Hoje eu trago para vocês mais um artigo do site The Organization. Neste artigo, iremos entender como funcionam os efeitos de Invocação-Normal adicional. Existem diferenças fundamentais para cada tipo de efeito que tem esta finalidade, e que nem todo mundo conhece.
Como os efeitos de Invocação-Normal funcionam?
Hoje eu estou aqui para ajudar vocês a entenderem os efeitos que permitem que você Invoque por Invocação-Normal mais de uma vez por turno. Alguns Decks populares como Evilswarm e Harpie (e mais recentemente, Monarch) usam esses efeitos, então é uma boa ideia saber como eles funcionam.
O objetivo deste artigo é falar de todas as diferentes formas que você pode ter mais do que uma Invocação-Normal ou Baixar por turno, e como elas interagem com as outras. Os duelistas gostam de perguntar "minhas Tensus acumulam?" ou "eu posso acumular Castor e Kerykeion?". Se você for um desses duelistas, leia isto.
Então, basicamente, ao olhar as regras, nós podemos organizar esses efeitos em três grupos com uma definição comum de regras.
Estes dois cards aumentam o limite normal de quantas Invocações-Normais/Baixar você tem permissão de fazer em um turno. É como os monstros que geralmente podem atacar somente uma vez por Fase de Batalha, mas monstros como Cyber Twin Dragon podem atacar duas vezes normalmente. Ambos definem o limite para um número fixado. Se você usar Double Summon, esse número será 2. Se você usar Chain Summoning, esse número será 3. Isto significa que se você usar 2 cópias de Double Summon, você ainda só poe realizar 2 Invocações-Normais/Baixar por turno. Se você usar Double Summon e Chain Summoning no mesmo turno, você terá 3 Invocações (o número maior entre os dois), não 5. Resumindo, estes efeitos serão acumulados com os dois últimos grupos, mas não com eles mesmos.
Essa é uma bela lista, não é? Esses efeitos lhe dão 1 Invocação-Normal (ou Baixar) adicional entre todos eles. Isso significa que não acumulam entre si. No entanto, eles se acumulam com o Grupo 1. Então, se você ativar Double Summon e o efeito de Swap Frog, você pode Invocar por Invocação-Normal/Baixar duas vezes normalmente, e além disso, Invocar um monstro "Frog" por Invocação-Normal. Você também não é obrigado a realizar essas ações em nenhuma ordem específica. Por exemplo, você pode usar Fire Formation - Tensu no começo do seu turno, e usar a Invocação-Normal adicional concedida por ele para Invocar algo como Brotherhood of the Fire Fist - Bear por Invocação-Normal. Depois, mesmo se Tensu não estiver mais no campo (Bear pode ou não ser o responsável aqui), você ainda terá sua Invocação regular.
Por último, mas não menos importante. Esses efeitos podem quase ser considerados como Invocações-Especiais que apenas contam como Invocações-Normais. Com isso eu quero dizer que você pode fazê-los quantas for capaz, independente dos limites usuais. Você pode acumulá-los com eles mesmos, e com os outros grupos. Você pode Invocar nove Gadgets em um turno com o falecido Ultimate Offering, ou todos os HUNDERS da sua mão de uma vez. No entanto, com Sombre, Kerykeion e Dancer isso é mais teórico, porque cada um afirma que seus efeitos só podem ser usados uma vez por turno (entre cada cópia).
Além disso, estes, diferentes dos outros, realizam uma Invocação-Normal quando o efeito resolve. Você não pode ativar o efeito e depois decidir Invocar em algum momento aleatório, mais tarde no mesmo turno.
Finalmente chegamos ao último artigo da nossa série Desmistificando Regras. Nós encerraremos a série olhando várias áreas de regras diversas: O Estado do Duelo, Verificações, e finalmente, um tópico misterioso...
O estado do duelo é o posicionamento de cada card conhecido por qualquer duelista. Naturalmente, isto muda conforme os duelistas compram cards e fazem jogadas.
Observe que a ordem do deck é aleatória, então sua ordem não faz parte do estado do duelo (exceto se coisas como Plaguespreader Zombie são usadas para colocar um card no topo do Deck). Então, se eu embaralhar o deck, o estado do duelo não é quebrado. Observe que o 'conhecimento de cards' também não faz parte do estado do duelo: se eu revelar um card na minha mão ou um card Baixado sem motivo, então o estado do duelo não é quebrado.
Se o estado do duelo não pode ser fixado de uma forma que ambos os duelistas podem confirmar, o estado do duelo é irreparável. Vamos ver alguns exemplos.
Duelista A tem 5 cards em sua mão (e o Duelista B não sabe quais são eles). Duelista A compra um card ilegalmente, e depois embaralha sua mão, e o Duelista B não sabe que card o Duelista A comprou.
Não há nenhuma forma do Duelista B confirmar que o Duelista A irá devolver o card certo de volta ao seu deck para fixar o estado do duelo, então isto é irreparável.
Duelista A envia 3 cards do topo do seu deck para o Cemitério durante a Fase Final devido ao efeito de um monstro Lightsworn, quando o Duelista B o lembra que a Skill Drain (já com a face para cima) deveria negá-lo.
Os 3 cards enviados podem ser vistos por ambos os jogadores e colocados de volta, então isto é reparável.
As políticas da Konami afirmam que cards enviados/comprados acidentalmente devem ser revelados à ambos os duelistas e depois devolvidos ao topo do deck sem embaralhá-lo. Isto também se aplica ao segundo caso acima: O Duelista A deve devolver os 3 cards para o topo do deck na ordem correta.
Geralmente, se um único duelista for o culpado por criar o estado do duelo irreparável, ele receberá um Game Loss. Existem mais detalhes e exemplos no Guia de Penalidades da Konami, em "Estado do Duelo".
Verificação
Aparentemente, Mind Crush não diz nada sobre olhar a mão do oponente: Declare 1 nome de card; se esse card estiver na mão do seu oponente, ele deve descartar todas as cópias dele, caso contrário, você descarta 1 card aleatório.
No entanto, depois de ativar Mind Crush, um duelista pode verificar a mão do oponente, para verificar se ele não tem mais nenhuma cópia sobrando para descartar.
Por exemplo, suponha que eu uso Mind Crush e meu oponente descarta 1 Upstart Goblin. Se as outras duas cópias ainda não foram contabilizadas (por exemplo, elas não estão no Cemitério, ou elas ainda não foram reveladas estando no Deck), então eu posso verificar dua mão para ver se ele tem mais alguma para descartar.
Se todas as cópias possíveis foram contabilizadas, então a verificação não é necessária. Por exemplo, eu ativo Mind Crush, e meu oponente descarta (alegremente) todas as 3 cópias de Grapha, Dragon Lord of Dark World, então eu não poderia verificar a mão do meu oponente, porque ele não poderia ter mais nenhum Grapha nela. Da mesma forma, se eu ativar Mind Crush e declarar um card Proibidom ou o nome de um card que se encontra no Deck Adicional (ambas são coisas válidas para declarar, desde que sejam nomes de cards), então, uma vez que é impossível ter os cards na mão, uma verificação não seria necessária.
Para a verificação em si, a única opção permitida é que o oponente revele sua mão inteira. Ele não pode revelar parte dos cards, mostrar cards do deck etc. Uma vez que seu oponente revelou a mão dele, todos os cards nela são de conhecimento público naquele momento, e o duelista pode ler os cards no seu próprio ritmo (mas não pode tomar qualquer nota de quais são eles).
Uma verificação também é realizada quando efeitos ativam, mas não resolvem. Por exemplo, suponha que Eclipse Wyvern é enviado para o Cemitério: Se este card for enviado para o Cemitério: bana 1 monstro de LUZ ou de TREVAS do Tipo Dragão de Nível 7 ou mais do seu Deck.
Se o duelista não tiver nenhum Tipo Dragão para banir, o oponente pode verificar o deck desse duelista para comprovar isto.
Da mesma forma, seu oponente pode verificar seu deck se você ativar Reinforcement of the Army, mas em seguida você perceber que você não tem nenhum Tipo Guerreiro no seu deck: Adicione 1 monstro do Tipo Guerreiro de Nível 4 ou menos do seu Deck à sua mão.
Uma vez que a ativação foi inicialmente ilegal, Reinforcement of the Army seria devolvida à sua mão (e você receberia um Warning por tentar uma ativação ilegal).
E agora é a hora do tópico misterioso, o último tópico desta série...
Modificadores de ATK
Boas notícias, pessoal! Modificadores de ATK estão recebendo o tratamento Desmistificando Regras!
Eu acredito que os conceitos básicos dos Modificadores de ATK não são tão difíceis como eles parecem. Dito isto, eles ainda são difíceis de entender. Nós vamos desmontá-los e passar por eles lentamente, mas você terá que se concentrar enquanto lê.
Em todos os momentos, os monstros tem ambos um ATK original e um ATK atual. O ATK de um monstro é o seu ATK original, a não ser que um card ou efeito modifique-o.
Então, que tipos de modificadores de ATK existem? Os tipos principais são os seguintes:
- Aplicado Continuamente
Esses são modificadores que estão, bem, aplicando continuamente. Por exemplo, o efeito de aumento de ATK da (Magia Contínua) Fire Formation - Tenki é aplicado continuamente: Todos os monstros do Tipo Besta-Guerreira que você controla ganham 100 de ATK.
A frase 'aplicando continuamente' lhe diz tudo que você precisa saber, de verdade. Se um monstro do Tipo Besta-Guerreira se torna não afetado por efeitos de Magia/Armadilha, o aumento de Tenki iria parar de aplicar.
- Duradouro
Esses são modificadores que permanecem depois que um efeito resolve. Por exemplo, suponha que eu use Ego Boost em um monstro: Quando um monstro declarar um ataque: escolha 1 monstro com a face para cima no campo; ele ganha 1000 de ATK até o final da Fase de Batalha.
Elo 1 da Corrente: Ego Boost Resolvendo a Corrente: Ego Boost resolve, aumentando o ATK do alvo.
O efeito de Ego Boost permanece depois que a Corrente resolver. Mesmo se o monstro se tornar não afetado por efeitos de Magia/Armadilha depois que Ego Boost resolver, ele NÃO irá perder seus 1000 de ATK, porque Ego Boost já foi aplicado ao monstro.
Aumentos duradouros e aplicados continuamente funcionam de forma oposta, por isso é importante ser capaz de determinar qual é qual.
Para Magias e Armadilhas Contínuas com efeitos que ativam e modificam ATK, muitas vezes nós podemos dizer do card se a modificação de ATK permanece ou aplica continuamente depois que o efeito resolve. Por exemplo, vamos ver o efeito de Fire Formation - Tensen: Quando este card for ativado: escolha 1 monstro do Tipo Besta-Guerreira que você controla; ele ganha 700 de ATK até a Fase Final. (Este ganho de ATK permanece mesmo que este card deixe o campo.)
A frase entre parênteses nos diz que este efeito permanece depois que ele aplica.
Para efeitos de monstro que iniciam uma Corrente e modificam ATK, se o efeito de monstro só pode modificar ele mesmo, então ele é aplicado continuamente.
Por exemplo, pegue Number 17: Leviathan Dragon: Uma vez por turno: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card; este card ganha 500 de ATK.
Efeitos que definem o ATK original do monstro na Invocação também caem nesta categoria. Um exemplo clássico é Beast King Barbaros: Você pode Invocar este card por Invocação-Normal/Baixar sem oferecer Tributo, mas seu ATK original se torna 1900.
Por isso, se Effect Veiler ou Skill Drain forem usados para negar os efeitos de Leviathan Dragon depois que seu efeito resolver ou forem usados em Barbaros em qualquer momento depois da sua Invocação-Normal, então seus efeitos iriam parar de aplicar, e seus ATKs seriam revertidos ao seus originais.
Por outro lado, se o efeito pode aplicar à outros monstros, a modificação deve ser duradoura. Por exemplo, pegue Number 20: Giga-Brilliant: Uma vez por turno: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card; todos os monstros com a face para cima que você controla atualmente ganham 300 de ATK.
O efeito de Brilliant pode afetar outros monstros. Se Skill Drain ou Breakthrough Skill for usado depois que o efeito de Brilliant resolver, então o aumento permaneceria, tanto em si mesmo como nos outros monstros afetados.
Agora, a última categoria de modificadores de ATK:
- Congelante
Esses são modificadores que fazem o ATK de um monstro 'se tornar' algo.
Efeitos que (iniciam uma Corrente e) reduzem pela metade, dobram, ou 'mudam' o ATK também caem nesta categoria. No entanto, efeitos que aplicam continuamente, efeitos que mudam o ATK original, e esses que trocam o ATK com a DEF, tem interações mais complicadas, e neste artigo, não serão referidos nesta categoria.
Um exemplo simbólico é o efeito de Heroic Champion - Excalibur: Uma vez por turno: você pode desassociar 2 Matérias Xyz deste card; o ATK deste card se torna o dobro do seu ATK original até a próxima Fase Final do seu oponente. 2000/2000
Efeitos congelantes são chamados assim por um motivo: eles 'congelam' o ATK no seu valor especificado. As conexões que quaisquer modificadores aplicando anteriormente tinham nesse monstro são quebradas.
Vamos ver isso em ação imediatamente. Suponha que eu Invoco Excalibur por Invocação-Xyz enquanto meu oponente controla Apoqliphort Towers: Todos os monstros Invocados por Invocação-Especial perdem 500 de ATK e DEF.
(Este é claramente um efeito aplicado continuamente.)
Excalibur terá 1500 de ATK depois da Invocação-Xyz. Mas se eu ativar o seu efeito, ele se tornará 4000. Ele não será reduzido à 3500. O efeito congelante quebra a conexão do efeito de Towers em Excalibur, mesmo que o efeito de Towers seja aplicado continuamente!
Depois que o efeito de Excalibur acabar (mas esse Towers ainda estiver no campo), seu ataque descongela: ele irá reverter ao seu ATK original de 2000, e depois o efeito de Towers reaplicará, uma vez que ele é um modificador aplicado continuamente. Quaisquer efeitos duradouros não seriam reaplicados - se Ego Boost foi usado em Excalibur para dar-lhe 1000 de ATK antes de Excalibur usar o seu efeito, Excalibur retornaria para 2000, e não 3000.
Estranho, não é? Mas isso é como os efeitos de congelamento funcionam no geral.
O efeito de Gale diz o seguinte: Uma vez por turno: você pode escolher 1 monstro com a face para cima que seu oponente controla; o ATK e DEF do alvo se tornam metade do ATK e DEF atuais.
(O efeito de Gale congela o ATK do monstro na metade do seu ATK atual.)
Tragoedia tem ? de ATK, e seu efeito diz o seguinte: Este card ganha 600 de ATK e DEF para cada card na sua mão.
(Este é outro efeito aplicado continuamente.)
Meu oponente tem 6 cards na mão. Eu ativo o efeito de Gale. Depois, eu encerro e ele compra um card pela sua Fase de Compra. Qual é o ATK de Tragoedia agora?
Vamos ver isso passo a passo. 6 cards na mão significa que Tragoedia tinha inicialmente 3600 de ATK. Então, o efeito de Gale congelou o ATK de Tragoedia em 1800. Lembre-se que congelamento quebra as conexões de quaisquer modificadores de ATK aplicados continuamente... incluindo o próprio efeito de Tragoedia! Por isso, mesmo depois que meu oponente compra um card, e não importa quantos cards meu oponente comprar e descartar, o ATK de Tragoedia estará preso em 1800!
Existem modificadores e interações muito mais complicadas. Posso contar nos dedos de uma mão as pessoas que serão capazes de explicar as coisas das escuras profundezas das regras de Shrink. No entanto, como de costume, não precisamos nos preocupar com elas. Se necessário, você pode consultar artigos mais avançados e perguntar em fóruns respeitáveis.
Hora do Quiz!
(1) Eu ativo Pot of Duality e revelo 3 cards, adicionando 1 deles à minha mão e embaralhando os outros de volta no Deck. Depois, percebo meu Mistake: Nenhum duelista pode adicionar cards do seu Deck à sua mão exceto comprando-os.
A ativação de Pot of Duality foi legal? Se não, como o estado do duelo deve ser reparado?
(2)The White Stone of Legend é enviado para o meu Cemitério, e eu ativo seu efeito: Quando este card for enviado para o Cemitério: adicione 1 "Blue-Eyes White Dragon" do seu Deck à sua mão.
No entanto, eu percebo depois que eu não tenho nenhum Blue-Eyes White Dragon restando no meu Deck - todas as 3 cópias estão no Cemitério. Eu preciso revelar meu Deck para o meu oponente?
(3) Na questão acima, a ativação do efeito de The White Stone of Legend foi correta em primeiro lugar?
(4) Suponha que eu controlo a Magia Contínua Fire Formation - Tenki, e Invoco Bujin Yamato (com 1800 de ATK original). Suponha que eu quero usar Bujingi Crane quando eu atacar com ele: Todos os monstros do Tipo Besta-Guerreira que você controla ganham 100 de ATK.
Durante o cálculo de dano (no turno de qualquer duelista), se um monstro "Bujin" do Tipo Besta-Guerreira que você controla batalhar um monstro do oponente: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério; apenas durante esse cálculo de dano, o ATK do seu monstro se torna o dobro do seu ATK original.
Qual será o ATK de Yamato depois que o efeito de Crane resolver? Qual será o ATK de Yamato depois que o efeito de Crane desaparecer?
Spoiler:
Respostas do Quiz
(1) A ativação foi ilegal, e os cards revelados devem ser todos colocados de volta no topo do Deck, na ordem correta A Política da Konami afirma que os cards revelados acidentalmente são mostrados à ambos os duelistas e colocados de volta na ordem correta, sem embaralhar o Deck.
(2) O Deck não deverá ser revelado Todos os 3 Blue-Eyes são de conhecimento público, então a verificação não é necessária.
(3) Ela foi legal O efeito de White Stone é obrigatório, então pelo princípio dos efeitos obrigatórios (do último artigo), uma vez que sua ativação não estiver sendo explicitamente impedida, ele deve ativar.
(4) 3600, 1900 O efeito de Crane congela o ATK de Yamato em 3600. O efeito de Tenki não se aplica por cima disso, já que sua conexão com Yamato já foi cortada. Então, uma vez que o aumento de Tenki é aplicado continuamente, ele começará a aumentar o Yamato de novo depois que o efeito de Crane desaparecer e o ATK de Yamato descongelar.
E aqui concluímos a série! Se você nos acompanhou através de cada artigo, você pode pegar o seu Diploma de Regras no portão. Você merece.
Eu espero que a série tenha sido uma leitura agradável! Eu certamente gostei de escrever isso para vocês!
Hoje, continuaremos com a nossa série Desmistificando Regras. Neste artigo, vamos usar a linguagem de 'tentativas' para estudar várias regras à respeito de quando ações e ativações são legais.
Desmistificando Regras, Parte 11: Legalidade de Movimento
Fossil Dyna Pachycephalo pode ser usado para uma Invocação-Xyz?
O efeito (de interesse) de Fossil Dyna Pachycephalo diz o seguinte: Nenhum duelista pode Invocar monstros por Invocação-Especial.
Se nós lemos como "Nenhum duelista pode 'tentar' Invocar monstros por Invocação-Especial", então torna-se claro porque você não pode usar Fossil Dyna para uma Invocação-Sincro ou Xyz, ou como um Tributo para uma Invocação-Especial - mesmo que essas ações removeriam Fossil Dyna do campo, você não pode sequer tentá-las enquanto Fossil Dyna estiver com a face para cima.
Se uma Invocação-Especial for negada, Pot of Duality pode ser ativado depois?
Duality tem esta frase: Você não pode Invocar por Invocação-Especial durante o turno em que ativar este card.
Novamente, o fator importante aqui é se uma Invocação-Especial foi realmente 'tentada' ou não. Duality não pode ser ativado se uma Invocação-Especial foi tentada nesse turno.
Para Invocações-Especiais que não ocorrem enquanto uma Corrente está resolvendo, se a Invocação for negada ou não, a Invocação-Especial ainda é considerada tentada. Então por exemplo, mesmo se uma Invocação-Xyz for negada por Solemn Warning, Duality não pode ser usado depois no turno.
Para Invocações-Especiais que ocorrem durante a resolução de uma Corrente, se a ativação do efeito for negada, então a Invocação-Especial NÃO foi tentada. Caso contrário, a Invocação-Especial ainda é tentada.
Por exemplo, suponha que o efeito de Summoner Monk ative: Uma vez por turno: você pode descartar 1 Card de Magia; Invoque por Invocação-Especial 1 monstro de Nível 4 do seu Deck, mas esse monstro não pode atacar neste turno.
Se Solemn Warning negar a ativação de Summoner Monk, então Duality poderia ser ativado depois. No entanto, se Effect Veiler foi usado apenas para negar o efeito, Duality não poderia ser ativado depois.
Gozen Match / Rivalry of Warlords
Gozen Match diz o seguinte: Cada duelista só pode controlar 1 Atributo de monstro. Envie todos os outros monstros com a face para cima que eles controlam para o Cemitério.
Semelhante ao caso de Fossil Dyna Pachycephalo, você não pode tentar a Invocação-Xyz, digamos, de um monstro de TERRA, usando seus dois monstros de TREVAS. Isso seria uma tentativa direta de controlar um Atributo de monstro diferente.
Vamos direto ao princípio dos custos: "Se você não pode pagar o custo, você não pode ativar o efeito".
Muitas vezes, um card como Masked HERO Dark Law é o culpado: Qualquer card enviado para o Cemitério do seu oponente, em vez disso, é banido.
Enquanto Dark Law estiver com a face para cima no lado do campo do seu oponente, não há nenhuma forma de enviar um card da sua mão para o Cemitério com sucesso.
Agora, vamos ver o efeito de Effect Veiler: Durante a Fase Principal do seu oponente: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério e, depois, escolher 1 Monstro de Efeito com a face para cima que seu oponente controla; até o final deste turno, negue os efeitos desse monstro com a face para cima (este é um Efeito Rápido).
O custo de Effect Veiler é enviá-lo para o Cemitério, mas enquanto Dark Law estiver com a face para cima, se você fosse tentar enviar Effect Veiler para o Cemitério, ele nunca chegaria lá. Você não pode pagar o custo de Effect Veiler, então você não pode ativar o efeito.
Se o card não precisa especificamente ser enviado para o Cemitério (por exemplo, se ele apenas precisa ser oferecido como Tributo ou ser descartado), então seu efeito ainda pode ser ativado.
Princípio dos Efeitos Obrigatórios
O princípio dos efeitos obrigatórios é: "Efeitos obrigatórios sempre ativam, a não ser que sejam explicitamente impedidos". Por exemplo, o efeito de Sangan para buscar no Deck quando ele é destruído ainda seria ativado quando Thunder King Rai-Oh o destruísse em batalha. Quando este card for enviado do campo para o Cemitério: adicione 1 monstro com 1500 ou menos de ATK do seu Deck à sua mão.
Nenhum duelista pode adicionar cards do Deck dele para a mão dele exceto ao comprá-los.
É claro que, se Rai-Oh estiver com a face para cima no momento da resolução, o efeito de Sangan irá resolver sem adicionar um card.
No entanto, se Majesty's Fiend estiver com a face para cima, o efeito de Sangan não seria ativado: Efeitos de monstros não podem ser ativados.
Descartando e Invocando o descarte por Invocação-Especial com Lumina, Lightsworn Summoner
Uma pergunta comum é se este efeito pode ser usado para descartar um monstro Lightsworn de Nível 4 ou menos, e depois Invocar o mesmo monstro por Invocação-Especial.
O efeito de Lumina em questão diz o seguinte: Uma vez por turno: você pode descartar 1 card e, depois, escolher 1 monstro "Lightsworn" de Nível 4 ou menos no seu Cemitério; Invoque o alvo por Invocação-Especial.
Agora, se seu Cemitério estiver vazio (de monstros Lightsworn), você não pode tentar ativar o efeito, mesmo se você prometer descartar um monstro Lightsworn. O jogo não permite que você faça isso.
No entanto, se você já tiver um monstro Lightsworn no Cemitério, então você PODE fazer isto. A ativação é legal, então você pode descartar um monstro Lightsworn e, uma vez que você 'depois' escolhe um alvo, você pode escolher o monstro descartado neste momento.
Mais Regras
Esta seção é para uma variedade de regras diversas sobre a legalidade de ativação. Ao estudá-las, nós podemos começar a construir uma compreensão de quando nós podemos e não podemos ativar coisas.
Aqui estão algumas regras sobre coisas que você não pode fazer:
- Você NÃO PODE ativar Bottomless Trap Hole enquanto Imperial Iron Wall já estiver com a face para cima. Isto é porque você não pode tentar banir enquanto Imperial Iron Wall estiver ativa. Observe que a conjunção de BTH ('e, se isso acontecer', neste caso) não é relevante aqui. Conjunções nos dizem como resolver efeitos, e nada sobre legalidade de ativação.
- Você NÃO PODE ativar Mind Crush se você não tiver um card na sua mão, mesmo se você 'sabe' que você vai declarar o card correto. Isto é porque, se acontecer algo na mão do seu oponente para não ter cards na resolução, você não seria capaz de tentar descartar nada.
- Você NÃO PODE ativar Dark Hole se o campo estiver vazio Isto é porque você não teria nada para tentar destruir.
Agora, aqui estão algumas regras que nos dizem o que nós podemos fazer:
- Você PODE ativar os efeitos de monstros (e pagar o custo para ativar os efeitos) enquanto seus efeitos estiverem sendo negados por Skill Drain ou Effect Veiler. Esta regra está nos dizendo que mesmo que você saiba que seus efeitos serão negados no momento da resolução, você ainda pode tentar ativar seus efeitos (isto foi mencionado no último artigo).
- Você PODE ativar o efeito de Divine Wrath para negar o efeito de um monstro no Cemitério. Esta regra está nos dizendo que mesmo que um card não possa ser destruído, você ainda pode tentar fazer isso.
- Você PODE ativar Bottomless Trap Hole em Beelze of the Diabolic Dragons. Esta regra está nos dizendo que mesmo que um card não possa ser destruído, você ainda pode tentar destruí-lo.
- Você PODE ativar Bottomless Trap Hole em Apoqliphort Towers. Semelhante à regra acima, essa também está nos dizendo que mesmo que um card não possa ser afetado por efeitos de Armadilha, você ainda pode tentar usar Armadilhas nele.
- Você PODE ativar Foolish Burial enquanto Macro Cosmos estiver com a face para cima. Esta regra está nos dizendo que enquanto todos os cards estiverem sendo banidos em vez de serem enviados para o Cemitério, você ainda pode tentar enviar cards para o Cemitério como parte de um efeito. Mas lembre-se do princípio dos custos, que você não pode tentar fazer isso para pagar um custo.
Há mais em legalidade de movimento que nós não tratamos aqui, e pode ficar bastante complicado se você tentar se aventurar além dos casos que cobrimos aqui. Para casos mais complicados, é melhor consultar um artigo mais especializado ou verificar as regras caso a caso.
Hora do Quiz!
(1) Quais dos seguintes efeitos de monstro podem ser ativados enquanto Macro Cosmos estiver com a face para cima?
- Artifact Lancea Durante o turno do seu oponente, você pode oferecer este card como Tributo da sua mão ou com a face para cima no seu lado do campo; nenhum duelista pode banir cards pelo resto deste turno (esse é um Efeito Rápido).
- Este efeito de Nekroz of Valkyrus Quando um monstro do oponente declarar um ataque: você pode banir 1 card "Nekroz" do seu Cemitério e descartar este card; negue o ataque e, depois, encerre a Fase de Batalha.
- O efeito de Harpie Queen Você pode descartar este card para o Cemitério; adicione 1 "Harpies' Hunting Ground" do seu Deck para a sua mão.
- O efeito de Maxx "C" Durante o turno de qualquer duelista: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério; neste turno, sempre que seu oponente Invocar um ou mais monstros por Invocação-Especial, imediatamente compre 1 card.
(2) Quais das seguintes formas para Invocar o Number 39: Utopia por Invocação-Xyz são legais?
- Usando 2 Numeral Hunter Nenhum duelista pode Invocar Monstros Xyz "Number" por Invocação-Especial.
- Usando 2 Tipos Besta com Rivalry of Warlords com a face para cima Cada duelista só pode controlar 1 Tipo de monstro.
- Invocando por Invocação-Xyz depois que a ativação do efeito de Cardcar D foi negada por Divine Wrath. Durante a sua Fase Principal 1, se este card foi Invocado por Invocação-Normal neste turno: você pode oferecer este card como Tributo; compre 2 cards e, depois, essa se torna a Fase Final deste turno. Você não pode Invocar por Invocação-Especial durante o turno em que ativar este efeito.
(3) Quais dos seguintes efeitos podem/iriam ser ativados enquanto Koa'ki Meiru Drago estiver com a face para cima? (suponha que o duelista só tenha monstros de LUZ e de TREVAS no seu Cemitério). Nenhum duelista pode Invocar por Invocação-Especial monstros de LUZ ou de TREVAS.
- O efeito de Light and Darkness Dragon Quando este card for destruído e enviado para o Cemitério: escolha 1 monstro no seu Cemitério (se possível); destrua todos os cards que você controla e, além disso, Invoque esse monstro por Invocação-Especial (se houver).
- Book of Life Escolha 1 monstro do Tipo Zumbi no seu Cemitério e 1 monstro no Cemitério do seu oponente; Invoque por Invocação-Especial o primeiro alvo e, além disso, bana o segundo alvo.
- Faustian Bargain em Koa'ki Meiru Drago (só com monstros de LUZ e de TREVAS na mão) Envie 1 monstro Invocado por Invocação-Especial em qualquer lado do campo para o Cemitério e Invoque por Invocação-Especial 1 Monstro Normal de Nível 4 ou menos da sua mão.
(4) Em quais das seguintes circunstâncias você pode ativar Stellarnova Alpha? Quando um Card de Magia/Armadilha ou um efeito de monstro for ativado: envie 1 monstro "tellarknight" com a face para cima que você controla para o Cemitério; negue a ativação e, se isso acontecer, destrua esse card e, depois, compre 1 card.
- Para negar o efeito de Necro Gardna no Cemitério Durante o turno seu oponente: você pode banir este card do seu Cemitério; negue o próximo ataque, neste turno, de um monstro que seu oponente controla (este é um Efeito Rápido).
- Enquanto seu oponente controlar Protector of the Sanctuary Seu oponente não pode comprar cards exceto durante as Fases de Compra.
- Para negar o efeito de Evolzar Solda (com 2 Matérias Xyz) Este card não pode ser destruído por efeitos de card enquanto tiver Matérias Xyz. Quando seu oponente Invocar um ou mais monstros por Invocação-Especial: você pode desassociar 1 Matéria Xyz deste card; destrua esse(s) monstro(s).
- Enquanto Royal Decree estiver com a face para cima Negue todos os outros efeitos de Cards de Armadilha no campo.
- Para negar o efeito de Ryko, Lightsworn Hunter virado com a face para cima durante a Etapa de Dano VIRE: Aplique esses efeitos em sequência. ● Você pode escolher 1 card no campo; destrua o alvo. ● Envie os 3 cards do topo do seu Deck para o Cemitério.
Spoiler:
Respostas do Quiz
(1) Os efeitos de Artifact Lancea e Nekroz of Valkyrus Lancea e Valkyrus só precisam ser oferecidos como Tributo e descartados, respectivamente, então seus efeitos podem ser legalmente ativados, enquanto que Harpie Queen e Maxx "C" especificam o Cemitério, então seus efeitos não podem, sob o princípio dos custos.
(2) Invocando por Invocação-Xyz depois que a ativação do efeito de Cardcar D foi negada por Divine Wrath. Numeral Hunter e Rivalry of Warlords bloqueiam até mesmo quaisquer tentativas de Invocar por Invocação-Especial um Number ou que não seja do Tipo Besta, respectivamente. Uma vez que a ativação do efeito de Cardcar D foi negada, é como se ela nunca tivesse acontecido, então a condição que impede Invocação-Especial não se aplica (lembre-se disso do último artigo).
(3) O efeito de Light and Darkness Dragon O efeito de LaDD é obrigatório, por isso deve ativar pelo princípio dos efeitos obrigatórios. Ambos Book of Life e Faustian Bargain tentam Invocar por Invocação-Especial, então não poderiam ser ativados. Observe que a conjunção "e, além disso" de Book of Life, assim como o fato de que Faustian Bargain iria enviar Drago para o Cemitério, são ambos irrelevantes para determinar a legalidade neste caso.
(4) Cada caso, exceto enquanto Protector estiver com a face para cima Alpha ainda pode ser ativado e tentar destruir Necro Gardna no Cemitério (como com Divine Wrath), assim como o Solda (como com Beelze e Bottomless). Ele também pode ser ativado sob Decree, embora o seu efeito seria negado (como com efeitos de monstro sob Skill Drain e Effect Veiler). E finalmente, lembre-se de artigos anteriores que Alpha pode ser ativado durante a Etapa de Dano, em virtude de ser uma Armadilha de Resposta. No entanto, quando Protector está com a face para cima, você não pode tentar comprar por Alpha, então você não pode ativá-lo.
Ativar um Card de Magia ou Armadilha é o ato de colocar o card em campo. Isto é diferente de ativar o efeito de um Card de Magia/Armadilha que já está com a face para cima.
Por que isso importa? Como um exemplo, vamos dar uma olhada em Solemn Warning: Quando um ou mais monstros seriam Invocados, OU quando um Card de Magia, Card de Armadilha, ou efeito de monstro for ativado que inclui um efeito que Invoque um ou mais monstros por Invocação-Especial: pague 2000 PV; negue a Invocação ou ativação e, se isso acontecer, destrua esse card.
Solemn Warning diz que pode negar a ativação de CARDS de Magia/Armadilha que podem Invocar. Solemn Warning não diz que pode negar a ativação de EFEITOS de Magia/Armadilha que Invocam.
Por que esta distinção é importante? Vamos ver o Card de Magia Contínuo Infernity Launcher: Uma vez por turno, você pode enviar 1 monstro "Infernity" da sua mão para o Cemitério. Se não houver nenhum card na sua mão, você pode enviar este card para o Cemitério para escolher até 2 monstros "Infernity" no seu Cemitério e Invocá-los por Invocação-Especial.
Suponha que Infernity Launcher já está com a face para cima, e eu ativo seu efeito. Meu oponente não pode negá-lo com Solemn Warning, porque eu não estou ativando um CARD de Magia/Armadilha.
No entanto, Mist Valley Apex Avian poderia negar o efeito de Invocação-Especial de Infernity Launcher, porque Apex Avian se refere somente à ativações de efeito, não ativações de card: Quando um efeito for ativado, você pode escolher 1 card "Mist Valley" com a face para cima que você controla. Devolva esse card "Mist Valley" para a mão do seu dono, negue a ativação do efeito, e destrua o card cujo efeito foi ativado.
Observe que quando você ativa um Card de Magia ou Armadilha, você também está ativando o efeito do card correspondente à essa ativação (mesmo se ativação não faz nada nesse momento, como muitas Magias de Campo). Então, Apex Avian ainda poderia negar a ativação de Magias de Campo (mesmo se a ativação em si não fizer nada), assim como Toon World: Pague 1000 PV;
Você só pode ativar 1 por turno / Você só pode usar 1 por turno
Existe uma diferença entre a frase de Pot of Duality: Você só pode ativar 1 "Pot of Duality" por turno.
E essa de Nekroz Mirror: Você só pode usar este efeito de "Nekroz Mirror" uma vez por turno.
Quando a ativação de um card ou efeito é negada, é como se ele nunca tivesse ativado. Então se a ativação de Duality for negada, outro poderia ser ativado nesse turno.
No entanto, o card/efeito ainda é considerado como 'usado'. Então se a ativação de Nekroz Mirror for negada, outro não poderia ser ativado.
Observe que isso não se aplica à efeitos 'Uma vez por turno'. Considere o efeito de Infernoid Patrulea: Uma vez por turno: você pode escolher 1 Card de Magia/Armadilha no campo; destrua-o. Este card não pode atacar no turno em que você ativar este efeito.
Se a ativação for negada, o efeito poderia não poderia ser ativado novamente. No entanto, o card poderia atacar nesse turno.
Negando Efeitos
Algo que é claro para qualquer um que jogou os jogos de video-game ou simuladores automáticos é a seguinte regra:
Efeitos se ativam e resolvem no mesmo lugar.
Efeitos não 'seguem o card para onde eles forem'. Por exemplo, se você controlar um Cardcar D: Durante a sua Fase Principal 1, se este card foi Invocado por Invocação-Normal neste turno: você pode oferecer este card como Tributo; compre 2 cards e, depois, essa se torna a Fase Final deste turno.
Você pode ativar seu efeito no campo e oferecer Cardcar D como Tributo.
Elo 1 da Corrente: Cardcar D, oferecendo à si mesmo como Tributo, como um custo.
Cardcar D agora está no Cemitério, mas o efeito em si foi ativado no campo e, portanto, resolve no campo.
Da mesma forma, os efeitos de 'armadilhas de mão' como Honest ativam na mão, e efeitos de card que banem a si mesmos do Cemitério como um custo ativam no Cemitério. Você pode visualizar este fenômeno como o efeito 'saindo' do card onde quer que você comece a ativar o efeito. Então o efeito flutua ali até o momento de resolver.
Por que isso importa? Vamos ver os textos de Skill Drain e Effect Veiler: Ative ao pagar 1000 Pontos de Vida. Os efeitos de todos monstros com a face para cima no campo são negados enquanto esses monstros estiverem com a face para cima no campo (mas seus efeitos ainda podem ser ativados).
Durante a Fase Principal do seu oponente: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério e, depois, escolher 1 Monstro de Efeito com a face para cima que seu oponente controla; até o final deste turno, negue os efeitos desse monstro com a face para cima (este é um Efeito Rápido).
Esses dois cards negam efeitos de maneira diferente.
Primeiramente, observe que nem Skill Drain ou Effect Veiler impedem um duelista de ativar efeitos de monstros em primeiro lugar. Por exemplo, o efeito de Cardcar D ainda pode ser ativado (e o custo de oferecê-lo como Tributo pago) enquanto Skill Drain estiver com a face para cima ou Effect Veiler estiver aplicando nele. A questão é se o efeito irá resolver com sucesso ou não.
Effect Veiler nega efeitos que ativam/resolvem no campo. Isto significa que se você usar Effect Veiler em Cardcar D, e depois Cardcar D for oferecido como Tributo pelo seu efeito, seu efeito será negado.
Skill Drain é diferente. Ele nega os efeitos de cards que estão com a face para cima no campo quando seu efeito resolve. Isto significa que se Skill Drain estiver com a face para cima, Cardcar D pode ativar e oferecer a si mesmo como Tributo, e uma vez que ele não está com a face para cima no campo quando seu efeito resolve, Skill Drain não irá negar o efeito e o efeito de Cardcar D irá resolver normalmente.
A maioria das coisas, como Forbidden Chalice e (ambos os efeitos de) Breakthrough Skill, negam como Effect Veiler faz. Coisas que negam como Skill Drain geralmente são efeitos que aplicam continuamente. Fiendish Chain e Lose 1 Turn são outros exemplos notáveis de cards que negam como Skill Drain faz.
Uma vez que você sabe como um card nega efeitos, você pode jogar com e contra eles apropriadamente.
Hora do Quiz!
(1) O efeito de um segundo Shaddoll Zefracore pode ser usado depois que a ativação do primeiro for negada? Se este card for Invocado por Invocação-Pêndulo ou enviado para o Cemitério: você pode escolher 1 card "Zefra" na sua Zona de Pêndulo, exceto "Shaddoll Zefracore"; Invoque-o por Invocação-Especial. Você só pode usar este efeito de "Shaddoll Zefracore" uma vez por turno.
(2) E se fosse este efeito de Sylvan Princessprout? Você só pode ativar cada efeito de "Sylvan Princessprout" uma vez por turno. ● Você pode oferecer este card como Tributo; escave o card do topo do seu Deck, envie-o para o Cemitério e, depois, você pode colocar no topo do seu Deck 1 monstro "sprout" do seu Cemitério.
(3) Quais dos seguintes efeitos podem negar a ativação do efeito de um Yang Zing Creation (um Card de Armadilha Contínuo) que está com a face para cima? Uma vez por turno, se um ou mais monstros que você controla forem destruídos em batalha ou por um efeito de card: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Yang Zing" do seu Deck. Você não pode Invocar monstros do Deck Adicional por Invocação-Especial, exceto Monstros-Sincro.
- Stellarnova Alpha Quando um Card de Magia/Armadilha ou um efeito de monstro for ativado: envie 1 monstro "tellarknight" com a face para cima que você controla para o Cemitério; negue a ativação e, se isso acontecer, destrua esse card e, depois, compre 1 card.
- Solemn Warning Quando um ou mais monstros seriam Invocados, OU quando um Card de Magia, Card de Armadilha, ou efeito de monstro for ativado que inclui um efeito que Invoque um ou mais monstros por Invocação-Especial: pague 2000 PV; negue a Invocação ou ativação e, se isso acontecer, destrua esse card.
- Infernoid Onuncu Uma vez por turno, durante o turno de qualquer duelista, quando um Card de Magia/Armadilha ou efeito for ativado: você pode oferecer 1 monstro como Tributo; negue a ativação e, se isso acontecer, bana esse card.
(4) Quais dos seguintes efeitos Shadow-Imprisoning Mirror irá negar? Negue todos os efeitos de monstro de TREVAS ativados no campo ou no Cemitério.
- Este efeito de Absolute King Back Jack: Durante o turno do seu oponente: você pode banir este card do Cemitério (este é um Efeito Rápido); escave o card do topo do seu Deck e, se for um Card de Armadilha Normal, Baixe-o no seu lado do campo. Caso contrário, envie-o para o Cemitério. Esse card Baixado pode ser ativado durante este turno.
- O efeito de Juragedo para Invocar a si mesmo por Invocação-Especial: Durante a Etapa de Batalha de qualquer duelista: você pode Invocar este card por Invocação-Especial da sua mão e, se isso acontecer, ganhe 1000 PV.
- O efeito de Juragedo para oferecer a si mesmo como Tributo: Durante o turno de qualquer duelista: você pode oferecer este card como Tributo e, depois, escolher 1 monstro com a face para cima que você controla; ele ganha 1000 de ATK até o final do próximo turno.
(5) Suponha que Fiendish Chain esteja negando os efeitos de Infernoid Pirmais: Uma vez por turno, durante o turno do seu oponente: você pode oferecer 1 monstro como Tributo e, depois, escolher 1 card no Cemitério do seu oponente; bana-o (este é um Efeito Rápido).
Este efeito de Infernoid Pirmais pode ser ativado para oferecer a si mesmo como Tributo? Ele irá banir o seu alvo com sucesso?
(6) E se Infernoid Pirmais for substituído por Nekroz of Valkyrus? Durante sua Fase Principal: você pode oferecer como Tributo até 2 monstros da sua mão e/ou do seu lado do campo e, se isso acontecer, compre o mesmo número de cards oferecidos como Tributo.
Spoiler:
Respostas do Quiz
(1) Não Você só pode usar o efeito de 1 Zefracore por turno, e mesmo se você negar a ativação, o efeito ainda é considerado usado.
(2) Sim Você só pode ativar o efeito de 1 Princessprout por turno, então se você negar a ativação do primeiro, outro pode ser ativado.
(3) Apenas o efeito de Onuncu Stellarnova Alpha e Warning só podem negar as ativações de Cards de Magia/Armadilha. Eles não podem negar as ativações de efeitos de Magia/Armadilha. No entanto, o efeito de Onuncu pode negar as ativações de cards ou efeitos de Magia/Armadilha.
(4) O efeito de Back Jack e o efeito de oferecer Tributo de Juragedo Esses efeitos ativam no Cemitério e no campo respectivamente, apesar de que o card acaba em um lugar diferente de quando seus custos foram pagos. Da mesma forma, o efeito de Invocação-Especial de Juragedo ativa e resolve na mão.
(5) O efeito de Pirmais pode ser ativado e irá banir seu alvo Fiendish Chain só nega efeitos de cards que estão com a face para cima no campo quando seus efeitos resolvem, semelhante à Skill Drain. Pirmais oferece a si mesmo como Tributo como um custo, então ele não estará com a face para cima.
(6) O efeito de Valkyrus pode ser ativado, mas ele não será capaz de oferecer Tributo Oferecer Tributo é parte do efeito. Assumindo que Valkyrus estará com a face para cima quando seu efeito resolver, Fiendish irá negá-lo.
Hoje eu vou trazer para vocês a tradução de um artigo, postado originalmente por um membro dos fóruns do Dueling Network, explicando completamente as mecânicas de Fase de Apoio e Fase Final. Se dois efeitos ativam durante a Fase Final, qual acontece primeiro, qual acontece por último, e por quê? Leia este artigo e descubra.
Mecânicas de Fase
Às vezes, vários efeitos precisam ativar em uma Fase ou Etapa, como os efeitos de mill dos monstros Lightsworn, ou às vezes, ambos os duelistas querem usar um efeito rápido como Super Rejuvenation. Como a ordem é determinada?
Especificamente, este material se aplica à Fase de Apoio, Fase Final e Etapa Final da Fase de Batalha, onde Efeitos de Gatilho normalmente querem ativar. Efeitos Rápidos não funcionam bem dessa forma - eles são melhores compreendidos de acordo com os princípios do Tempo de Efeito Rápido.
A Estrutura
Depois que a Fase começar, siga esses passos:
O Duelista do Turno (DT) pode ativar/terminar qualquer efeito (apropriado) ou passar para o outro duelista
O Oponente do Duelista do Turno (ODT) pode ativar/terminar qualquer efeito ou passar de volta para o DT
O DT precisa ativar/terminar quaisquer efeitos obrigatórios, se houver
O ODT precisa ativar/terminar quaisquer efeitos obrigatórios, se houver
O DT pode ativar/terminar qualquer efeito opcional
O ODT pode ativar/terminar qualquer efeito opcional
O DT descarta para o limite do tamanho de mão, se for o caso
Quaisquer efeitos disparados pelo descarte do limite de mão pode ativar [uma corrente pode ser formada normalmente]. Depois dessa corrente, retorne ao passo (7).
Qualquer coisa que termina bem no final do turno, como a expiração de Effect Veiler, termina apenas quando o próximo duelista iniciar seu turno.
Notas:
- Em qualquer ponto até/incluindo o passo (6), qualquer efeito rápido pode ser ativado em vez disso
- Se qualquer efeito ativar/resolver em qualquer ponto, uma vez que o estado do duelo abrir novamente de acordo com o Tempo de Efeito Rápido, retorne para o início dos passos acima.
- Qualquer coisa que ativar nos passos acima NÃO são parte de uma corrente. Elas são todas correntes que são construídas e resolvidas separadamente (se for o caso).
Agora, vamos ver alguns exemplos para ver estes passos em ação.
Zenmaines vs Mind Control
Duelista A tem "Dark Hole" e "Mind Control" em sua mão. Duelista B controla "Wind-Up Zenmaines". Duelista A ativa "Dark Hole" e Duelista B desassocia uma Matéria Xyz pelo "Wind-Up Zenmaines". Então, Duelista A ativa "Mind Control" escolhendo "Wind-Up Zenmaines". Duelista A avança para a Fase Final. Quais são os resultados possíveis?
Temos o Duelista A controlando Zenmaines que precisa ativar, e ele também tem Mind Control para terminar.
Começamos no passo (1): O Duelista A pode escolher ou Zenmaines ou Mind Control, ou ele poderia passar para o Duelista B para ver se ele deseja ativar alguma coisa.
Resultado 1: Duelista A ativa o efeito de Zenmaines no passo (1), e depois que ele ativar e resolver, o Duelista A pode resolver Mind Control depois disso.
Resultado 2: Duelista A resolve Mind Control primeiro. Depois disso, o Duelista B pode ativar o efeito de Zenmaines que foi devolvido.
Então, no fim das contas, é um caso simples. O Duelista A simplesmente escolhe qual efeito resolve primeiro.
Garunix vs Garunix
Duelistas A e B ambos possuem um "Fire King High Avatar Garunix" destruído em seus Cemitérios que foram destruídos no turno anterior. É a Fase de Apoio do Duelista A.
Observe que os efeitos dos Garunix são obrigatórios.
Lembre-se que os efeitos dos dois Garunix para Invocar por Invocação-Especial, assim como seus Efeitos de Gatilho para explodir o campo, serão todos em Correntes separadas na Fase de Apoio. O que isto significa é que o primeiro Garunix à ser Invocado irá ativar para explodir o campo, e só depois que resolver o próximo irá ativar para Invocar por Invocação-Especial (como o ciclo da Fase de Apoio reinicia novamente). Uma vez que o segundo for Invocado por Invocação-Especial, ele irá matar o primeiro.
Então, o segundo Garunix à ser Invocado vai 'ganhar', e ele ficará no campo uma vez que a poeira (ou fogo) baixar. Vamos seguir os passos da Fase de Apoio para ver quais são as possibilidades.
Duelista A pode ativar o efeito de seu Garunix para Invocar por Invocação-Especial, ou ele pode passar para o Duelista B. Suponha que ele passe para o B.
Duelista B pode ativar o efeito de seu Garunix para Invocar por Invocação-Especial, ou ele pode passar de volta para o A. Suponha que ele passe de volta para o A.
Duelista A agora é forçado à ativar o efeito de seu Garunix (ou ele pode fazer outra coisa, reiniciando o ciclo da Fase de Apoio).
Então, os resultados possíveis são:
Resultado 1: Duelista A ativa seu Garunix no passo (1). Isto significa que o Garunix do Duelista B ganha.
Resultado 2: Duelista A passa no passo (1) e Duelista B ativa Garunix no passo (2). Isto significa que o Garunix do A ganha.
Resultado 3: Duelista A passa no passo (1), mas Duelista B passa de volta, forçando o Garunix do A à ser o primeiro. Isto significa que o Garunix do B ganha.
Por isso, o Duelista B pode 'forçar' o Duelista A à Invocar o seu Garunix primeiro! Ele só tem que passar no passo (2), se necessário.
No entanto, se o Duelista B não for tão bom com as mecânicas do jogo como o Duelista A, então o A poderia passar para o Duelista B, que pode se sentir obrigado à ativar o(s) efeito(s) de seu Garunix. Isto resultaria no Garunix do Duelista A ganhando. Conhecimento de regras é poder!
Garunix vs Treeborn Frog
Duelista A controla um "Treeborn Frog" (e nenhuma Magia/Armadilha), e Duelista B tem um "Fire King High Avatar Garunix" que foi destruído no último turno. É a Fase de Apoio do Duelista A.
Observe que o efeito de Treeborn Frog é opcional, o que vai fazer os resultados diferentes do anterior.
Duelista A pode ativar o efeito de Treeborn Frog ou passar. Suponha que Duelista A passe.
Duelista B pode ativar o efeito de Garunix ou passar. Suponha que Duelista B passe também.
Duelista A NÃO é obrigado à ativar Treeborn Frog agora, porque seu efeito não é obrigatório. Ele pode passar novamente.
Duelista B precisa ativar o efeito de Garunix agora.
Então:
Resultado 1: Duelista A Invoca Treeborn Frog no passo (1), e depois disso, o Garunix do Duelista B o mata.
Resultado 2: Duelista A continua passando até o Duelista B ser forçado à ativar seu Garunix e o efeito de destruição dele, permitindo que Treeborn Frog seja Invocado por Invocação-Especial em segurança depois disso.
Devido à natureza opcional do efeito de Treeborn Frog, o Duelista A pode sempre forçá-lo à ser o segundo... se ele souber o que está fazendo!
Super Rejuvenation e White Stone of Legend
Esta seção cobre uma situação mais avançada e técnica, e poderá ser omitida.
Duelista A tem ativado "Super Rejuvenation" e descartou 2 monstros do Tipo Dragão anteriormente no turno, e atualmente tem 5 cards em sua mão, incluindo um "Blue-Eyes White Dragon". Duelista A avança para a Fase Final e aplica o efeito de "Super Rejuvenation", comprando outro "Super Rejuvenation" e "The White Stone of Legend". Quais são alguns dos resultados possíveis?
Isto é foi uma potencial situação de Fase Final para o Deep Draw Dragon Exodia.
Resultado 1: Duelista A ativa Super Rejuv da mão durante o passo (1) e compra 2 cards. Depois disso, o Duelista A descarta cards, incluindo Stone, pelo limite do tamanho de mão e uma vez que Stone é um gatilho obrigatório, ele ativa depois de ser descartado.
Resultado 2: Duelista A descarta Stone pelo limite do tamanho de mão, e Stone ativa e resolve adicionando Blue-Eyes para a mão. Duelista A então re-descarta pelo limite do tamanho de mão e depois disso, o jogo avança para o turno do Duelista B.
Resultado 3: Duelista A descarta Blue-Eyes pelo limite do tamanho de mão, e o jogo avança para o turno do Duelista B.
Resultado 4: Duelista A descarta Stone pelo limite do tamanho de mão, e Stone ativa. Duelista A então ativa Super Rejuv em corrente ao efeito de Stone, comprando 3 cards e depois adicionando Blue-Eyes para a mão. Duelista A então re-descarta pelo limite do tamanho de mão.
O importante aqui é que Super Rejuv é usado antes ou depois do descarte pelo limite do tamanho de mão (é legal porque Cards de Magia Rápida podem ser ativados da mão em qualquer momento durante o seu turno), mas se for usado depois do descarte, ele precisa ser ativado em corrente ao Stone. Ele não pode ser usado após Stone resolver porque depois do passo (7), somente correntes iniciadas por certos efeitos de gatilho podem ser construídas, significando que você não pode ativar Super Rejuv manualmente em sua própria corrente em qualquer momento depois de descartar pelo limite do tamanho de mão.
Observações
Você deve estar se perguntando de onde vem todos esses passos. Na verdade, se você for muito astuto, você pode derivar mecânicas de Fase do Gráfico de Tempo de Efeito Rápido.
Clique na imagem para ampliá-la.
Se você olhar para a seção no lado direito do Gráfico, você pode começar a ver como ele funciona. Duelistas não podem passar sempre, então a estrutura essencialmente termina com os passos que eu estabeleci no início.
Primeiro de tudo, quero dizer que a Etapa de Dano é difícil de entender. Vamos desmontá-la e passá-la lentamente, mas você precisa estar concentrado enquanto lê.
Antes de começarmos, lembramos que somente certos efeitos rápidos podem ser usados durante a Etapa de Dano, como resumido no último artigo. Os efeitos rápidos que são definitivamente usáveis são modificadores de ATK/DEF diretos, Armadilhas de Resposta, Efeitos de Monstros que negam ativações, e coisas que dizem explicitamente, ou indicam que elas ativam durante a Etapa de Dano.
Agora, iremos percorrer as partes da Etapa de Dano detalhadamente. Nós vamos precisar de um exemplo, então vamos supor que o monstro do seu oponente está atacando nosso Penguin Soldier Baixado: VIRE: Você pode escolher até 2 monstros no campo; devolva os alvos para a mão.
Começo da Etapa de Dano
Este é o início da batalha atual! Muitos efeitos ativam aqui, incluindo o efeito de El Shaddoll Construct: No começo da Etapa de Dano, se este card batalhar um monstro Invocado por Invocação-Especial: destrua esse monstro.
Observe que esta parte vem antes do monstro ser virado com a face para cima.
Antes do Cálculo de Dano
As primeiras coisas começam aqui. Se o monstro atacado estiver com a face para baixo, ele é virado com a face para cima (no nosso exemplo, aquele Penguin Soldier).
No entanto, o Efeito de Virar de Penguin Soldier não ativa ainda! Isto é uma das primeiras coisas estranhas sobre a Etapa de Dano.
Vários efeitos de card mencionam que eles ativam aqui. Este também é o momento para usar modificadores de ATK/DEF. Por exemplo, agora é uma boa hora para Forbidden Chalice, escolhendo Penguin Soldier: Escolha 1 monstro com a face para cima no campo; até a Fase Final, o alvo ganha 400 de ATK, mas seus efeitos são negados.
Múltiplas Correntes podem ser criadas em sequência aqui, até ambos os duelistas terminarem de ativar cards/efeitos.
Realizando o Cálculo de Dano
Nesta parte da Etapa de Dano, vamos finalmente começar a comparar o ATK/DEF dos monstros.
Modificadores de ATK/DEF em geral não podem mais ser ativados, daqui em diante. Então, observe que o efeito de Honest NÃO PODE ser ativado agora: Durante a Etapa de Dano de qualquer duelista, quando um monstro de LUZ que você controla batalhar: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério; até a Fase Final, esse monstro ganha ATK igual ao ATK do monstro do oponente que ele estiver batalhando.
Nota: antes do lançamento do artigo oficial sobre a Etapa de Dano, o Honest poderia ser usado durante o cálculo de dano. Este não é mais o caso.
Efeitos que especificam que eles ativam ou aplicam durante o cálculo de dano ativam aqui, normalmente.
Uma vez que ambos os duelistas terminaram de ativar/aplicar os efeitos, você calcula o dano fisicamente: você compara o ATK/DEF dos monstros batalhando (os que estiverem agora) e determina quais, se houver, são destruídos em batalha. assim como lida com o dano de batalha apropriado (se houver).
Se qualquer monstro batalhando foi destruído em algum ponto da Etapa de Dano antes de agora (por exemplo, por causa de El Shaddoll Construct), então a Etapa de Dano acabaria antes de chegar a este ponto. No entanto, uma repetição não iria ocorrer - lembre-se que ela só poderia ocorrer durante a Etapa de Batalha.
Depois do Cálculo de Dano
Aqui é onde começamos a lidar com as consequências da batalha.
Se um monstro foi destruído em batalha, ele agora é dito como 'determinado para ser destruído' (mais sobre isto depois).
O dano de batalha é infligido agora. Depois, os seguintes efeitos ativam, em Corrente:
- Efeitos disparados pelo dano de batalha ser infligido, como o efeito de Tragoedia: Quando você sofrer dano de batalha: você pode Invocar este card por Invocação-Especial da sua mão.
- Efeitos que ativam depois do cálculo de dano, como o efeito de D.D. Warrior Lady: Depois do cálculo de dano, quando este card batalhar um monstro do oponente: você pode banir esse monstro e, além disso, bana este card.
- Efeitos disparados pelo monstro ser virado com a face para cima finalmente ativam agora. Então nosso Penguin Soldier irá finalmente ativar aqui.
Lembre-se que coisas como Bottomless Trap Hole não podem ser ativados durante a Etapa de Dano, então ele não poderia ser usado na Invocação de Tragoedia.
Então, voltando para o D.D. Warrior Lady atacando o nosso Penguin Soldier, seus efeitos, se ativados, formariam uma Corrente de acordo com as regras de SEGOC:
Elo 1 da Corrente: D.D. Warrior Lady Elo 2 da Corrente: Penguin Soldier
Eu mencionei 'determinado para ser destruído' antes. Este é talvez o elemento mais estranho de regras que nós encontramos até agora. Um monstro que está 'determinado para ser destruído' ainda está no campo, mas o jogo reconhece que em breve ele será enviado para o Cemitério por causa da batalha.
O que isto significa? Uma consequência é que, mesmo se o nosso Penguin Soldier for destruído em batalha, ele ainda está no campo neste ponto até a próxima parte da Etapa de Dano (à menos que ele seja removido do campo por algum outro efeito antes disso).
Outra consequência de ser 'determinado para ser destruído' é que Penguin Soldier não pode mais afetar ou escolher à si mesmo com seu próprio efeito (isto é, ele não pode devolver à si mesmo para a mão). Outros cards também não podem devolvê-lo para a mão/Deck. Mas eles ainda podem destruí-lo ou bani-lo, ou negar seu efeito.
Então, no exemplo acima, assuma que D.D. Warrior Lady destruiu Penguin Soldier em batalha. Penguin Soldier agora está determinado para ser destruído, então ele não pode escolher à si mesmo pelo seu próprio efeito. Além disso, se D.D. Warrior Lady ativar seu efeito, ele será capaz de banir Penguin Soldier, apesar disso (que apesar de tudo, é o que você espera de D.D. Warrior Lady também).
Final da Etapa de Dano
Neste ponto, nós finalmente enviamos quaisquer monstros realmente destruídos em batalha (isto é, que foram 'determinados para serem destruídos') para o Cemitério (se eles ainda estiverem no campo). Efeitos que são disparados por isso são ativados agora, como o de Mermail Abysslinde: Se este card no campo for destruído e enviado para o Cemitério: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Mermail" do seu Deck, exceto "Mermail Abysslinde".
Ou o efeito de Brotherhood of the Fire Fist - Gorilla: Uma vez por turno, quando este card destruir um monstro do oponente em batalha e enviá-lo para o Cemitério: você pode Baixar 1 Card de Magia "Fire Formation" diretamente do seu Deck.
Como de costume, efeitos que mencionam que eles ativam agora, ou seja, 'no final da Etapa de Dano', também ativam aqui.
Lembre-se do Tempo de Efeito Rápido que o jogo não progride até tudo ter terminado de ativar. Então, se Abysslinde Invocar algo como Mermail Abysspike por Invocação-Especial, o Efeito de Gatilho dele ainda ativará nesta parte da Etapa de Dano (e Bottomless Trap Hole ainda não pode ser usado): Quando este card for Invocado por Invocação-Normal ou Especial: você pode descartar 1 monstro de ÁGUA para o Cemitério; adicione 1 monstro de ÁGUA de Nível 3 do seu Deck à sua mão.
Depois disso, nós estamos finalmente terminando com a batalha! Em seguida, nós retornamos para a Etapa de Batalha, onde o duelista do turno pode declarar um novo ataque. Mas se ele fizer isso, ele teria que passar por tudo isso de novo...
Observações Diversas
Existem vários cards que impedem cards e efeitos de serem ativados durante a Etapa de Dano. Um bom exemplo é Armades, Keeper of Boundaries: Se este card atacar ou for atacado, seu oponente não pode ativar cards ou efeitos até o final da Etapa de Dano.
Confusamente, o 'final da Etapa de Dano' que é referido aqui não é a sub-etapa mencionada acima. Isso significa que o efeito aplica para a Etapa de Dano inteira. Assim, por exemplo, se Armades matar Abysslinde, então o efeito de Abysslinde não poderia ativar.
Nós vimos algumas coisas confusas na Etapa de Dano, mas nós só cobrimos a ponta do iceberg. Se você estiver interessado em mergulhar mais fundo no assunto, é melhor consultar aqueles que são mais experientes em regras, ou perguntando em fóruns com uma seção de regras respeitável.
Como eu disse, a Etapa de Dano é difícil. Se você achou este artigo confuso, é compreensível! Você deveria voltar mais tarde e dar uma outra lida antes de tentar o quiz.
Hora do Quiz!
O quiz de hoje dependerá de regras e mecânicas que aprendemos de todos os artigos anteriores, assim como o que aprendemos hoje. Boa sorte!
(1) Quais dos seguintes efeitos podem ser usados quando Gorz the Emissary of Darkness ativa para Invocar a si mesmo por Invocação-Especial durante a Etapa de Dano?
- Bottomless Trap Hole Quando seu oponente Invocar um ou mais monstros com 1500 ou mais de ATK: destrua esses monstros com 1500 ou mais de ATK e, se isso acontecer, bana-os.
- Fiendish Chain Ative este card ao escolher 1 Monstro de Efeito no campo; seus efeitos são negados e, além disso, ele não pode atacar. Quando ele for destruído, destrua este card.
- Black Horn of Heaven Quando seu oponente Invocaria um monstro por Invocação-Especial: negue a Invocação-Especial e, se isso acontecer, destrua-o.
- Solemn Warning Quando um ou mais monstros seriam Invocados, OU quando um Card de Magia, Card de Armadilha, ou efeito de monstro for ativado que inclui um efeito que Invoque um ou mais monstros por Invocação-Especial: pague 2000 PV; negue a Invocação ou ativação e, se isso acontecer, destrua esse card.
(2) Meu Mermail Abysslinde ataca o Abysslinde do meu oponente. Ambos estavam em Posição de Ataque e ambos são destruídos em batalha. Nós dois queremos ativar seus efeitos. Como a Corrente se forma?
(3) Se ambos Abysslindes Invocam Mermail Abysspike por Invocação-Especial, como a Corrente se forma então? Quando este card for Invocado por Invocação-Normal ou Especial: você pode descartar 1 monstro de ÁGUA para o Cemitério; adicione 1 monstro de ÁGUA de Nível 3 do seu Deck à sua mão. (4) Eu controlo Neo-Spacian Grand Mole, e eu ataco o Ally of Justice Catastor do meu oponente com ele. No começo da Etapa de Dano, se este card batalhar um monstro do oponente: você pode devolver o monstro do oponente e este card para a mão.
No começo da Etapa de Dano, se este card batalhar um monstro que não for de TREVAS, destrua esse monstro.
O que acontece?
(5) Agora, suponha que em vez disso, eu controlo Ehren, Lightsworn Monk, e eu ataco o Ally of Justice Catastor com a face para cima em Posição de Defesa do meu oponente. O que acontece?
(6) A resposta mudaria se, em vez disso, o Catastor estivesse com a face para baixo?
(7) Eu ataco o Giant Rat Baixado do meu oponente com Red Dragon Archfiend: Quando este card for destruído em batalha e enviado para o Cemitério: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro de TERRA com 1500 ou menos de ATK do seu Deck, em Posição de Ataque.
Depois do cálculo de dano, se este card atacar um monstro em Posição de Defesa que seu oponente controla: destrua todos os monstros em Posição de Defesa que seu oponente controla.
O efeito de Giant Rat pode ser ativado?
Spoiler:
Respostas do Quiz
Este quiz é mais difícil do que os anteriores. Lembre-se que não importa quantas perguntas você errou! O importante é que você aprenda alguma coisa de cada pergunta.
(1) Apenas Solemn Warning Bottomless e Fiendish não podem ser usados durante a Etapa de Dano. Black Horn e Solemn Warning podem ser usados na Etapa de Dano em virtude de serem Armadilhas de Resposta, mas Black Horn não pode negar a Invocação-Especial de Gorz porque o efeito de Gorz inicia uma Corrente (reveja o artigo de Invocações).
(2) Elo 1 da Corrente: Meu Abysslinde
Elo 2 da Corrente: Abysslinde do meu oponente Ambos são destruídos em batalha e querem ativar ao mesmo tempo, então este é um trabalho para SEGOC. O efeito de meu Abysslinde é o Elo 1 da Corrente, uma vez que eu sou o duelista do turno.
(3) Apenas o efeito do meu Abysspike irá ativar, em uma nova Corrente Nós resolvemos a Corrente na pergunta (2). A Invocação-Especial do Abysspike do meu oponente não é uma das últimas coisas à acontecer, mas a Invocação-Especial do meu é, então apenas o meu pode ser ativado (o efeito de Abysspike é um 'quando' opcional).
(4) Elo 1 da Corrente: Catastor
Elo 2 da Corrente: Grand Mole Este é outro trabalho para SEGOC, porque ambos os efeitos querem ativar no começo da Etapa de Dano. O efeito de Catastor é obrigatório, então ele se torna o Elo 1 da Corrente.
(5) Catastor destrói Ehren O efeito de Ehren ativa antes do cálculo de dano, uma sub-etapa mais tarde do que a aquela onde o Catastor ativa. Os efeitos não formam uma Corrente. Uma vez que Ehren é destruído antes dele alcançarmos 'antes do cálculo de dano', ele não irá ativar.
(6) Ehren devolve Catastor para o Deck Adicional Catastor está com a face para baixo no começo da Etapa de Dano, então ele não ativa (e no momento em que ele é virado com a face para cima, não é mais o começo da Etapa de Dano). Então, Ehren ativa depois que Catastor for virado com a face para cima.
(7) Não Giant Rat perde a batalha, e é marcado para a destruição. Mas Red Dragon Archfiend o destrói depois do cálculo de dano, antes dele ser enviado para o Cemitério como um resultado da batalha.
A página oficial da Etapa de Dano pode ser encontrada aqui: Damage Step Rules.
Hoje eu trago para vocês mais uma tradução de um artigo do site The Organization. O assunto será a Etapa de Dano, e este artigo serve como um complemento ao conteúdo visto no último artigo da série Desmistificando Regras. Se você não viu esse artigo, você vê-lo em: Desmistificando Regras, Parte 8: A Fase de Batalha.
Essa Etapa de Dano Maluca!
É hora do FAQ, e é um dos meus favoritos, a Etapa de Dano! Especificamente, o que pode e não pode ser ativado durante a Etapa de Dano. Vamos começar.
Aqui estão as coisas que você pode ativar:
(1) Cards de Armadilha de Resposta
(2) Cards de Magia e Armadilha e Efeitos, e Monstros de Efeito que alteram diretamente o ATK/DEF de um ou mais monstros.
- Observe o uso de "diretamente". Você não pode realizar uma ação opcional que iria modificar ATK/DEF indiretamente, como ativar "Mystical Space Typhoon" escolhendo "Necrovalley", ou ativar "Reverse Trap".
- Mesmo se o modificador de ATK/DEF especificar Etapa de Dano no texto, como "Honest" e "Attack of the Cornered Rat", ele só pode ser ativado até e incluindo 'antes do cálculo de dano'. Efeitos que podem ativar durante o cálculo de dano irão usar esse texto.
- Exceções: Se o disparo de um efeito modificador de ATK/DEF opcional for um monstro ser Invocado no lado do campo do oponente, como com "Armor Ninjitsu Art of Rust Mist" ou "Evil Blast", o efeito não pode ser ativado durante a Etapa de Dano. Além disso, "Scrap Sheen", "Zero Force" e "Curse of Anubis" não podem ser ativados na Etapa de Dano, assim como cards como "Half or Nothing", que podem não alterar o ATK/DEF no momento da resolução.
(3) Efeitos de Monstro com Velocidade de Magia 2 (Efeitos Rápidos) que negam a ativação de alguma coisa.
(4) Qualquer efeito que menciona especificamente um tempo de ativação durante a Etapa de Dano.
- Você verá frases como "Durante o cálculo de dano", "No começo da Etapa de Dano", "Depois do cálculo de dano", etc.
(5) A maioria dos Efeitos de Gatilho e efeitos disparados de Cards de Magia:
- Geralmente, coisas desta natureza são seguras para ativar durante a Etapa de Dano se elas não disserem especificamente que você não pode.
- Se o disparo do efeito for um monstro ser Invocado pelo oponente ou Invocado no lado do campo do oponente, como "Catoblepas and the Witch of Fate" ou "Naturia Horneedle", o efeito não pode ser ativado na Etapa de Dano à menos que esteja especificado.
- Um Efeito de Gatilho opcional de um monstro para Invocar a si mesmo por Invocação-Especial da mão não pode ser ativado na Etapa de Dano à menos que esteja especificado. Isto inclui um monstro como "Green Baboon, Defender of the Forest" cujo efeito tem o potencial para Invocar a si mesmo da mão ou de outro local, mesmo se "Green Baboon, Defender of the Forest" não estiver realmente na mão.
- Para esta categoria, ainda é uma boa ideia olhar tudo na base do caso a caso.
(6) Cards que não tem nenhuma indicação clara que eles podem ser ativados durante a Etapa de Dano MAS tem regras dizendo que é permitido a eles fazer isso.