Lista de Proibidos e Limitados
O Formato Edison Segue a Lista de Proibidos e Limitados de Março de 2010 (TCG)
Proibidos
Cards que são "Proibidos" não podem ser usados no seu Deck Principal, Deck Adicional ou Deck Auxiliar.
Os seguintes cards são Proibidos:
Limitados
Você só pode ter no máximo uma cópia de um card "Limitado" no seu Deck Principal, Deck Adicional e Deck Auxiliar combinados.
Os seguintes cards são Limitados:
Semi-Limitados
Você só pode ter no máximo duas cópias de um card "Semi-Limitado" no seu Deck Principal, Deck Adicional e Deck Auxiliar combinados.
Os seguintes cards são Semi-Limitados:
Conjunto de Cards
Os seguintes cards estão incluídos no Formato Edison:
Diferenças nas Regras do Formato Edison
O Yu-Gi-Oh! permaneceu praticamente o mesmo nos últimos 20 anos, mas algumas regras mudaram. O SJC - Edison foi jogado sob as Mudanças de Regra do TCG de 2008 (o equivalente às Master Rules [1]) e são essas mesmas regras que seguimos hoje ao jogar o Formato Edison. As regras que se diferenciam no Formato Edison do formato atual do Yu-Gi-Oh! estão catalogadas na lista abaixo.
REGRA DO FORMATO EDISON # 1 - O Jogador que Começa Compra um Card
No Formato Edison, um card é comprado durante a primeira fase de compra do duelo. Assim, o jogador que jogar primeiro começa o duelo com 6 cards.
REGRA DO FORMATO EDISON # 2 - Somente 1 Magia de Campo Ativa
No Formato Edison, apenas uma Magia de Campo pode estar ativa de cada vez. Baixar uma Magia de Campo não destrói uma Magia de Campo ativa do oponente.
- O Jogador A ativa "Montanha" (iniciando uma Corrente) enquanto o "Umi" do Jogador B está ativo. Quando a "Montanha" resolver, o "Umi" é destruído.
- O Jogador A ativa "Montanha" (iniciando uma Corrente) enquanto o "Umi" do Jogador B está ativo. O Jogador B responde em corrente com "Tornado de Pó" escolhendo a "Montanha" como alvo. Quando a corrente resolver, o "Tornado de Pó" destrói a "Montanha" e o "Umi" não é destruído.
- O Jogador A Baixa "Umi" enquanto o Jogador B tem "Vila Secreta dos Magos" e "Mago Negro" em jogo (a "Vila Secreta dos Magos" não é destruída). O Jogador A não pode ativar o "Umi" a menos que ele controle um monstro do Tipo Mago.
- O Jogador A Baixa "Mausoléu do Imperador" sobre sua (face para cima / face para baixo) "Vila Mecânica", destruindo a "Vila Mecânica" por mecânica de jogo sem iniciar uma Corrente. "Vila Mecânica" então pode ativar seu Efeito como de Gatilho no Cemitério.
- O Jogador A ativa "Mausoléu do Imperador" sobre sua (face para cima / face para baixo) "Vila Mecânica", destruindo a "Vila Mecânica" por mecânica de jogo e iniciando uma Corrente. "Vila Mecânica" não pode ativar seu Efeito como de Gatilho no Cemitério.
REGRA DO FORMATO EDISON # 3 - Condições dos Monstros Union
No Formato Edison, Monstros Union tem uma Condição limitando quantos Monstros Union um Monstro pode estar equipando. Essas Condições foram removidas em 2016 com o lançamento do Deck Estrutural: Seto Kaiba [REF]. No Formato Edison, todos os Monstros Union tem esta condição:
- "Um monstro só pode ser equipado com 1 Monstro Union de cada vez"
Além disso, o Efeito como Contínuo "Se o monstro equipado seria destruído, em vez disso, destrua este card." aparece APENAS em:
- "Cibern de Armadura"
- "Superóleo"
- "Plataforma de Suporte de Mech's Pesados"
- "Espírito dos Seis Samurai"
- "Formecanismo Autômato"
- "Pacificador Autômato"
REGRA DO FORMATO EDISON # 4 - Efeitos de Gatilho Obrigatórios que Dependem de Fase
No Formato Edison, "qualquer Efeito de Gatilho obrigatório que ativa durante uma determinada Fase permanecerá ativando se a sua ativação for negada, até ele finalmente resolver" [REF]. Isto mudou quando "Tsukuyomi" e "Dragão do Julgamento" receberam erratas funcionais em Duelist Saga, refletindo as atualizações de regras do OCG a respeito dos Efeitos de Gatilho Obrigatórios que Dependem de Fase [REF]. Quando jogar o Formato Edison:
- Se a ativação de um Efeito (como) de Gatilho Obrigatório que Depende de Fase (ex: Monstros Espírito, Luminosos) for negada (por "Dragão da Luz e das Trevas"), esse efeito ativa novamente.
- Se o efeito de um Efeito (como) de Gatilho Obrigatório que Depende de Fase (ex: Monstros Espírito, Luminosos) for negado (por "Drenar Habilidades"), esse efeito não ativa novamente.
REGRA DO FORMATO EDISON # 5 - Bloqueio de Zona por Monstros de Armadilha
No Formato Edison, Monstros de Armadilha ocupam 1 Zona dos Cards de Monstro e 1 Zona dos Cards de Magia / Armadilha. O lugar físico do Monstro de Armadilha é na Zona dos Cards de Monstro, ele não é contado como um card na Zona dos Cards de Magia / Armadilha (mesmo que 1 dessas Zonas não possa ser usada).
- Você não pode ativar (virar com a face para cima um Card de Armadilha Baixado) um Monstro de Armadilha se você não tiver Zonas dos Cards de Monstro vazias.
- Para tomar o controle de um Monstro de Armadilha, você deve ter uma Zona de Monstro aberta e uma Zona dos Cards de Magia / Armadilha aberta.
- Um Monstro de Armadilha cujo efeito for negado (por “Jinzo”) volta a ser imediatamente um Card de Armadilha na Zona dos Cards de Magia / Armadilha.
- Um Monstro de Armadilha que atacar um "Jinzo" Baixado volta a ser um Card de Armadilha quando "Jinzo" for virado. O cálculo de dano não é aplicado.
- Seu Monstro de Armadilha roubado por “Roubo Precipitado” é devolvido para sua Zona dos Cards de Magia / Armadilha quando um "Jinzo" é Invocado.
- Se um Monstro de Armadilha seria Baixado com a face para baixo (por "Livro da Lua"), ele se torna Baixado na sua Zona dos Cards de Magia / Armadilha correspondente.
- Se seu oponente controlar sua "Encarnação de Apophis" (com "Roubo Precipitado" / "Troca de Criaturas") e ele for virado com a face para baixo, ele irá para uma Zona dos Cards de Magia / Armadilha do seu oponente devido a ele ser o controlador.
- Monstros de Armadilha são afetados por cards / efeitos que afetariam Cards de Armadilha, assim como os que afetariam Cards de Monstro.
- Se "Tempestade Pesada" for usada contra um Monstro de Armadilha, "Armadilha Falsa" pode evitar a sua destruição, mas "O Meu Corpo como Escudo" não pode.
- Se "Turbilhão de Relâmpagos" for usado contra um Monstro de Armadilha, "O Meu Corpo como Escudo" pode evitar a sua destruição, mas "Armadilha Falsa" não pode.
- Se "Fratura Raigeki" for usada contra um Monstro de Armadilha, ambos "O Meu Corpo como Escudo" e "Armadilha Falsa" podem evitar a sua destruição.
- Se um Monstro de Armadilha for removido do campo, ele é removido como um Card de Armadilha.
- Um Monstro de Armadilha enviado para o Cemitério não pode ser revivido com "Máquina do Tempo", recuperado com "Regresso dos Condenados", não permitirá que o efeito de "Asanegra - Shura, a Chama Azul" dispare e você não poderá ativar “Michizure”.
- Se "Caius, o Monarca das Sombras" remover de jogo um "Zoma, o Espírito", nenhum dano será causado.
- Um Monstro de Armadilha devolvido para a mão por "Soldado Pinguim" é devolvido como um Card de Armadilha. Você não pode ativar "Grande Motim".
- Se um Monstro de Armadilha for removido de jogo temporariamente (por um “Buraco Dimensional” ou um “Transportador Interdimensional de Matéria”), ele é devolvido ao campo como um Card de Armadilha e é IMEDIATAMENTE destruído por mecânica de jogo. Se “Buraco Dimensional” foi usado, você não pode usar a Zona dos Cards de Monstro enquanto o Monstro de Armadilha estiver removido de jogo, mas você pode usar a Zona dos Cards de Magia e Armadilha que ele estava ocupando.
REGRA DO FORMATO EDISON # 6 - Prioridade em Efeitos de Ignição
A "Prioridade" se refere ao direito de um jogador usar um card ou efeito, ela não é uma propriedade que os cards possuem. A "Prioridade" existe independente do Jogador do Turno declarar ou não a sua intenção de usar a "Prioridade". O fluxograma da Konami para a "utilização de efeitos rápidos" e "estados de jogo aberto e fechado" [REF] se aplicam no Formato Edison, com a adição da "Prioridade em Efeitos de Ignição" - a habilidade do Jogador do Turno para ativar um Efeito de Ignição como Elo 1 da Corrente na janela de resposta da Invocação, contanto que essa Invocação não inicie uma Corrente.
O Jogador do Turno tem "Prioridade em Efeito de Ignição" quando a Invocação não inicia uma Corrente.
- Exemplo 1: O Jogador A descarta "Herói do Destino - Malicioso" para Invocar por Invocação-Especial o "Grepher Negro". Na janela de resposta da Invocação, o Jogador A ativa o Efeito de Ignição do "Herói do Destino - Malicioso" (banindo a si mesmo como custo) antes do Jogador B poder ativar o efeito de "D.D. Corvo".
- Exemplo 2: O Jogador A Invoca por Invocação-Especial o "Feiticeiro do Caos". Na janela de resposta da Invocação, o Jogador A ativa o Efeito de Ignição do "Feiticeiro do Caos", escolhendo como alvo o "Guardião Goyo" do Jogador B, antes do Jogador B poder ativar o "Buraco Armadilha Sem Fundo".
- Exemplo 3: O Jogador A Invoca por Invocação-Ritual um "Demise, o Rei do Armagedom". Na janela de resposta da Invocação, o Jogador A retém a prioridade de ativar o Efeito de Ignição do "Demise, o Rei do Armagedom" antes do Jogador B poder ativar o "Tributo Torrencial".
O Jogador do Turno NÃO tem "Prioridade em Efeito de Ignição" quando a Invocação inicia uma Corrente.
- Exemplo 1: O Jogador A Invoca por Invocação-Especial um "Dragão Negro Armado" enquanto o "Jardim Negro" do Jogador B está ativo. Na janela de resposta da Invocação, o Efeito de Gatilho do "Jardim Negro" inicia uma Corrente. A prioridade então é passada para o Jogador A para adicionar elos na Corrente com efeitos rápidos.
- Exemplo 2: O Jogador A Invoca por Invocação-Sincro um "Brionac, o Dragão da Barreira de Gelo" usando "Sangan" como Matéria. Na janela de resposta da Invocação, o Efeito de Gatilho do "Sangan" inicia uma Corrente, e o Jogador A não pode ativar o Efeito de Ignição do "Brionac, o Dragão da Barreira de Gelo".
- Exemplo 3: O Jogador A Invoca por Invocação-Normal um "Cavaleiro do Armagedom". Na janela de resposta da Invocação, o Jogador A pode ativar o Efeito de Gatilho do "Cavaleiro do Armagedom" OU "passar a prioridade para o Jogador B; que pode responder com um "Tributo Torrencial". O Jogador A NÃO tem prioridade para ativar qualquer outro card/efeito como Elo 1 da Corrente (incluindo Efeitos de Ignição).
REGRA DO FORMATO EDISON # 7 - Efeitos Simultâneos Ativam em Corrente
No Formato Edison, as regras estabelecidas na chamada tradicionalmente “Efeitos Simultâneos Ativam em Corrente” (SEGOC) se aplicam com uma pequena exceção: se dois ou mais efeitos na mesma "etapa" forem disparados em momentos diferentes, o(s) disparo(s) que aconteceram antes devem ser colocados na corrente antes dos que aconteceram depois [REF]. Esta regra a respeito do SEGOC seria alterada em 2017 [REF]. No Formato Edison, quando múltiplos Efeitos de Gatilho/como Gatilho são disparados simultaneamente, os jogadores constroem uma corrente com esses efeitos de acordo com as seguintes regras:
- Passo 1: Os Efeitos Obrigatórios do Jogador do Turno vão na Corrente na ordem em que eles foram disparados.
- Passo 2: Os Efeitos Obrigatórios do Oponente do Jogador do Turno vão na Corrente na ordem em que eles foram disparados.
- Passo 3: Os Efeitos Opcionais do Jogador do Turno vão na Corrente na ordem em que eles dispararam.
- Passo 4: Os Efeitos Opcionais do Oponente do Jogador do Turno vão na Corrente na ordem em que eles dispararam.
O que torna o Formato Edison diferente do Yu-Gi-Oh! contemporâneo? Preste atenção no Exemplo 1 para descobrir!
- Exemplo 1: O Jogador A oferece como Tributo um "Sangan" para Invocar por Invocação-Tributo um "Caius, o Monarca das Sombras". Ambos os efeitos obrigatórios são ativados pelo Jogador do Turno (Passo 1). Uma vez que o "Sangan" dispara quando é enviado do campo para o Cemitério, ele é o Elo 1 da Corrente, e o efeito de "Caius, o Monarca das Sombras" é o Elo 2 da Corrente, já que ele não dispara até a Invocação ser bem sucedida.
- Exemplo 2: O Jogador A ativa "Troca de Almas", escolhendo como alvo o "Sangan" do Jogador B. O Jogador A oferece como Tributo o "Sangan" do Jogador B para Invocar por Invocação-Tributo um "Caius, o Monarca das Sombras". O efeito obrigatório do "Caius, o Monarca das Sombras" do Jogador do Turno (Passo 1) é o Elo 1 da Corrente, e o efeito obrigatório do "Sangan" do Oponente do Jogador do Turno (Passo 2) é o Elo 2 da Corrente.
REGRA DO FORMATO EDISON # 8 - Os 7 Tempos da Etapa de Dano
No Formato Edison, existem sete tempos distintos na Etapa de Dano [REF]. Adicionalmente, apenas os seguintes cards/efeitos podem ser ativados:
- Cards de Armadilha de Resposta podem ser ativados em qualquer ponto da Etapa de Dano.
- Efeitos de Monstro que negam ativações (ex: "Arauto da Luz Laranja") pode ativar em qualquer ponto da Etapa de Dano.
- Efeitos de Monstro que somente negam os efeitos (mas não a ativação) de um card/efeito NÃO PODEM ser ativados na Etapa de Dano.
- Magias/Armadilhas com Velocidade de Magia 2 que negam ativações (ex: "O Meu Corpo como Escudo") NÃO PODEM ativar na Etapa de Dano.
- Magias/Armadilhas com Velocidade de Magia 2 que negam efeitos (ex: "Opressão Real") NÃO PODEM ativar na Etapa de Dano.
- Efeitos Obrigatórios (ex: "Cavaleiro Calibre da Condenação") pode ser ativado em qualquer ponto da Etapa de Dano.
- Efeitos podem ativar se o card se mover de lugar (virar com a face para cima, mudar a posição de batalha ou ser enviado para o Cemitério) ou realizar uma ação (causar dano de batalha, destruir um monstro em batalha).
- Exemplos incluem Efeitos de Virar, um "Dispositivo Verde" Invocado por Invocação-Especial por um "Rato Gigante" ou uma "Vila Mecânica" destruída em batalha / efeito.
- Efeitos Rápidos / Efeitos Contínuos que modificam diretamente o ATK/DEF podem ativar/aplicar.
- Cards de Magia/Armadilha que mudam ATK/DEF (ex: "Cálice Proibido") NÃO PODE ativar na ou após a Sub-etapa 4 - Cálculo de Dano.
Sub-etapa 1 - Começo da Etapa de Dano
● Efeitos que dizem "durante a Etapa de Dano" são aplicados agora.
● Efeitos que disparam "no começo da Etapa de Dano" ativam agora.
● Efeitos Rápidos & Magias/Armadilhas que modificam ATK/DEF podem ativar.
Sub-etapa 2 - Vire com a face para cima os Cards Baixados
● Um alvo de ataque com a face para baixo é virado com a face para cima.
- Efeitos de Virar NÃO são ativados ainda.
● Efeitos que afetam o alvo do ataque se ele estiver baixado começam a aplicar agora.
● Efeitos Rápidos e Magias/Armadilhas que afetam ATK/DEF podem ser ativados.
Sub-etapa 3 - Antes do Cálculo de Dano
● Efeitos que dizem "antes do cálculo de dano" ativam/aplicam agora.
● Efeitos Rápidos e Magias/Armadilhas que afetam ATK/DEF podem ser ativados.
Sub-etapa 4 - Durante o Cálculo de Dano
● Efeitos que dizem especificamente "cálculo de dano" ativam/aplicam agora.
● Efeitos Rápidos de monstros que modificam ATK/DEF podem ser ativados.
- Magias/Armadilhas que modificam ATK/DEF NÃO PODEM ser ativadas.
● Uma única corrente manual pode ser construída nesta sub-etapa.
● Depois da corrente, cause o dano de batalha & marque os monstros como "destruído em batalha".
Sub-etapa 5 - Depois do Cálculo de Dano
● Monstros marcados como 'destruídos em batalha' não aplicam mais os seus efeitos contínuos.
● Efeitos (como) Contínuos e efeitos de auto-destruição aplicam agora.
- (ex: "Gorila Enraivecido", "Duelo Gozen" e "Rivalidade dos Senhores da Guerra").
● Uma única corrente manual é construída. Correntes manuais adicionais são construídas se efeitos dispararem enquanto estiver resolvendo a primeira corrente (ex: "Gorz, o Emissário da Escuridão").
● Efeitos que disparam quando dano de batalha é causado ativam agora.
● Efeitos Rápidos de monstros que modificam ATK/DEF podem ser ativados
Sub-etapa 6 - Resolução de Efeitos
● Monstros marcados como 'destruído em batalha' não aplicam seus efeitos contínuos.
● Uma única corrente manual é construída. Correntes manuais adicionais são construídas se efeitos dispararem enquanto estiver resolvendo a primeira corrente (ex: "Ryko, Caçador Luminoso" envia "Peten, o Palhaço das Trevas" para o Cemitério como Elo 1 da Corrente).
● Efeitos que dizem especificamente "depois do cálculo de dano" ativam agora.
● Efeitos de Virar ativam e formam uma corrente com todos os outros efeitos que estiverem ativando agora.
● Efeitos Rápidos de monstros que modificam ATK/DEF podem ser ativados.
Sub-etapa 7 - Final da Etapa de Dano
● Monstros marcados como 'destruído em batalha' agora são enviados para o Cemitério.
● Uma única corrente manual é construída. Correntes manuais adicionais são construídas se efeitos dispararem enquanto estiver resolvendo a primeira corrente (ex: "Tomate Místico" Invoca por Invocação-Especial "Cavaleiro do Armagedom" como Elo 1 da Corrente).
● Efeitos que ativam quando um monstro é destruído em batalha ativam agora
● Efeitos Rápidos de monstros que modificam ATK/DEF podem ser ativados.
REGRA DO FORMATO EDISON # 9 - Local e Reconhecimento de Gatilhos
No Formato Edison, gatilhos podem ser reconhecidos como sendo encontrados no meio de uma corrente, enquanto no formato atual do Yu-Gi-Oh! este geralmente não é o caso. Efeitos de Gatilho também irão ativar de fora dos seus locais de disparo (a não ser que eles especifiquem que precisam permanecer ali para disparar). mesmo se ativarem de dentro do Deck! Leia mais AQUI.
- Se você descartar um "Dente-de-leão" como custo para uma "Reencarnação de Monstros" e adicionar esse "Dente-de-leão" de volta à mão, o efeito para Invocar por Invocação-Especial 2 "Fichas de Felpa" ainda irá disparar e ativar do Cemitério (mesmo que "Dente-de-leão" agora esteja na mão).
- “Necroface” é Invocado por Invocação-Normal enquanto “Visões do Futuro” está ativa. Se o Elo 1 da Corrente for o efeito de “Necroface”, então quando a corrente resolver: “Necroface” será devolvido para o Deck junto com todos os cards removidos do jogo. Depois, o outro efeito do "Necroface" de remover os 5 cards do topo de ambos os Decks começará uma nova corrente devido ao "Necroface" ter sido removido de jogo por "Visões do Futuro".
- Se o “Imortal Terrestre Aslla Piscu” for devolvido do campo para o Deck (por um "Sopro da Asa da Fênix"), seu efeito de destruir monstros e causar dano NÃO vai ativar.
- Se um "Zero Absoluto, o Herói do Elemento" com a face para cima for devolvido do campo para o Deck Adicional (por "Sopro da Asa da Fênix"), seu efeito de destruir todos os monstros que o oponente controla VAI ativar.
REGRA DO FORMATO EDISON # 10 - Custos de Pontos de Vida
No Formato Edison, você não pode pagar custos se isso fizer com que seus Pontos de Vida sejam reduzidos a 0. Um card com um custo de manutenção de Pontos de Vida não pode reduzir os Pontos de Vida de um jogador a 0, em vez disso, ele irá se auto-destruir.
- Se seus Pontos de Vida forem ≤ 2000, você não pode pagar o custo de manutenção opcional de "Parede Espelhada". Ela se auto-destruirá.
- Se seus Pontos de Vida forem ≤ 500, você não pode pagar o custo de manutenção obrigatório de "Circuito Degenerativo". Ele se auto-destruirá.
REGRA DO FORMATO EDISON # 11 - Descarte de Final de Turno
No Formato Edison, os jogadores não podem responder ao descarte de final de turno pelo limite de cards na mão, já que esta deve ser a última ação que um jogador realiza em um turno [REF1, REF2]. No entanto, quando um Efeito de Gatilho obrigatório é disparado por este descarte, uma corrente com propriedades especiais será construída:
- Efeitos com Velocidade de Magia 2 podem ser ativados nessa Corrente SE (e somente se) eles negarem ativações ou efeitos.
- Efeitos com Velocidade de Magia 3 podem ser ativados nessa Corrente, independente se eles negarem ou não ativações ou efeitos.
Isto difere das regras em torno do descarte de final de turno do Yu-Gi-Oh! contemporâneo. Essas diferenças são melhores ilustradas a seguir:
- Exemplo 1 (Efeito de Gatilho Obrigatório): O Jogador A tem 7 cards na mão durante a sua Fase Final. O Jogador A prossegue para descartar "A Pedra Branca das Lendas" pelo descarte de final de turno. O Efeito de Gatilho obrigatório de "A Pedra Branca das Lendas" deve ativar. O Jogador A não pode ativar um "Super Rejuvenescimento" da sua mão em corrente a este efeito. No entanto, o Jogador B pode ativar em corrente a sua "Cólera Divina" Baixada para negar a ativação deste efeito. Adicionalmente, se qualquer jogador controlar um "Cavaleiro Calibre da Condenação" com a face para cima, ele se oferecerá como Tributo imediatamente e adicionará um Elo na Corrente na sequência da ativação de "A Pedra Branca das Lendas", já que seu Efeito Rápido é obrigatório.
- Exemplo 2 (Efeito de Gatilho Opcional): No fim da Fase Final do Jogador A, o Jogador A tem 8 cards em sua mão. O Jogador A prossegue para descartar um "Peten, o Palhaço das Trevas" e um "Wivern de Olhos Vermelhos" pelo descarte de final de turno para que sua mão contenha 6 cards. O Jogador A não pode ativar os Efeitos de Gatilho opcionais de nenhum card que foi descartado.
REGRA DO FORMATO EDISON # 12 - Loops Infinitos
No Yu-Gi-Oh! contemporâneo, quando um loop infinito é criado, um procedimento matizado é realizado onde os jogadores e os juízes determinam que card foi a "causa primária" do loop; esse card então é enviado para o Cemitério por mecânicas de jogo. No Formato Edison, isto só é verdade para loops infinitos "involuntários" (veja o Exemplo 4), quando um loop infinito é iniciado por mecÇanicas de jogo e não pela ação de um jogador. Por outro lado, no Formato Edison, qualquer ação "voluntária" que causaria um loop infinito é simplesmente ilegal (como descrito nos Exemplos 1, 2 e 3).
- Exemplo 1: O Jogador A tem um "Elfos Gêmeos", uma "Faísca Reluzente" e uma "Pole Position" com a face para cima no campo. Uma vez que "Elfos Gêmeos" é o monstro no campo com o maior ATK, ele não é afetado por Cards de Magia. Se o Jogador B Invocar "Cabeça de Canhão X", a "Faísca Reluzente" aumentará o seu ATK para 2300, tornando-o o monstro com o maior ATK no campo e fazendo com que ele não seja afetado por Cards de Magia, reduzindo seu ATK para 1800, apenas para que o efeito de "Faísca Reluzente" aumente seu ATK novamente para 2300, e assim por diante. Esta ação voluntária do Jogador B (Invocar "Cabeça de Canhão X") criaria um loop infinito "voluntário". Sendo assim, o Jogador B não pode Invocar "Cabeça de Canhão X".
- Exemplo 2: O Jogador A tem um "Elfos Gêmeos" e um "Opticlope" equipado com um "Machado do Desespero" com a face para cima no campo, bem como um "Anel da Destruição" Baixado. O Jogador B tem um "Dragão Branco de Olhos Azuis" e uma "Pole Position" com a face para cima no campo. Se o Jogador A ativar o "Anel da Destruição" para destruir o "Dragão Branco de Olhos Azuis" do Jogador B, então o "Opticlope" se tornaria o monstro com o maior ATK no campo, fazendo com que ele não seja afetado por Cards de Magia (incluindo o "Machado do Desespero" equipado) e assim ele deixaria de ser o monstro com o maior ATK no campo e o efeito do "Machado do Desespero" iria aplicar novamente e aumentar o seu ATK, e assim por diante. Portanto, o Jogador A não pode escolher como alvo o "Dragão Branco de Olhos Azuis" do Jogador B com o "Anel da Destruição", já que a resolução desse card criaria um loop infinito "voluntário".
- Exemplo 3: O Jogador A tem um "Opticlope" com a face para cima e um "Elfos Gêmeos" com a face para cima. O Jogador B tem uma "Pole Position" Baixada e nenhum outro card. O Jogador A ativa "Machado do Desespero", escolhendo o "Opticlope" como o alvo. Se o Jogador B ativar em corrente voluntariamente a "Pole Position", ele criará um loop infinito "voluntário" na resolução da "Pole Position" e do "Machado do Desespero". Portanto, o Jogador B não pode ativar em corrente a sua "Pole Position", nem pode ativá-la enquanto esses forem os únicos monstros com a face para cima no campo enquanto o "Machado do Desespero" permanecer equipado.
- Exemplo 4: O Jogador A tem uma "Pole Position" e um "Opticlope" com a face para cima no campo. O Jogador B tem um "Muka Muka" equipado com um "Machado do Desespero" com a face para cima no campo e nenhum card na sua mão. O Jogador B compra um card no começo do seu turno, fazendo o ATK do "Muka Muka" aumentar para 1900. Uma vez que "Muka Muka" agora é o monstro no campo com o maior ATK, ele não é mais afetado pelos efeitos dos Cards de Magia. Mas uma vez que ele não é mais afetado por efeitos de Cards de Magia, o "Muka Muka" não é mais o monstro com o maior ATK no campo. Um loop infinito "involuntário" foi criado por uma ação que não poderia ser evitada. Portanto, a "Pole Position" é destruída por mecânicas de jogo.
REGRA DO FORMATO EDISON # 13 - Monstros com 0 de ATK
No Formato Edison, quando dois monstros com 0 de ATK em Posição de Ataque batalham entre si, eles se destroem em batalha. Adicionalmente, um monstro com 0 de ATK em Posição de Ataque não pode destruir em batalha um monstro com 0 de DEF em Posição de Defesa. Esta interação foi alterada em 2011 com a Versão 7.2. (pág.43) do Manual de Regras [REF].
Para saber mais sobre o Formato Edison, visite: EDISON FORMAT.





Nenhum comentário:
Postar um comentário