sábado, 28 de maio de 2016

Desmistificando Regras, Parte 4: Efeitos 'Quando' Opcionais

Fala galera!

Hoje eu estou trazendo para vocês o quarto artigo da série Desmistificando Regras. O assunto deste artigo será 'Missing the Timing', ou 'Perder o Tempo de Ativação'.

Mas, antes deste artigo, se você ainda não leu o nosso artigo anterior, você pode vê-lo em: Desmistificando Regras, Parte 3: SEGOC.

Desmistificando Regras, Parte 4: Efeitos 'Quando' Opcionais


Regra Fundamental de 'Quando' Opcionais

Um efeito 'quando' opcional só pode ser ativado quando sua condição de ativação foi 'uma das últimas coisas à acontecer'.

Está regra está dizendo que você realmente precisa ativar um efeito 'quando' opcional exatamente 'quando' ele alcançar sua condição de ativação. A dificuldade está em dizer quando algo é 'uma das últimas coisas à acontecer' de acordo com o jogo.

Note que esta mecânica não se aplica à efeitos obrigatórios, ou efeitos que usam 'se', ao invés de 'quando'.

Vamos ver um exemplo simples primeiro.

Duelista A controla Fire Hand. Duelista B ativa Mystical Space Typhoon para destruir um card Baixado e, depois ativa Raigeki Break em Corrente, escolhendo Fire Hand para destruir.
Quando este card em sua posse for destruído por um card do seu oponente (seja em batalha ou por um efeito de card) e enviado para o seu Cemitério: você pode escolher 1 monstro que seu oponente controla; destrua o alvo e, depois, você pode Invocar por Invocação-Especial 1 "Ice Hand" do seu Deck.

Elo 1 da Corrente: MST
Elo 2 da Corrente: Raigeki Break

Resolvendo a Corrente:

Elo 2 da Corrente: Raigeki Break destrói Fire Hand
Elo 1 da Corrente: MST destrói seu alvo.

O efeito de Fire Hand é um efeito 'quando' opcional, e ser destruído claramente não foi uma das últimas coisas à acontecer. Então, o seu efeito não pode ser ativado agora.

Esta regra também pode ser aplicada à Magias/Armadilhas.

Duelista A ativa Upstart Goblin, e Duelista B decide ativar Call of the Haunted em Corrente, em ordem para Invocar por Invocação-Especial Blue-Eyes White Dragon. Duelista A tem um Bottomless Trap Hole baixado.
Quando seu oponente Invocar um ou mais monstros com 1500 ou mais de ATK: destrua esses monstros com 1500 ou mais de ATK e, se isso acontecer, bana-os.

Elo 1 da Corrente: Upstart Goblin
Elo 2 da Corrente: Call of the Haunted

Resolvendo a Corrente:

Elo 2 da Corrente: Blue-Eyes é Invocado por Invocação-Especial
Elo 1 da Corrente: Duelista A compra 1 card.

Bottomless Trap Hole usa 'quando', a ativação de um Card de Magia/Armadilha é uma ação opcional de se fazer, e a Invocação do monstro não foi 'uma das últimas coisas à acontecer', então ele não pode ser ativado, assim como no caso de Fire Hand.

Mais Exemplos

Até agora, foi muito claro se a condição de ativação foi ou não 'uma das últimas coisas à acontecer'. Agora nós vamos ver alguns casos um pouco mais complicados.

Duelista A ativa a Magia de Campo Geartown:
Quando este card for destruído e enviado para o Cemitério: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Ancient Gear" da sua mão, Deck ou Cemitério.

Observe que este efeito de gatilho é um efeito 'quando' opcional, então ele está propenso à perder sua chance de ativar se sua destruição não for 'uma das últimas coisas à acontecer'.

Suponha que Duelista B ative Mystical Space Typhoon em Corrente à ativação de Geartown para o campo do Duelista A.

Elo 1 da Corrente: Ativação de Geartown para o campo
Elo 2 da Corrente: MST escolhendo esse Geartown

Resolvendo a Corrente:

Elo 2 da Corrente: MST destrói Geartown
Elo 1 da Corrente: Geartown resolve no campo (mas ele resolve sem efeito, já que ele foi destruído)

Observe que Geartown foi destruído, mas seu efeito no campo ainda tenta resolver no campo como Elo 1 da Corrente. Nesta situação, a 'tentativa de resolver' é a última coisa à acontecer, e não a destruição de Geartown. Então, o efeito de gatilho de Geartown perde sua chance de ativar.

Suponha que ao invés disso, o Duelista B ativa Magic Jammer em Corrente, para negar a ativação de Geartown.
Quando um Card de Magia for ativado: descarte 1 card; negue a ativação e, se isso acontecer, destrua-o.

Elo 1 da Corrente: Ativação de Geartown para o campo
Elo 2 da Corrente: Magic Jammer

Resolvendo a Corrente:

Elo 2 da Corrente: Magic Jammer nega a ativação de Geartown, e o destrói
Elo 1 da Corrente: (desaparece)

Porque Magic Jammer nega a ativação, o efeito de Geartown no campo não tenta resolver. Como resultado, nós podemos ver que a destruição de Geartown foi de fato uma das últimas coisas à acontecer, então seu efeito de gatilho pode ativar normalmente.

'Quando' Opcionais e SEGOC

Tanto este artigo como o anterior envolveram efeitos de Gatilho. Vamos ver como esta mecânica interage com SEGOC.

Duelista A ativa Dark Hole. destruindo seu Bixi, Water of the Yang Zing e o Card Trooper do Duelista B.
Quando este card que você controla for destruído em batalha ou efeito de card e enviado para o seu Cemitério: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Yang Zing" do seu Deck em Posição de Ataque, exceto "Bixi, Water of the Yang Zing".

Se este card que você controla for destruído e enviado para o seu Cemitério: compre 1 card.

Elo 1 da Corrente: Dark Hole

Resolvendo a Corrente: Dark Hole destrói Bixi e Card Trooper ao mesmo tempo.

Primeiro, vamos ver quais efeitos querem ativar. Os efeitos de Bixi e Trooper foram disparados, por isso eles são ambos candidatos.

Vamos verificar se algum deles irá perder o seu tempo de ativação. A destruição de Bixi e a destruição de Card Trooper foram ambos a última coisa à acontecer (e o efeito de Card Trooper é obrigatório), então ambos os efeitos podem ativar.

Agora que nós decidimos o que precisa ativar, nós vemos a ordem que eles precisam ativar. Card Trooper é o efeito obrigatório do ODT, e Bixi é o efeito opcional do DT, então de acordo com a regras de SEGOC, eles ativam na próxima Corrente nesta ordem:

Elo 1 da Corrente: Card Trooper
Elo 2 da Corrente: Bixi

(Se você não conhece as regras de SEGOC citadas aqui, verifique novamente o artigo anterior).

A principal coisa para tirar daqui é que a ativação de Card Trooper não elimina a ativação de Bixi. Nós verificamos para ver se sua condição de ativação foi a última coisa à acontecer depois que a Corrente resolveu, e depois colocamos tudo dentro da Corrente.

Hora do Quiz!

Você pode partir do princípio de que quaisquer efeitos são legais para ativar - não há pegadinhas aqui.

(1) Duelista A controla Lightpulsar Dragon e Cannon Soldier. Duelista A oferece como Tributo o seu Lightpulsar Dragon para o efeito de Cannon Soldier.
Quando este card for enviado do campo para o Cemitério: você pode escolher 1 monstro de TREVAS do Tipo Dragão de Nível 5 ou mais no seu Cemitério; Invoque o alvo por Invocação-Especial.

Você pode oferecer 1 monstro como Tributo; cause 500 de dano ao seu oponente.

O efeito de Lightpulsar Dragon pode ser ativado?

(2) Duelista A controla Trance Archfiend e Duelista B controla Ice Hand. Duelista A ativa Dark Hole.
Quando este card que você controla for destruído e enviado para o Cemitério: você pode escolher 1 dos seus monstros de TREVAS banidos; adicione o alvo à sua mão.

Quando este card em sua posse for destruído por um card do seu oponente (seja em batalha ou por um efeito de card) e enviado para o seu Cemitério: você pode escolher 1 Card de Magia/Armadilha que seu oponente controla; destrua o alvo e, depois, você pode Invocar por Invocação-Especial 1 "Fire Hand" do seu Deck.

Depois que Dark Hole resolver, como a Corrente irá se formar?

(3) Duelista A ativa o (segundo) efeito de Bixi, Water of the Yang Zing, e Duelista B o nega com Divine Wrath.
Quando este card que você controla for destruído em batalha ou efeito de card e enviado para o seu Cemitério: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Yang Zing" do seu Deck em Posição de Ataque, exceto "Bixi, Water of the Yang Zing". Você só pode usar este efeito de "Bixi, Water of the Yang Zing" uma vez por turno. Uma vez por turno, durante a Fase Principal ou Fase de Batalha do seu oponente, você pode: imediatamente depois que este efeito resolver, Invoque por Invocação-Sincro 1 Monstro Sincro, usando apenas monstros "Yang Zing" que você controla (este é um Efeito Rápido).

Quando um efeito de monstro for ativado: descarte 1 card; negue a ativação e, se isso acontecer, destrua esse monstro.

O (primeiro) efeito de Bixi pode ser ativado?

(4) Suponha que, em vez disso, o Duelista B ativa Ghost Ogre & Snow Rabbit em Corrente ao (segundo) efeito de Bixi, na pergunta acima.
Durante o turno de qualquer duelista, quando um monstro no campo ativar seus efeitos, ou quando um Card de Magia/Armadilha que já está com a face para cima no campo ativar seus efeitos: você pode enviar este card da sua mão ou lado do campo para o Cemitério; destrua esse card no campo.

O (primeiro) efeito de Bixi pode ser ativado?

Spoiler:
Respostas do Quiz

(1) Não
Cannon Soldier oferece como Tributo como um custo (oferecer como Tributo está escrito antes do ponto e vírgula), então o Tributo de Lightpulsar está longe de ser a última coisa à acontecer.
(Se você está se perguntando se Lightpulsar ativa ou não em Corrente ao efeito de Cannon Soldier, lembre-se que efeitos de gatilho sempre ativam depois da corrente atual (se houver) resolver.)

(2) Elo 1 da Corrente: O efeito de Trance Archfiend
Elo 2 da Corrente: O efeito de Ice Hand
Trance Archfiend e Ice Hand serem destruídos são ambos uma das últimas coisas à acontecer, então eles podem ativar. De acordo com a regras de SEGOC, o efeito opcional do Duelista A vai primeiro na Corrente, e o efeito opcional do Duelista B é o segundo. Nenhum deles perde sua chance de ativar.

(3) Sim
O Elo 1 da Corrente é o efeito de Bixi, e o Elo 2 da Corrente é Divine Wrath. Uma vez que Divine Wrath nega a ativação do efeito de Bixi, o Elo 1 da Corrente desaparece, e a última coisa à acontecer é a destruição de Bixi.

(4) Não
Ghost Ogre não nega efeitos, então, resolvendo a Corrente, a destruição de Bixi não seria a última coisa à acontecer.

Nós aprenderemos mais sobre esta mecânica, e veremos ela em ação em artigos futuros.



O próximo artigo será sobre Conjunções.

Abraço e até a próxima!!! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário