Hoje eu estou de volta com a série Desmistificando Regras. Este artigo irá explicar vários aspectos de negação no Yu-Gi-Oh!
Antes de começarmos, se você ainda não viu nosso artigo anterior, veja ele aqui: Desmistificando Regras, Parte 9: A Etapa de Dano.
Desmistificando Regras, Parte 10: Negação
Ativar um card vs Ativar o efeito de um card
Essas duas coisas são diferentes!
Ativar um Card de Magia ou Armadilha é o ato de colocar o card em campo. Isto é diferente de ativar o efeito de um Card de Magia/Armadilha que já está com a face para cima.
Por que isso importa? Como um exemplo, vamos dar uma olhada em Solemn Warning:
Quando um ou mais monstros seriam Invocados, OU quando um Card de Magia, Card de Armadilha, ou efeito de monstro for ativado que inclui um efeito que Invoque um ou mais monstros por Invocação-Especial: pague 2000 PV; negue a Invocação ou ativação e, se isso acontecer, destrua esse card.
Solemn Warning diz que pode negar a ativação de CARDS de Magia/Armadilha que podem Invocar. Solemn Warning não diz que pode negar a ativação de EFEITOS de Magia/Armadilha que Invocam.
Por que esta distinção é importante? Vamos ver o Card de Magia Contínuo Infernity Launcher:
Uma vez por turno, você pode enviar 1 monstro "Infernity" da sua mão para o Cemitério. Se não houver nenhum card na sua mão, você pode enviar este card para o Cemitério para escolher até 2 monstros "Infernity" no seu Cemitério e Invocá-los por Invocação-Especial.
Suponha que Infernity Launcher já está com a face para cima, e eu ativo seu efeito. Meu oponente não pode negá-lo com Solemn Warning, porque eu não estou ativando um CARD de Magia/Armadilha.
No entanto, Mist Valley Apex Avian poderia negar o efeito de Invocação-Especial de Infernity Launcher, porque Apex Avian se refere somente à ativações de efeito, não ativações de card:
Quando um efeito for ativado, você pode escolher 1 card "Mist Valley" com a face para cima que você controla. Devolva esse card "Mist Valley" para a mão do seu dono, negue a ativação do efeito, e destrua o card cujo efeito foi ativado.
Observe que quando você ativa um Card de Magia ou Armadilha, você também está ativando o efeito do card correspondente à essa ativação (mesmo se ativação não faz nada nesse momento, como muitas Magias de Campo). Então, Apex Avian ainda poderia negar a ativação de Magias de Campo (mesmo se a ativação em si não fizer nada), assim como Toon World:
Pague 1000 PV;
Você só pode ativar 1 por turno / Você só pode usar 1 por turno
Existe uma diferença entre a frase de Pot of Duality:
Você só pode ativar 1 "Pot of Duality" por turno.
E essa de Nekroz Mirror:
Você só pode usar este efeito de "Nekroz Mirror" uma vez por turno.
Quando a ativação de um card ou efeito é negada, é como se ele nunca tivesse ativado. Então se a ativação de Duality for negada, outro poderia ser ativado nesse turno.
No entanto, o card/efeito ainda é considerado como 'usado'. Então se a ativação de Nekroz Mirror for negada, outro não poderia ser ativado.
Observe que isso não se aplica à efeitos 'Uma vez por turno'. Considere o efeito de Infernoid Patrulea:
Uma vez por turno: você pode escolher 1 Card de Magia/Armadilha no campo; destrua-o. Este card não pode atacar no turno em que você ativar este efeito.
Se a ativação for negada, o efeito poderia não poderia ser ativado novamente. No entanto, o card poderia atacar nesse turno.
Negando Efeitos
Algo que é claro para qualquer um que jogou os jogos de video-game ou simuladores automáticos é a seguinte regra:
Efeitos se ativam e resolvem no mesmo lugar.
Efeitos não 'seguem o card para onde eles forem'. Por exemplo, se você controlar um Cardcar D:
Durante a sua Fase Principal 1, se este card foi Invocado por Invocação-Normal neste turno: você pode oferecer este card como Tributo; compre 2 cards e, depois, essa se torna a Fase Final deste turno.
Você pode ativar seu efeito no campo e oferecer Cardcar D como Tributo.
Elo 1 da Corrente: Cardcar D, oferecendo à si mesmo como Tributo, como um custo.
Cardcar D agora está no Cemitério, mas o efeito em si foi ativado no campo e, portanto, resolve no campo.
Da mesma forma, os efeitos de 'armadilhas de mão' como Honest ativam na mão, e efeitos de card que banem a si mesmos do Cemitério como um custo ativam no Cemitério. Você pode visualizar este fenômeno como o efeito 'saindo' do card onde quer que você comece a ativar o efeito. Então o efeito flutua ali até o momento de resolver.
Por que isso importa? Vamos ver os textos de Skill Drain e Effect Veiler:
Ative ao pagar 1000 Pontos de Vida. Os efeitos de todos monstros com a face para cima no campo são negados enquanto esses monstros estiverem com a face para cima no campo (mas seus efeitos ainda podem ser ativados).
Durante a Fase Principal do seu oponente: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério e, depois, escolher 1 Monstro de Efeito com a face para cima que seu oponente controla; até o final deste turno, negue os efeitos desse monstro com a face para cima (este é um Efeito Rápido).
Esses dois cards negam efeitos de maneira diferente.
Primeiramente, observe que nem Skill Drain ou Effect Veiler impedem um duelista de ativar efeitos de monstros em primeiro lugar. Por exemplo, o efeito de Cardcar D ainda pode ser ativado (e o custo de oferecê-lo como Tributo pago) enquanto Skill Drain estiver com a face para cima ou Effect Veiler estiver aplicando nele. A questão é se o efeito irá resolver com sucesso ou não.
Effect Veiler nega efeitos que ativam/resolvem no campo. Isto significa que se você usar Effect Veiler em Cardcar D, e depois Cardcar D for oferecido como Tributo pelo seu efeito, seu efeito será negado.
Skill Drain é diferente. Ele nega os efeitos de cards que estão com a face para cima no campo quando seu efeito resolve. Isto significa que se Skill Drain estiver com a face para cima, Cardcar D pode ativar e oferecer a si mesmo como Tributo, e uma vez que ele não está com a face para cima no campo quando seu efeito resolve, Skill Drain não irá negar o efeito e o efeito de Cardcar D irá resolver normalmente.
A maioria das coisas, como Forbidden Chalice e (ambos os efeitos de) Breakthrough Skill, negam como Effect Veiler faz. Coisas que negam como Skill Drain geralmente são efeitos que aplicam continuamente. Fiendish Chain e Lose 1 Turn são outros exemplos notáveis de cards que negam como Skill Drain faz.
Uma vez que você sabe como um card nega efeitos, você pode jogar com e contra eles apropriadamente.
Hora do Quiz!
(1) O efeito de um segundo Shaddoll Zefracore pode ser usado depois que a ativação do primeiro for negada?
Se este card for Invocado por Invocação-Pêndulo ou enviado para o Cemitério: você pode escolher 1 card "Zefra" na sua Zona de Pêndulo, exceto "Shaddoll Zefracore"; Invoque-o por Invocação-Especial. Você só pode usar este efeito de "Shaddoll Zefracore" uma vez por turno.
(2) E se fosse este efeito de Sylvan Princessprout?
Você só pode ativar cada efeito de "Sylvan Princessprout" uma vez por turno.
● Você pode oferecer este card como Tributo; escave o card do topo do seu Deck, envie-o para o Cemitério e, depois, você pode colocar no topo do seu Deck 1 monstro "sprout" do seu Cemitério.
(3) Quais dos seguintes efeitos podem negar a ativação do efeito de um Yang Zing Creation (um Card de Armadilha Contínuo) que está com a face para cima?
Uma vez por turno, se um ou mais monstros que você controla forem destruídos em batalha ou por um efeito de card: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Yang Zing" do seu Deck. Você não pode Invocar monstros do Deck Adicional por Invocação-Especial, exceto Monstros-Sincro.
- Stellarnova Alpha
Quando um Card de Magia/Armadilha ou um efeito de monstro for ativado: envie 1 monstro "tellarknight" com a face para cima que você controla para o Cemitério; negue a ativação e, se isso acontecer, destrua esse card e, depois, compre 1 card.
- Solemn Warning
Quando um ou mais monstros seriam Invocados, OU quando um Card de Magia, Card de Armadilha, ou efeito de monstro for ativado que inclui um efeito que Invoque um ou mais monstros por Invocação-Especial: pague 2000 PV; negue a Invocação ou ativação e, se isso acontecer, destrua esse card.
- Infernoid Onuncu
Uma vez por turno, durante o turno de qualquer duelista, quando um Card de Magia/Armadilha ou efeito for ativado: você pode oferecer 1 monstro como Tributo; negue a ativação e, se isso acontecer, bana esse card.
(4) Quais dos seguintes efeitos Shadow-Imprisoning Mirror irá negar?
Negue todos os efeitos de monstro de TREVAS ativados no campo ou no Cemitério.
- Este efeito de Absolute King Back Jack:
Durante o turno do seu oponente: você pode banir este card do Cemitério (este é um Efeito Rápido); escave o card do topo do seu Deck e, se for um Card de Armadilha Normal, Baixe-o no seu lado do campo. Caso contrário, envie-o para o Cemitério. Esse card Baixado pode ser ativado durante este turno.
- O efeito de Juragedo para Invocar a si mesmo por Invocação-Especial:
Durante a Etapa de Batalha de qualquer duelista: você pode Invocar este card por Invocação-Especial da sua mão e, se isso acontecer, ganhe 1000 PV.
- O efeito de Juragedo para oferecer a si mesmo como Tributo:
Durante o turno de qualquer duelista: você pode oferecer este card como Tributo e, depois, escolher 1 monstro com a face para cima que você controla; ele ganha 1000 de ATK até o final do próximo turno.
(5) Suponha que Fiendish Chain esteja negando os efeitos de Infernoid Pirmais:
Uma vez por turno, durante o turno do seu oponente: você pode oferecer 1 monstro como Tributo e, depois, escolher 1 card no Cemitério do seu oponente; bana-o (este é um Efeito Rápido).
Este efeito de Infernoid Pirmais pode ser ativado para oferecer a si mesmo como Tributo? Ele irá banir o seu alvo com sucesso?
(6) E se Infernoid Pirmais for substituído por Nekroz of Valkyrus?
Durante sua Fase Principal: você pode oferecer como Tributo até 2 monstros da sua mão e/ou do seu lado do campo e, se isso acontecer, compre o mesmo número de cards oferecidos como Tributo.
Spoiler:
Respostas do Quiz
Artigo em inglês: Demystifying Rulings, Part 10: Negation.
O próximo artigo será sobre Legalidade de Ativação.
Abraço e até a próxima!!! o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário