quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Um argumento para Instant Fusion

Olá a todos!

Hoje eu estou trazendo aqui para o blog a tradução do artigo que o Patrick Hoban escreveu sobre a Instant Fusion.

Um argumento para Instant Fusion

Existe um consenso esmagador de que a Instant Fusion não é necessária no deck de Pêndulo. A maioria dos jogadores que fazem uso dele não usa 3 dela. Clique aqui para ver algumas deck lists do YCS Atlanta que indica claramente uma tendência de não uso do card. Eu acho que essa tendência está incorreta e hoje eu vou fazer um argumento de porque Instant Fusion não só deve ser usada, como deve ser usada no máximo de cópias.

Primeiro de tudo vamos abordar como é possível para o povo chegar à um consenso incorreto. Afinal, ela está sendo excluída dos decks que estão tendo um bom desempenho, não é? Isso não deveria contar para alguma coisa, se os decks que não estão usando ela estão ganhando e os decks que não fazem uso dela não estão ganhando? A verdade é que o jogador tem pouca influência sobre o que realmente é bom e é perfeitamente possível para a maioria chegar a uma conclusão errada sobre o que é bom.

Vejamos os casos do Mermail e do Fire Fist no início de 2014. No começo do formato o Fire Fist foi esmagadoramente dominante. Mais da metade dos tops de qualquer torneio eram ocupadas por Fire Fist, enquanto Mermail apenas aparecia um ou dois por top. Isto ocorreu porque no início muitos dos bons jogadores tinham decidido que o Fire Fist era bom e jogavam com ele. Os outros jogadores viram os bons jogadores jogando com ele e pensaram que, se eles estavam jogando com ele, ele devia ser bom! Isso fez com que eles jogassem com Fire Fist também. Quando o Fire Fist foi esmagadoramente representado, então faz todo o sentido que ele iria ter um bom desempenho e e garantir um bom número deles nos tops. Então as pessoas usaram isso como evidência de que eles estavam certos o tempo todo sobre o Fire Fist ser o melhor deck, porque eles tinham ido tão bem no início, o que reforçou a ideia de que eles eram o melhor deck. Isto criou este ciclo de auto-reforço, onde todos acreditavam erroneamente que o Fire Fist era o melhor deck. Conforme o formato passou, ficou claro que esse não era o caso e Mermails se tornaram mais e mais representados em todo o formato até que eles dominaram o meta até o final do formato.

Eu acho que é muito provável que nós estamos vendo algo semelhante aqui com Instant Fusion. Algumas pessoas acreditavam que ela não era boa, o que fez com que outras pessoas parassem de jogar com ela, essa ideia foi extremamente bem representada, fazendo com que ela fosse bem, então as pessoas passaram a usar essa ideia e ir bem, e logo estavam indicando de que eles estavam certos o tempo todo e que Instant Fusion não era necessário. O que é popular não determina o que é bom. O popular é determinado pela média de jogadores e a média de jogadores tem uma percepção limitada do que realmente é bom. É muito mais útil ignorar o que é popular e pensar por si mesmo sobre o que é realmente bom e o que não é bom.

Mesmo assim, devem haver razões legítimas para as pessoas tirarem Instant Fusion em primeiro lugar. A maior razão é que ela pode contribuir para quebrar a sua mão. Se você abre com ela em uma mão de 5 cards, você basicamente tem uma mão de 4 cards, porque ela não vai ajudar a avançar o seu estado de jogo até que você tenha sido capaz de fazer uma jogada. Esta é uma preocupação legítima, mas esta preocupação tem apenas relevância limitada. Que cards as pessoas estão escolhendo para usar no lugar de Instant Fusion? Cards de Armadilha como Solemn Strike normalmente são alternativas usadas.

Mas será que isso realmente faz sentido? Se você está tirando Instant Fusion porque ela está quebrando a sua mão no início do jogo, por que você está adicionando outros cards que também não contribuem para o início do jogo? Se você tiver Solemn Strike em uma mão de 5 cards, você basicamente tem uma mão de 4 cards, o mesmo que você tinha com Instant Fusion. Solemn Strike não vai ajudá-lo a avançar o seu estado de jogo. Ela só vai ser útil quando você tiver um card para usar junto com ela. Você não vai ganhar muitos jogos ao ativar Solemn Strike sem também ter um campo te protegendo. Devido a isso, se você for primeiro, a fim de usá-la, isso lhe daria a mesma desvantagem que Instant Fusion.

E o que dizer quando você começar? Se elas tem as mesmas exigências de ativação de precisarem já ter começado para serem boas, então qual delas será mais importante uma vez que você as torne usáveis? Bem, elas podem agir funcionalmente parecidas. Instant Fusion sendo um card de Classe 4 lhe dá acesso imediato à Traptrix Rafflesia, que você pode usar para enviar Bottomless Trap Hole ou Time Space Trap Hole para parar uma Invocação-Pêndulo da mesma forma que você faria com Solemn Strike.

Instant Fusion também tem vantagens que Solemn Strike não tem. Se você comprar Solemn Strike com um campo já estabelecido e tentar baixá-la, é quase garantido que você não terá outro turno. Você estará fora do jogo antes da sua próxima Fase de Compra se você baixar um card como Solemn Strike em um campo estabelecido. Instant Fusion não tem essa desvantagem, além de que comprá-la com um campo estabelecido é muito bom. Ela funciona como um removedor de manchas instantâneo para qualquer problema que estamos enfrentando. Podemos usar Castel para limpar um monstro ou Diamond Dire Wolf para limpar um backrow¹. As pessoas muitas vezes se voltam para alternativas simples como Twin Twister para matar backrow, mas Instant Fusion é muito melhor. Se você comprar Twin Twister quando ele não tiver nenhum card baixado, então será inútil. Se você comprar Instant Fusion quando ele tiver um card baixado, você pode destruí-lo com Dire Wolf. Se você comprar Instant Fusion quando ele não tiver um card baixado, você ainda pode fazer alguma coisa com ela.

Eu penso que o aumento de Solemn Strike no jogo está diretamente relacionado à diminuição da Instant Fusion no jogo. As pessoas podem usá-la para negar grandes Invocações-Pêndulo, porque não há muita ameaça do oponente fazer um Dire Wolf antes da Invocação-Pêndulo, se ele não tiver Instant Fusion no deck dele. Meu amigo Abe não poderia ter colocado melhor quando ele disse: "Todos os Cards de Armadilha tem o mesmo efeito. Todos eles dizem 'Negue a Invocação de Diamond Dire Wolf.'" Isto é comicamente preciso, mas apenas em decks que tem acesso ao Dire Wolf por alguns outros meios além da Invocação-Pêndulo, principalmente Instant Fusion.

Instant Fusion também adiciona a capacidade de avançar o seu estado de jogo. Ela pode fazer o King of the Feral Imps para buscar uma peça que faltava. Você pode buscar Lizardraw se você precisar de um escala alta ou Partnaga se você precisar de uma escala baixa. De qualquer maneira, você pode obter o que você precisa.

Se você comprar um card como Solemn Strike, ele tem que ser um card defensivo não importando o ponto do jogo em que você o compra. Se você comprar um card como Twin Twister ou Raigeki, ele tem que poder remover, mesmo que o momento não seja oportuno para remover algo. Se você comprar um card com uma escala adicional, ele tem que ser a escala que falta. Se em vez disso, você usar menos de cada um desses tipos de card e usar mais cópias de Instant Fusion, você terá um card que funciona como remoção se você precisar de remoção, na forma de Dire Wolf, defesa quando você precisar de defesa, na forma de Traptrix Rafflesia, e qualquer escala quando você precisar, na forma de King of the Feral Imps. Instant Fusion é exatamente o que você quer em todos os momentos do jogo. Não faz sentido tirá-la porque ela será um card morto no início do jogo, porque você está colocando cards que são do mesmo jeito mortos e com mais frequência porque eles só serão bons em cenários específicos. O que acontece quando você compra Solemn Strike sem ter um campo? Ou Twin Twister ao invés de uma escala? Se você tivesse um card como Instant Fusion você teria um card que é bom em todos os momentos do jogo e em muitos cenários diferentes. Pense por si mesmo e não deixe o pensamento coletivo dominar os seus pensamentos.

Esta é exatamente a definição de um tipo de card que você quer estourar o limite de cópias.



Espero que tenha gostado desta postagem. Se tiverem qualquer dúvida, comentem. Até a próxima!

Abraço!!! o/


Artigo em inglês: An Argument for Instant Fusion.

¹ Backrow é um termo usado pelos jogadores, e refere-se aos Cards de Magia & Armadilha Baixados no campo. Em tradução livre, seria algo como linha de trás.

Autor: Guto Seiya.

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