terça-feira, 9 de julho de 2024

Riscos no Formato Goat

Fala galera, tudo na paz com vocês?

Estou voltando com as postagens, depois de um longo tempo.

A ideia é a mesma de antes, vou tentar trazer artigos interessantes traduzidos para o português de pessoas talentosas que tem muito à agregar para a comunidade. O intuito é levar o conhecimento ao máximo de pessoas possível que estejam interessadas no assunto.

Vou dar um foco bem grande nos formatos Time Wizard do jogo, como o formato Goat e o formato Edison, pois é o que eu estou consumindo mais neste momento.

Este primeiro artigo que lhes trago traduzido neste retorno foi escrito por Dan "Jazzy J. Jazzington" McNelis e publicado no site GoatFormat.com, e tem como assunto principal as estratégias do formato Goat.

Sem mais delongas, apreciem a leitura.


Riscos no Formato Goat

Quando a maioria dos jogadores precisam lidar com uma mão ruim, eles já imaginam que vão perder, mesmo que eles não tenham como saber isso. Alguns jogadores se acalmam, na esperança de que o oponente também tenha uma mão ruim. Alguns jogadores continuam jogando normalmente, prosseguindo através das turnos. Alguns jogadores até admitem a derrota muito antes de seus pontos de vida serem reduzidos á zero. Neste artigo, eu explicarei porque acredito que tudo dito acima são abordagens erradas.

​Olhando por cima, o Formato Goat parece ser definido por aleatoriedades. O formato é cheio de cards que só pode um que tem um efeito dramático em como a partida se desenrola. Esta natureza aleatória é um fato que nós não podemos evitar, mas nós podemos nos aproveitar disso para nos beneficiar, já que a aleatoriedade cria uma oportunidade para correr riscos e obter recompensas. Mas para dominar este conceito de risco/recompensa, nós devemos responder consistentemente essas duas perguntas:

  1. O quão perto eu estou de vencer se eu não correr um risco (por exemplo, qual é a minha probabilidade de vitória)?
  2. Eu posso correr algum risco que aumentará muito as minhas chances de vitória, se der certo?

Regras Para Evitar Riscos no Formato Goat

Na minha experiência, a maioria dos jogadores do Formato Goat são muito conservadores, seja por eles não serem muito bons em responder a essas perguntas ou por eles não pensarem sobre o jogo com essa mentalidade. Outro motivo é que artigos antigos e teorias de jogo de nível intermediário ensinam os jogadores do Formato Goat a evitarem esses cards poderosos que são um de cada e a jogarem ativamente em volta deles até eles estarem no cemitério. Existem também muitas regras em geral sobre jogar bem no Formato Goat que você já deve ter ouvido antes. Por exemplo:

  • Não atacar com 2 ou mais monstros (Força do Espelho).
  • Não invocar 2 ou mais monstros (Tributo Torrencial).
  • Não baixar 2 ou mais magias e armadilhas (Tempestade Pesada).
  • Não usar armadilhas em monstros flutuadores (Sangan, um Dekoichi, a Locomotiva da Canção de Batalha que foi virado, etc.).
  • Não baixar uma magia ou armadilha que não pode ser ativada em corrente no primeiro turno (Breaker, o Guerreiro Mágico).
  • Não usar a Tempestade Pesada muito cedo na partida.
  • Não invocar o Cavaleiro Celeste Parshath muito cedo na partida (Roubo Precipitado).
  • Não invocar o Soldado do Lustro Negro - Enviado do Princípio muito cedo na partida (Roubo Precipitado, O Nobre de Crossout, monstros do caos do oponente).
  • Pontos de Vida são recursos importantes, preserve-os o máximo que puder.

Todos esses princípios são, na verdade, contrários ao risco e geralmente essas são grandes coisas a se fazer quando você está vencendo. Afinal, é bom ser conservador quando você está com a vantagem. A não ser que você cometa um erro enorme que dê ao seu oponente uma vantagem de cards inesperada ou uma oportunidade dele finalizar você, é improvável que você perca. No entanto, se você jogar com esta mentalidade enquanto você estiver perdendo, é quase certo que você não aumentará sua probabilidade de vitória e continuará perdendo a partida.

​Riscos e Inevitabilidades no Formato Goat

Quando um time de Futebol Americano está perdendo no final do 4º período, eles buscam por conversões de 2 pontos, arremessam a bola com mais frequência e não chutam da 4ª oportunidade de ataque. Quando um time de Futebol está perdendo aos 80 minutos, eles aumentam o ritmo, fazem substituições por jogadores mais ofensivos e empurram seus jogadores pra frente. Então, independente de qual tipo de futebol falamos, os times violam consistentemente as teorias de jogo tradicionais quando estão nas cordas. O mesmo princípio se aplica aos outros esportes e jogos, incluindo os card games! Quando você estiver perdendo, você deveria jogar diferente, e quebrar as regras gerais do jogo contrário ao risco. Você precisa ganhar recompensas, e precisa fazer isso antes que seu relógio chegue a zero, então vá lá e corra alguns riscos.

Mas como isso se traduz para o Formato Goat? Não existe um relógio de contagem regressiva em si, mas existe o relógio da inevitabilidade. Muitas partidas do Formato Goat são decididas no começo, mesmo que demore um pouco para se tornar aparente. Um dos seus objetivos deveria ser antecipar que seu oponente chegue à inevitabilidade e fazer tudo ao seu alcance para evitar que isso aconteça. Isso significa correr riscos.

​Regras Foram Feitas Para Serem Quebradas

Para cada regra geral que eu listei acima sobre o Formato Goat, existem recompensas correspondentes que você potencialmente pode obter ao quebrá-las.

Atacar com dois monstros significa que pelo menos um ataque pode ser bem sucedido. Às vezes, permitir que um monstro do seu oponente sobreviva à sua fase de batalha será demais para você superar, seja ele um monstro com efeito de virar, um Cavaleiro Celeste Parshath, etc.

Invocar múltiplos monstros pode avançar o seu estado de jogo e fornecer a presença de campo que você precisa. Isso pode gerar uma vantagem de tempo que pode ser convertida em vantagem de cards via uma trava de Tsukuyomi ou um tributo mais fácil.

Baixar múltiplas magias e/ou armadilhas pode deixar mais difícil do seu oponente ter sucesso em seus ataques. Isso também pode fazer com que ele jogue de forma mais conservadora, permitindo que você tenha tempo para voltar para o jogo. Isto também pode gerar uma vantagem de tempo.

Usar armadilhas em monstros flutuadores pode interromper os planos do oponente para aquele monstro flutuador. Se for um monstro com efeito de virar, você pode interromper uma trava com Tsukuyomi. Isto pode gerar uma vantagem de tempo.

Baixar uma magia ou armadilha que não pode ser ativada em corrente no seu primeiro turno pode ajudar a proteger o seu único monstro. Isso também pode protegê-la contra um oponente desconhecido que joga cards que geram vantagem através da batalha, como Homem das Espadas Místicas LV2, Cavaleiro Lâmina, Dom Zaloog ou Ceifeiro de Espíritos.

Usar a Tempestade Pesada no começo da partida pode garantir que seu ataque passe. Isso pode permitir que você baixe uma Magia ou Armadilha importante sem ter medo de um Tornado de Pó ou um Tufão Espacial Místico na fase final. Isso também pode permitir que você troque sua Tempestade Pesada por um valor de 1-pra-1 antes de você prosseguir e baixar sua mão inteira de magias e armadilhas.

Invocar um Cavaleiro Celeste Parshath no começo da partida gera pressão, procura por cards e se não for respondido, pode vencer a partida sozinho. Esta jogada certamente corre o risco de um Roubo Precipitado ou pode forçar uma armadilha que faça você perder tempo. Ter o seu Cavaleiro Celeste Parshath roubado é sempre muito ruim. No entanto, ficar para trás no tempo nem sempre é tão ruim, especialmente se o restante da sua mão conter mais respostas e agressões. Forçar uma armadilha também tem o benefício de reduzir a densidade das defesas do seu oponente (uma armadilha a menos no arsenal dele) para a próxima vez que você invocar um Cavaleiro Celeste Parshath, aumentando sua probabilidade de sucesso no futuro.

Invocar um Soldado do Lustro Negro - Enviado do Princípio no começo da partida é a solução definitiva para lidar com algo que você não conseguiria de outra maneira. Por exemplo, você pode estar encarando uma Maga da Fé baixada com uma peça da trindade no Cemitério e uma potencial trava de Tsukuyomi. Alternativamente, você pode estar encarando um Cavaleiro Celeste Parshath que está ameaçando acabar com o jogo e ser um recurso valioso no cemitério mesmo se você destruí-lo. Finalmente, invocar um Soldado do Lustro Negro - Enviado do Princípio no começo da partida pode ser um quebrador de jogo. Ele pode forçar seu oponente a não invocar ou baixar monstros e ele pode anular os recursos do cemitério do seu oponente, tudo graças ao seu efeito de banir uma vez por turno. Enquanto isso, ele permite que você pare para construir um campo de monstros mais fracos e potencialmente preparar uma trava de Tsukuyomi.

Os Pontos de Vida são importantes, mas como qualquer recurso, eles podem ser usados para acumular outros recursos. Eu diria que a maioria dos jogadores do Formato Goat supervalorizam os pontos de vida, especialmente aqueles que aprenderam a jogar quando o Universo Exarion era mais comumente permitido nas partidas online. No Formato Goat, existem muitas formas de se aproveitar dos pontos de vida, mas eu citarei dois exemplos comuns: esperar para ativar um Bode Expiatório e esperar para ativar uma armadilha em troca de sofrer dano direto. Ambos essas jogadas sacrificam pontos de vida, mas podem gerar tempo no futuro. Esperar para ativar um Bode Expiatório pode garantir fichas para mais tarde, quando elas podem ser mais valiosas devido a Metamorfose, especialmente se você estiver esperando comprar sua primeira ou segunda cópia. Isto também pode pegar seu oponente de surpresa se você esperar até a fase final dele. Esperar para ativar uma armadilha pode permitir que você proteja um monstro importante no futuro, mesmo um que você não comprou ainda, mas antecipando a necessidade de comprá-lo e mantê-lo no campo para vencer. Você pode guardar sua armadilha para destruir um monstro mais mais ameaçador no futuro, como um Cavaleiro Celeste Parshath, enquanto permite que você responda aos monstros menos ameaçadores seja em batalha ou com uma Restrição dos Mil Olhos.

Probabilidades e Riscos no Yu-Gi-Oh!

Agora, eu quero mencionar que na verdade há mais uma pergunta a ser respondida se você quiser se tornar um mestre do risco/recompensa no Formato Goat. Embora eu tenha defendido até agora que os jogadores do Formato Goat corram mais riscos, também é verdade que às vezes você não deveria correr riscos. Como mencionado, você não deveria correr riscos quando você está vencendo confortavelmente. Mas você também não quer correr riscos particularmente grandes quando está só um pouco atrás na partida ou em um estado de jogo praticamente igual. Então, você precisa responder essa pergunta: O quão grande é o risco? Qual é a chance de eu falhar ou de ter sucesso?

E esta é talvez a pergunta mais difícil de responder e à qual eu não posso fazer justiça neste artigo. Esta é realmente uma questão de probabilidade, especialmente quando se trata de jogar em volta de cards que seu oponente tem uma, duas ou três cópias. No entanto, não podemos sacar exatamente uma calculadora de probabilidade no meio de um duelo (ou talvez possamos?). Mas há algumas coisas que você pode fazer para responder melhor a essa pergunta. Primeiro, eu recomendo que você aprenda a teoria básica da probabilidade, seja por um livro de estatísticas, outro artigo sobre probabilidade em card games ou conversando com um gênio da matemática. Segundo, você pode aprender a estimar intuitivamente as probabilidades no processo de ganhar experiência com o formato e até certo ponto, você também pode incorporar leituras de jogo no seu processo de tomada de decisão, se você for bom em fazer leituras de jogo. Terceiro, você pode memorizar algumas probabilidades básicas do Yu-Gi-Oh! ou buscar por probabilidades mais específicas em www.yugioh.party:

  • A probabilidade do seu oponente ver um card que ele só tem um nos seus primeiros 6 cards: ~1 em 7 (15.0%)
  • A probabilidade do seu oponente ver um card que ele tem dois nos seus primeiros 6 cards: ~2 em 7 (28.2%)
  • A probabilidade do seu oponente ver um card que ele tem três nos seus primeiros 6 cards: ~2 em 5 (39.43%)
  • A probabilidade do seu oponente ver um card que ele só tem um nos seus primeiros 20 cards: 1 em 2 (50.0%)
  • A probabilidade do seu oponente ver um card que ele tem dois nos seus primeiros 20 cards: ~3 em 4 (75.64%)
  • A probabilidade do seu oponente ver um card que ele tem três nos seus primeiros 20 cards: ~8 em 9 (88.46%)
  • A probabilidade do seu oponente ver ambos os cards que ele tem dois nos seus primeiros 20 cards: ~1 em 4 (24.36%)
  • A probabilidade do seu oponente ver pelo menos 2 cópias do card que ele tem três nos seus primeiros 20 cards: 1 em 2 (50.0%)
  • A probabilidade do seu oponente ver todas as 3 cópias do card que ele tem três nos seus primeiros 20 cards: ~1 em 9 (11.54%)

Uma coisa que eu quero que você saiba sobre esses números é que é muito mais provável que seu oponente tenha a resposta para o risco que você vai correr se estiver no final da partida e ele ainda não tiver usado essas respostas. Por outro lado, é muito menos provável que seu oponente tenha a resposta específica para a sua jogada no começo da partida, especialmente se for um card que ele só tem um. Isso significa que muitas vezes há mais benefícios em correr grandes riscos no começo da partida, quando é menos provável que essas tentativas falhem.

Conclusão Sobre os Riscos no Formato Goat

Finalmente, é importante juntar todas essas ideias e analisar a probabilidade e o impacto dessas jogadas alternativas. Em uma partida típica de Goat, existem milhares de oportunidades de fazer jogadas diferentes. Na maioria das vezes, a jogada menos arriscada é a correta, seja devido ao risco não ter uma grande recompensa ou pela sua posição já estar bastante sólida na partida. No entanto, com mais frequência do que você imagina, é apropriado correr riscos. Mesmo depois que você dominar o processo de tomar esta decisão, você ainda não vai obter as vitórias com frequência. Mas se você estiver te dando uma chance decente de vencer quando de outra maneira você não teria a menor chance, então esse risco que você correu valeu a pena.

Por mais que eu tenha escrito acima, este artigo mal arranha a superfície do universo de risco/recompensa que existe no Formato Goat. Muito sobre dominar o risco/recompensa será aprendido com a experiência. Até a próxima, seja ousado, mantenha a mente aberta e considere mais jogadas menos ortodoxas.

Você também pode gostar...

Quer aprender mais sobre os fundamentos de vantagem de cards e pontos de vida do Formato Goat? Verifique este artigo aqui sobre ​"Quem está ganhando?" - Fundamentos do Formato Goat. Quer aprender mais sobre riscos? Tornado de Pó vs Roubo Precipitado fala sobre os riscos e recompensas desta situação específica.


Artigo original: Risk in Goat Format.

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