Fala galera!
Hoje estou trazendo mais um artigo traduzido sobre o Formato Goat, desta vez voltado a um tema muito interessante, e que pode gerar alguma confusão entre os jogadores mais novos do formato: a Prioridade em Efeitos de Ignição.
Este artigo foi escrito pelo usuário ACP e publicado originalmente no site GoatFormat.com. Apreciem a leitura.
6 Fatos Que Você Deveria Saber Sobre a Prioridade
"Prioridade" não é só uma palavra de 10 letras. Nossa página de regras tem uma ótima explicação do que a "prioridade" é exatamente e como ela funciona, mas a mecânica ainda atrapalha muitos jogadores, em parte devido aos mal-entendidos sobre a prioridade que continuam a se espalhar pela comunidade do Formato Goat. Vou esclarecer diretamente cada um dos maiores equívocos em torno da prioridade para que todos os jogadores possam obter um entendimento mais concreto desta misteriosa mecânica do jogo.
Cards Não Tem Prioridade
Vocês estão prontos? Todos vocês, repitam comigo: CARDS NÃO TEM PRIORIDADE. Se você já se perguntou se "Esse card tem prioridade?", você fez uma pergunta sem sentido que indica que você tem um mal entendimento fundamental de uma importante mecânica do jogo. Essa questão seria semelhante a perguntar quantos pontos de vida um Mago Negro tem ou quantos cards de magia você pode invocar em um turno.
Por que esta pergunta é sem sentido? “Prioridade” é simplesmente um termo abreviado que se refere ao direito de usar um card ou efeito. Um card não pode ter prioridade porque cards não jogam outros cards. Os jogadores é que ativam cards ou usam seus efeitos.
Prioridade = Utilização dos Efeitos Rápidos + Efeitos de Ignição
Quem deveria entender a mecânica da prioridade melhor do que qualquer um? Ironicamente, são os jogadores do formato atual. Eles lidam com a prioridade em cada uma de suas partidas; eles apenas não a chamam assim. Em vez disso, eles a chamam de "utilização dos efeitos rápidos". Viu esta tabela aqui? Leia-a, memorize-a e substitua cada seção da tabela que mencione o direito do duelista do turno de usar um "efeito rápido" com "efeito rápido ou efeito de ignição".
Sim, essa é a única diferença nas regras de prioridade entre o Formato Goat e o atual. Aqui estão alguns exemplos:
No formato atual, quando você invoca um monstro com sucesso, você tem o direito de ativar um efeito rápido antes do seu oponente. Em vez disso, no Formato Goat, você tem o direito de ativar um efeito rápido ou um efeito de ignição aqui.
No formato atual, quando uma corrente termina de resolver, o jogador do turno tem o direito de iniciar uma nova corrente com um efeito rápido antes do seu oponente. Em vez disso, no Formato Goat, você pode iniciar uma nova corrente com um efeito rápido ou um efeito de ignição.
No formato atual, quando você entra em uma nova fase, você está em um estado de jogo aberto e tem o direito de ativar qualquer card ou efeito que seja legal antes do seu oponente. Nada muda aqui em relação ao Formato Goat, uma vez que não há menção à efeitos rápidos.
Às vezes, Assume-se que a Prioridade foi Passada
Os juízes de Yu-Gi-Oh! tem aplicado consistentemente um grande princípio chamado de "regra por intenção", a fim de evitar que os jogadores distorçam a regra a seu favor contra seus oponentes. Embora os jogadores teoricamente devam anunciar cada passe de prioridade conforme eles avançam através do turno, na realidade eles se envolvem no que são conhecidas como "abreviações estabelecidas". Um exemplo de uma abreviação comum é que um jogador pode comprar um card no seu turno e invocar um monstro sem confirmar verbalmente se seu oponente não quer ativar um efeito na fase de compra ou na fase de apoio. Isto é considerado perfeitamente aceitável, uma vez que evitaria o jogo de avançar em um ritmo razoável se os jogadores declarassem os passes de prioridade uma dúzia de vezes ou mais durante cada turno.
99.9% do tempo, um jogador passará a prioridade na sua fase de compra sem anunciar formalmente que ele está fazendo isso. Portanto, há uma abreviação assumida de que eles sempre irão passar a prioridade na sua fase de compra a menos que eles digam explicitamente ao seu oponente que eles não irão passar de antemão. Então se você comprar e tiver 4 cards na mão e seu oponente virar uma Trap Dustshoot, você não pode dizer "Mas antes de você ativar a Trap Dustshoot, eu quero ativar [insira a magia rápida aqui]." O problema é que essa é uma afirmação duvidosa, dado o fato de que ela só foi feita após você obter conhecimento da Trap Dustshoot do seu oponente. Você está essencialmente pedindo para voltar no tempo com o benefício da retrospectiva. Se você quiser manter a prioridade antes que seu oponente ative a Trap Dustshoot, é sua responsabilidade transmitir isso antes que a Trap Dustshoot seja realmente revelada a você.
Você Não Precisa "Falar" Prioridade
Lembre-se, a prioridade se refere a um direito do jogador. A grande vantagem sobre os direitos é que você os possui independentemente de você usá-los, de querer eles e de declarar que você está usando-os. Da mesma forma que seria irritante se um americano anunciasse que ele está mantendo os seus direitos da Primeira Emenda toda vez que ele se preocupasse em falar com alguém, não há necessidade de você anunciar constantemente que você está "usando a prioridade" toda vez que você invocar um monstro e ativar o seu efeito de ignição.
Da mesma forma, se o seu oponente invocar um Feiticeiro do Caos e disser "bano o seu monstro", não há a necessidade de perguntar se ele está usando a sua prioridade de duelista do turno. É óbvio que ele está. Se a intenção dele não era usar a sua prioridade de duelista do turno e ceder a você o direito de responder, ele diria isso. Existem duas opções quando você invoca um monstro: você pode responder à essa Invocação ou passar a prioridade para o seu oponente. Se você fizer uma dessas coisas, significa que você não está fazendo a outra.
Só Há Uma Janela Para Responder À Uma Invocação
A maioria de nós sabe intuitivamente que quando os jogadores estão respondendo diretamente à um evento específico, só há uma janela de tempo em que você pode fazer isso. No entanto, isto aparece frequentemente como um ponto de confusão no Formato Goat do Yu-Gi-Oh! devido à popularidade do Tributo Torrencial.
Então vamos deixar as coisas claras. Se lembra quando eu disse que você possui os seus direitos, querendo ou não? Quando você invoca o seu monstro, você tem a primeira oportunidade de responder à essa invocação. Se você perguntar ao seu oponente se ele tem resposta, você está desistindo desse direito. E se seu oponente disser que ele também não vai responder? Ambos agora disseram que não vão responder à invocação, sendo assim, nenhum dos dois pode voltar no tempo de dizer "Espera, na verdade, eu quero responder."
E ainda assim, aqui está um cenário que eu vejo quase todas as semanas no Formato Goat:
Jogador A: Invoco o Sangan, resposta?
Jogador B: Não
Jogador A: Ok, então eu ativo meu Tributo Torrencial
Esta não é uma jogada legal e eu sempre vejo os jogadores ficando confusos com isto. Se você quer ativar um Tributo Torrencial no seu próprio monstro, você precisa fazer isso antes de perguntar ao seu oponente se ele tem resposta, ou então será muito tarde pra isso se ele disser que não tem. Agora, você pode perguntar ao seu oponente se ele quer negar a invocação antes de você ativar o Tributo Torrencial, mas você precisa ser explicitamente claro sobre isso. “Invoco, ok?” não é perguntar ao seu oponente se ele quer negar a invocação; isso é vago o suficiente para que a maioria das pessoas interprete isso como uma pergunta por qualquer tipo de resposta. Em vez disso, use a frase "Vai negar a invocação?", que não deixa ambiguidade.
Prioridade Não Tem Nada Haver Com Efeitos de Gatilho
Lembra daquela tabela sobre a utilização dos efeitos rápidos? Leia-a novamente. Você perceberá que os efeitos de gatilho não são exatamente muito pacientes. Se a resolução de uma corrente fizer um efeito ser disparado, você deve iniciar uma nova corrente com esse efeito de gatilho o mais rápido possível. Não há como evitar isso. É a mesma coisa com a invocação de um monstro. Assim, quando você invoca um Zaborg o Trovão Monarca, seu efeito inicia imediatamente uma nova corrente. Não devido a algo relacionado à prioridade, mas devido a essa ser a forma como os efeitos de gatilho sempre funcionaram.
Apesar dos mitos contrários, o Rei Tigre Wanghu não "interrompe a prioridade". As regras do jogo permanecerão as mesmas independentemente de haver um Rei Tigre Wanghu em jogo ou não. No entanto, se você invocar uma Força Exilada com um Rei Tigre Wanghu em jogo, não há maneiras de dizer ao Rei Tigre Wanghu que você não quer que seu efeito dispare ainda. Assim como Zaborg o Trovão Monarca, uma invocação disparou o seu efeito e esse efeito será ativado imediatamente, não importando se você queria ou não. E uma vez que os efeitos de ignição tem velocidade de magia 1, não há formas de você poder tentar ativar sua Força Exilada em corrente ao efeito do Rei Tigre Wanghu. A Força Exilada será morta antes mesmo que você tenha a oportunidade de ativar o seu efeito.
Você também pode gostar...
Nossa página de regras/mecânicas de jogo cobre tudo que funciona diferente entre o Formato Goat e o formato atual do Yu-Gi-Oh!.
Artigo original: 6 Facts That You Should Know About Priority.
Nenhum comentário:
Postar um comentário