Hoje eu vou trazer para vocês a tradução de um artigo, postado originalmente por um membro dos fóruns do Dueling Network, explicando completamente as mecânicas de Fase de Apoio e Fase Final. Se dois efeitos ativam durante a Fase Final, qual acontece primeiro, qual acontece por último, e por quê? Leia este artigo e descubra.
Mecânicas de Fase
Às vezes, vários efeitos precisam ativar em uma Fase ou Etapa, como os efeitos de mill dos monstros Lightsworn, ou às vezes, ambos os duelistas querem usar um efeito rápido como Super Rejuvenation. Como a ordem é determinada?Especificamente, este material se aplica à Fase de Apoio, Fase Final e Etapa Final da Fase de Batalha, onde Efeitos de Gatilho normalmente querem ativar. Efeitos Rápidos não funcionam bem dessa forma - eles são melhores compreendidos de acordo com os princípios do Tempo de Efeito Rápido.
A Estrutura
Depois que a Fase começar, siga esses passos:
- O Duelista do Turno (DT) pode ativar/terminar qualquer efeito (apropriado) ou passar para o outro duelista
- O Oponente do Duelista do Turno (ODT) pode ativar/terminar qualquer efeito ou passar de volta para o DT
- O DT precisa ativar/terminar quaisquer efeitos obrigatórios, se houver
- O ODT precisa ativar/terminar quaisquer efeitos obrigatórios, se houver
- O DT pode ativar/terminar qualquer efeito opcional
- O ODT pode ativar/terminar qualquer efeito opcional
- O DT descarta para o limite do tamanho de mão, se for o caso
- Quaisquer efeitos disparados pelo descarte do limite de mão pode ativar [uma corrente pode ser formada normalmente]. Depois dessa corrente, retorne ao passo (7).
- Qualquer coisa que termina bem no final do turno, como a expiração de Effect Veiler, termina apenas quando o próximo duelista iniciar seu turno.
Notas:
- Em qualquer ponto até/incluindo o passo (6), qualquer efeito rápido pode ser ativado em vez disso
- Se qualquer efeito ativar/resolver em qualquer ponto, uma vez que o estado do duelo abrir novamente de acordo com o Tempo de Efeito Rápido, retorne para o início dos passos acima.
- Qualquer coisa que ativar nos passos acima NÃO são parte de uma corrente. Elas são todas correntes que são construídas e resolvidas separadamente (se for o caso).
Agora, vamos ver alguns exemplos para ver estes passos em ação.
Zenmaines vs Mind Control
Temos o Duelista A controlando Zenmaines que precisa ativar, e ele também tem Mind Control para terminar.
Começamos no passo (1): O Duelista A pode escolher ou Zenmaines ou Mind Control, ou ele poderia passar para o Duelista B para ver se ele deseja ativar alguma coisa.
- Resultado 1: Duelista A ativa o efeito de Zenmaines no passo (1), e depois que ele ativar e resolver, o Duelista A pode resolver Mind Control depois disso.
- Resultado 2: Duelista A resolve Mind Control primeiro. Depois disso, o Duelista B pode ativar o efeito de Zenmaines que foi devolvido.
Então, no fim das contas, é um caso simples. O Duelista A simplesmente escolhe qual efeito resolve primeiro.
Garunix vs Garunix
Duelistas A e B ambos possuem um "Fire King High Avatar Garunix" destruído em seus Cemitérios que foram destruídos no turno anterior. É a Fase de Apoio do Duelista A.
Observe que os efeitos dos Garunix são obrigatórios.
Lembre-se que os efeitos dos dois Garunix para Invocar por Invocação-Especial, assim como seus Efeitos de Gatilho para explodir o campo, serão todos em Correntes separadas na Fase de Apoio. O que isto significa é que o primeiro Garunix à ser Invocado irá ativar para explodir o campo, e só depois que resolver o próximo irá ativar para Invocar por Invocação-Especial (como o ciclo da Fase de Apoio reinicia novamente). Uma vez que o segundo for Invocado por Invocação-Especial, ele irá matar o primeiro.
Então, o segundo Garunix à ser Invocado vai 'ganhar', e ele ficará no campo uma vez que a poeira (ou fogo) baixar. Vamos seguir os passos da Fase de Apoio para ver quais são as possibilidades.
- Duelista A pode ativar o efeito de seu Garunix para Invocar por Invocação-Especial, ou ele pode passar para o Duelista B. Suponha que ele passe para o B.
- Duelista B pode ativar o efeito de seu Garunix para Invocar por Invocação-Especial, ou ele pode passar de volta para o A. Suponha que ele passe de volta para o A.
- Duelista A agora é forçado à ativar o efeito de seu Garunix (ou ele pode fazer outra coisa, reiniciando o ciclo da Fase de Apoio).
Então, os resultados possíveis são:
- Resultado 1: Duelista A ativa seu Garunix no passo (1). Isto significa que o Garunix do Duelista B ganha.
- Resultado 2: Duelista A passa no passo (1) e Duelista B ativa Garunix no passo (2). Isto significa que o Garunix do A ganha.
- Resultado 3: Duelista A passa no passo (1), mas Duelista B passa de volta, forçando o Garunix do A à ser o primeiro. Isto significa que o Garunix do B ganha.
Por isso, o Duelista B pode 'forçar' o Duelista A à Invocar o seu Garunix primeiro! Ele só tem que passar no passo (2), se necessário.
No entanto, se o Duelista B não for tão bom com as mecânicas do jogo como o Duelista A, então o A poderia passar para o Duelista B, que pode se sentir obrigado à ativar o(s) efeito(s) de seu Garunix. Isto resultaria no Garunix do Duelista A ganhando. Conhecimento de regras é poder!
Garunix vs Treeborn Frog
Duelista A controla um "Treeborn Frog" (e nenhuma Magia/Armadilha), e Duelista B tem um "Fire King High Avatar Garunix" que foi destruído no último turno. É a Fase de Apoio do Duelista A.
Observe que o efeito de Treeborn Frog é opcional, o que vai fazer os resultados diferentes do anterior.
- Duelista A pode ativar o efeito de Treeborn Frog ou passar. Suponha que Duelista A passe.
- Duelista B pode ativar o efeito de Garunix ou passar. Suponha que Duelista B passe também.
- Duelista A NÃO é obrigado à ativar Treeborn Frog agora, porque seu efeito não é obrigatório. Ele pode passar novamente.
- Duelista B precisa ativar o efeito de Garunix agora.
Então:
- Resultado 1: Duelista A Invoca Treeborn Frog no passo (1), e depois disso, o Garunix do Duelista B o mata.
- Resultado 2: Duelista A continua passando até o Duelista B ser forçado à ativar seu Garunix e o efeito de destruição dele, permitindo que Treeborn Frog seja Invocado por Invocação-Especial em segurança depois disso.
Devido à natureza opcional do efeito de Treeborn Frog, o Duelista A pode sempre forçá-lo à ser o segundo... se ele souber o que está fazendo!
Super Rejuvenation e White Stone of Legend
Esta seção cobre uma situação mais avançada e técnica, e poderá ser omitida.
Duelista A tem ativado "Super Rejuvenation" e descartou 2 monstros do Tipo Dragão anteriormente no turno, e atualmente tem 5 cards em sua mão, incluindo um "Blue-Eyes White Dragon". Duelista A avança para a Fase Final e aplica o efeito de "Super Rejuvenation", comprando outro "Super Rejuvenation" e "The White Stone of Legend". Quais são alguns dos resultados possíveis?
Isto é foi uma potencial situação de Fase Final para o Deep Draw Dragon Exodia.
- Resultado 1: Duelista A ativa Super Rejuv da mão durante o passo (1) e compra 2 cards. Depois disso, o Duelista A descarta cards, incluindo Stone, pelo limite do tamanho de mão e uma vez que Stone é um gatilho obrigatório, ele ativa depois de ser descartado.
- Resultado 2: Duelista A descarta Stone pelo limite do tamanho de mão, e Stone ativa e resolve adicionando Blue-Eyes para a mão. Duelista A então re-descarta pelo limite do tamanho de mão e depois disso, o jogo avança para o turno do Duelista B.
- Resultado 3: Duelista A descarta Blue-Eyes pelo limite do tamanho de mão, e o jogo avança para o turno do Duelista B.
- Resultado 4: Duelista A descarta Stone pelo limite do tamanho de mão, e Stone ativa. Duelista A então ativa Super Rejuv em corrente ao efeito de Stone, comprando 3 cards e depois adicionando Blue-Eyes para a mão. Duelista A então re-descarta pelo limite do tamanho de mão.
O importante aqui é que Super Rejuv é usado antes ou depois do descarte pelo limite do tamanho de mão (é legal porque Cards de Magia Rápida podem ser ativados da mão em qualquer momento durante o seu turno), mas se for usado depois do descarte, ele precisa ser ativado em corrente ao Stone. Ele não pode ser usado após Stone resolver porque depois do passo (7), somente correntes iniciadas por certos efeitos de gatilho podem ser construídas, significando que você não pode ativar Super Rejuv manualmente em sua própria corrente em qualquer momento depois de descartar pelo limite do tamanho de mão.
Observações
Você deve estar se perguntando de onde vem todos esses passos. Na verdade, se você for muito astuto, você pode derivar mecânicas de Fase do Gráfico de Tempo de Efeito Rápido.
![]() |
| Clique na imagem para ampliá-la. |
Se você olhar para a seção no lado direito do Gráfico, você pode começar a ver como ele funciona. Duelistas não podem passar sempre, então a estrutura essencialmente termina com os passos que eu estabeleci no início.
Você pode ler mais sobre a manipulação 'rigorosa' de Fases aqui: Como Lidar com a Fase de Apoio, Fase Final e Etapa Final da Fase de Batalha.
Artigo em inglês: Phase Mechanics Made Simple.
Abraço e até a próxima!!! o/

Nenhum comentário:
Postar um comentário