atual, Efeitos de Gatilho podem ser encontrados enquanto o monstro está no deck.
- Exemplo 1: O Jogador A ativa Aparelho de Evacuação Obrigatória, escolhendo como alvo a Maga da Fé baixada do Jogador B. O Jogador B ativa em Corrente seu Sol do Deserto. Sol do Deserto resolve e revela a Maga da Fé, que o estado do jogo agora reconhece como tendo disparado. O Aparelho de Evacuação Obrigatória devolve a Maga da Fé para a mão do Jogador B. Uma nova Corrente é formada com o efeito da Maga da Fé sendo o Elo 1 da Corrente.
- Exemplo 2: O Jogador A ativa Uma Pena da Fênix, descartando um Assaltante Noturno da sua mão e escolhendo o mesmo Assaltante Noturno como alvo do efeito de Uma Pena da Fênix. Quando este efeito resolver, o Assaltante Noturno será colocado no topo do deck do Jogador A. Depois, uma nova Corrente será formada com o efeito do Assaltante Noturno sendo o Elo 1 da Corrente.
Regra do Formato Goat #13: Monstros Equipando Monstros
No Formato Goat, se um monstro como o Renunciado ou a Restrição dos Mil Olhos tentar equipar um monstro do oponente a ele e um efeito for ativado em Corrente que faça com que Renunciado/Restrição dos Mil Olhos seja removido do campo ou virado com a face para baixo, o oponente mantém o seu monstro (ele não é enviado para o Cemitério). Pelo contrário do formato atual do Yu-Gi-Oh!, onde o monstro seria de fato enviado para o Cemitério.
- Exemplo 1: O Jogador A ativa o efeito da Restrição dos Mil Olhos, escolhendo como alvo o Mago Negro do Jogador B. O Jogador B ativa em Corrente um Livro da Lua, escolhendo como alvo a Restrição dos Mil Olhos. O Livro da Lua resolve, virando com a face para baixo a Restrição dos Mil Olhos. Então, a Restrição de Mil Olhos resolve sem efeito, e o Jogador B mantém seu Mago Negro.
- Exemplo 2: O Jogador A ativa o efeito do Renunciado, escolhendo um monstro baixado do Jogador B. O Jogador B ativa em Corrente uma Fratura Raigeki, escolhendo como alvo o Renunciado. A Fratura Raigeki resolve, destruindo o Renunciado. Então, o Renunciado resolve sem efeito e o Jogador b mantém seu monstro baixado.
Regra do Formato Goat #14: Uma Cura para a Doença da Invocação
No formato atual do Yu-Gi-Oh!, a posição de batalha de um monstro nunca pode ser mudada durante o turno que ele foi Invocado. No Formato Goat, há uma exceção estranha a esta regra. Se você tomar o controle de um dos monstros do seu oponente, você sempre estará autorizado a mudar sua posição de batalha manualmente, mesmo se ele foi Invocado nesse turno. O mesmo se aplica a monstros Invocados por Invocação-Especial no lado do campo do jogador do turno pelo oponente do jogador do turno através do uso de algum efeito de card. Em outras palavras, a posição de um mostro não pode ser mudada manualmente se ele foi Invocado nesse turno pelo jogador do turno. Mas se um monstro for Invocado pelo oponente do jogador do turno, sua posição de batalha pode ser mudada no mesmo turno.
- Exemplo 1: O Jogador B ativa Bode Expiatório durante o turno do Jogador A. O Jogador A ativa Roubo Precipitado em uma das Fichas de Ovelha e a troca para Posição de Ataque.
- Exemplo 2: O Jogador A ativa O Túmulo Pouco Profundo e o Jogador B Invoca por Invocação-Especial uma Maga da Fé com a face para baixo. O Jogador A ativa um Controle Mental na Maga da Fé e a Invoca por Invocação-Virar.
Regra do Formato Goat #15: Os Outros Caras
Esta é curtinha. No formato atual do Yu-Gi-Oh!, quando dois monstros com 0 de ATK em Posição de Ataque batalham entre si, nenhum deles é destruído. No Formato Goat, ambos os monstros são destruídos em batalha. Como é de se imaginar, isso raramente acontece. E essa é a regra toda.
Regra do Formato Goat #16: Se Matar para Viver
No formato atual do Yu-Gi-Oh!, se você tiver um card ou efeito com um custo de ativação que envolve o pagamento de Pontos de Vida (PV) e você tiver exatamente o suficiente de PV restantes para pagar o custo, você pode ativar o card ou efeito, pagar todos os seus PV restantes e perder imediatamente o duelo. No Formato Goat, este não é o caso; você deve ter um total de PV maior para poder pagar o custo enquanto permanece acima de 0 PV, para ativar um card ou efeito. Da mesma forma, se um card tiver um custo de manutenção de PV obrigatório, ele não forçará um jogador a pagar todos os seus PV restantes nesta situação; esses cards serão simplesmente destruídos como se o jogador tivesse menos PV restantes do que a quantia exigida pelo custo. Isto acontece raramente, mas pode ser relevante com alguns cards escolhidos que envolvem custos de manutenção, como os monstros Arquidemônio. Como muitas coisas, há uma exceção estranha a esta regra no Formato Goat: um jogador pode reduzir seus Pontos de Vida a 0 enquanto estiver pagando 500 Pontos de Vida pelos "custos" impostos pelo efeito da Corrente de Energia.
Uma peculiaridade parecida com um resultado oposto existe com efeitos de compra quando o Deck do jogador tem poucos cards restantes para resolver completamente o efeito em questão. No formato atual, você geralmente fica proibido de ativar esse tipo de efeito nessas circunstâncias. Mas no Formato Goat, você sempre pode ativar um efeito que fará o deck do jogador acabar. Isto foi e permanece sendo a chave para os combos do Empty Jar, onde o jogador de Empty Jar usará frequentemente a Destruição de Cards e a Magia em Série para vencer o jogo ao acabar com o deck do oponente.
Regra do Formato Goat #17: Guerras Infinitas
O Yu-Gi-Oh! sempre impôs regras e políticas especiais para o tratamento de loops infinitos. Mas como muitas outras coisas, essas regras e políticas sofreram mudanças ao longo dos anos. No Yu-Gi-Oh! atual, quando um loop infinito é criado, no importa como, um procedimento bastante minucioso é usado, em que os jogadores e os juízes determinam qual card é a "causa primária" do loop; esse card então é enviado para o Cemitério por mecânicas de jogo. No Formato Goat, isto é verdade para os loops infinitos "involuntários", por exemplo, quando um loop infinito é iniciado por mecânicas de jogo e não pela ação de um jogador. Mas uma ação voluntária que causaria um loop infinito é simplesmente ilegal. Isto é melhor explicado pelos exemplos:
- Exemplo 1: O Jogador A tem um Elfos Gêmeos, uma Faísca Reluzente e uma Pole Position com a face para cima no campo. O Elfos Gêmeos é o monstro no campo com o maior ATK, então ele não é afetado por Cards de Magia. Se o Jogador B Invocar uma Cabeça de Canhão X, a Faísca Reluzente aumentará o seu ATK para 2300, fazendo com que ela se torne o monstro com o maior ATK no campo; Então a Cabeça de Canhão X não seria mais afetada por Cards de Magia e seu ATK cairia para 1800, e depois aumentaria para 2300, e assim por diante. Isto criaria um loop infinito. Então o Jogador B não pode Invocar a Cabeça de Canhão X.
- Exemplo 2: O Jogador B tem um Dragão Branco de Olhos Azuis e uma Pole Position com a face para cima no campo. O Jogador A tem um Elfos Gêmeos e um Opticlope equipado com um Machado do Desespero com a face para cima no campo, assim como um Anel da Destruição Baixado. Se o Jogador A ativar o Abel da Destruição para destruir o Dragão Branco de Olhos Azuis do Jogador B, então o Opticlope se tornaria o monstro com o maior ATK no campo. Depois, ele não seria mais afetado por Cards de Magia e deixaria de ser o monstro com o maior ATK no campo, e assim por diante. Então, o Jogador A não pode escolher o Dragão Branco de Olhos Azuis do Jogador B como alvo do Anel da Destruição.
- Exemplo 3: O Jogador B tem uma Pole Position Baixada e nenhum outro card. O Jogador A tem um Opticlope com a face para cima e um Elfos Gêmeos com a face para cima. O Jogador A ativa um Machado do Desespero, escolhendo o Opticlope como o alvo. Se o Jogador B ativar em Corrente sua Pole Position, isso criaria um loop infinito na resolução da Pole Position e do Machado do Desespero. Então, o Jogador B não pode ativar em Corrente a sua Pole Position.
- Exemplo 4: O Jogador A tem uma Pole Position e um Opticlope com a face para cima no campo. O Jogador B tem um Muka Muka equipado com um Machado do Desespero com a face para cima no campo e nenhum card em sua mão. O Jogador B compra um card no começo do seu turno, fazendo com que o ATK do Muka Muka aumente para 1900. Uma vez que o Muka Muka agora é o monstro no campo com o maior ATK, ele não é mais afetado pelos efeitos dos Cards de Magia. Mas uma vez que ele não é mais afetado pelos efeitos dos Cards de Magia, o Muka Muka não é mais o monstro com o maior ATK no campo. Um loop infinito foi criado por algo que não poderia ser evitado, então a Pole Position é destruída.
Regra do Formato Goat #18: Estado dos Unions
No Yu-Gi-Oh! atual, múltiplos Monstros Union podem estar equipados ao mesmo alvo legal ao mesmo tempo. No Formato Goat, este não é o caso; um monstro só pode estar equipado com 1 Monstro Union (através de seu efeito de Union) a qualquer momento. Adicionalmente, no Formato Goat, a maioria dos monstros Union podem ser usados para evitar a destruição em batalha do monstro equipado, mas não por efeitos de card, mesmo que as erratas de card recentes sugiram o contrário (exceto pela Plataforma de Suporte de Mech's Pesados, que sempre pode ser usada para evitar todo tipo de destruição). Desde que ambas as mudanças foram implementadas no formato Avançado atual através do uso de extensivas erratas de card, esses problemas podem ser confusos quando estiver jogando em certos simuladores online que exibem o texto do card atualizado. Mas para todas as intenções e propósitos, você pode assumir que todo monstro Union no Formato Goat (que não seja a Plataforma de Suporte de Mech's Pesados) está impresso com o tipo "antigo" do texto de efeito (com as limitações de um-Union-por-monstro e destruição-em-batalha).
Regra do Formato Goat #19: O Fim do Turno Como Nós Conhecemos (E Isso é Bom)
No Yu-Gi-Oh! atual, existem algumas peculiaridades estranhas em torno do descarte de final de turno pelo limite de cards na mão. Em muitos casos, os jogadores não podem responder à esse descarte, já que ele deve ser a última coisa à acontecer em um turno. As vezes, um Efeito de Gatilho obrigatório é disparado por este descarte e esses efeitos geralmente podem ativar em uma nova Corrente, mas existem muitas restrições nebulosas envolvendo essas Correntes. Nada disso é verdade no Formato Goat; os jogadores podem simplesmente responder ao descarte de final de turno de qualquer forma que ele quiser.
- Exemplo 1: No fim da Fase Final do Jogador A, o Jogador A tem 7 cards na mão. Então o Jogador A descarta um Dragão do Trovão da sua mão pelo descarte de final de turno. O Jogador A ativa sua Requisição Forçada baixada em resposta a esta ação. O Jogador B ativa em corrente uma Fratura Raigeki, descartando o Assaltante Noturno como custo. Quando a Corrente resolver, o Efeito de Gatilho do Assaltante Noturno ativa como Elo 1 da Corrente em uma nova Corrente.
- Exemplo 2: No fim da Fase Final do Jogador B, o Jogador B tem 7 cards em sua mão. Então o Jogador B descarta uma Mantícora das Trevas da sua mão pelo descarte de final de turno. O Jogador B agora pode ativar o efeito da Mantícora das Trevas que foi descartada.
Regra do Formato Goat #20: É um Monstro de Armadilha
Esta aqui se aplica na realidade a exatamente um card do conjunto de cards do Formato Goat. Encarnação de Apophis é o único card chamado de "monstro de armadilha" em todo o Formato Goat, e ele funciona ligeiramente diferente de hoje em dia. No Yu-Gi-Oh! atual, cards como Encarnação de Apophis se Invocam por Invocação-Especial para uma Zona de Monstro na resolução; neste ponto, ele não ocupará mais uma Zona de Magia/Armadilha. No Formato Goat, este não é o caso; na resolução e enquanto ele permanecer com a face para cima no campo após isso, Encarnação de Apophis ocupará uma Zona de Monstro e uma Zona de Magia/Armadilha ao mesmo tempo.
Para saber mais sobre o Formato Goat, visite: GoatFormat.com.

Nenhum comentário:
Postar um comentário