sexta-feira, 3 de junho de 2016

Desmistificando Regras, Parte 7: Tempo de Efeito Rápido

Fala galera!

Hoje, eu trago para vocês a Parte 7 da nossa série Desmistificando Regras.

Se você ainda não viu nosso artigo anterior, você pode vê-lo em: Desmistificando Regras, Parte 6: Invocações.

Desmistificando Regras, Parte 7: Tempo de Efeito Rápido


Básicos

Em uma Corrente, o oponente do duelista com o último efeito na Corrente obtém o direito de agir primeiro. Se ele não deseja ativar nada, ele passa para o outro duelista. Depois que ambos os duelistas passam (uma vez), a Corrente começa a resolver.

Por exemplo, suponha que eu quero usar Dark Hole e depois ativar Starlight Road em Corrente para negá-lo e Invocar um Stardust Dragon por Invocação-Especial:

Quando um card ou efeito que destruiria 2 ou mais cards que você controla for ativado: negue o efeito e, se isso acontecer, destrua o card e, depois, você pode Invocar por Invocação-Especial 1 "Stardust Dragon" do seu Deck Adicional.

Elo 1 da Corrente: Dark Hole

Atualmente o meu card é o último na Corrente, então o meu oponente agora tem o direito de ativar alguma coisa antes que eu possa usar Starlight (se ele fizer isso, eu estaria com problemas, porque você tem que Starlight em Corrente diretamente ao efeito que ele está tentando negar).

Para a próxima regra, você vai precisar levar sua mente de volta à uma das regras de SEGOC: Se quaisquer Efeitos de Gatilho querem ativar, eles são todos colocados na Corrente de acordo com as regras de SEGOC, e somente depois disso que efeitos rápidos podem ser ativados em Corrente. Depois de todos os Efeitos de Gatilho irem na Corrente, o oponente de qualquer duelista que tem o último efeito na Corrente obtém o direito de agir ou passar, como vimos acima.

O Gráfico

Existem muitos casos onde poderíamos perguntar qual duelista tem o direito de ativar um efeito rápido, e isso não é o mesmo pensando sobre efeitos não-rápidos. Felizmente a Konami criou um fluxograma excelente que nos diz exatamente qual duelista tem o direito de agir em qualquer momento!

Sem mais delongas, o gráfico do Tempo de Efeito Rápido:

Clique na imagem para ampliá-la.

Não é elegante? Este gráfico reduz as perguntas sobre tempo à uma simples questão de seguir as setas.

Primeiramente, alguma terminologia. Para esclarecer, um efeito rápido é apenas qualquer efeito que seja de Velocidade de Magia 2 ou mais. Isto inclui o efeito no Cemitério de Cards de Armadilha como Breakthrough Skill, ou os efeitos no campo de Cards de Armadilha Contínuos como Dark Smog.

Nós dizemos que o Estado do Duelo está aberto quando estamos na caixa A. Durante um Estado do Duelo Aberto, o duelista do turno pode realizar qualquer ação (legal) que ele quiser. Estados de Duelo Abertos são importantes porque são à única hora em que efeitos não-rápidos e ações podem ser feitas.

Se o Estado do Duelo não está aberto, nós dizemos que é um Estado do Duelo Fechado.

Vamos ver algumas aplicações:

Eu entro na minha Fase Principal 1. Eu posso Invocar um monstro por Invocação-Normal antes do meu oponente ativar um efeito rápido?

Nós nos referimos ao gráfico, e percebemos que cada Fase e Etapa começam na Caixa A. Em outras palavras, é um Estado do Duelo Aberto. Isto significa que o duelista do turno tem o direito de agir, que neste caso é realizar a Invocação-Normal, antes do oponente poder agir.

Depois que uma Corrente resolver, eu posso ativar um Efeito de Ignição antes do meu oponente ativar um efeito rápido?

A caixa grande no meio é para a construção da Corrente. Depois que uma Corrente resolve, uma seta nos leva a caixa "Isso ativou um efeito de gatilho?" à esquerda. Supondo que não há nenhum, as setas então indicam que o duelista do turno, e depois o oponente do duelista do turno, tem o direito de ativar efeitos rápidos, antes do Estado do Duelo se tornar aberto novamente (isto é, antes de nós retornarmos para a caixa A).

O Estado do Duelo Aberto é o único lugar em que Efeitos de Ignição podem ser ativados, então a partir disso, nós vemos que o meu oponente pode usar um efeito rápido antes do meu Efeito de Ignição.

Eu posso mudar de Fase antes do meu oponente ativar um efeito rápido?

Declarar a minha intenção de encerrar a Fase nos coloca no lado direito do gráfico. Nós vemos que eu não posso encerrar a Fase até meu oponente também passar, significando que ele pode ativar algo antes da fase terminar.

Quando múltiplos efeitos querem ativar ou terminar durante uma Fase, eles não formam uma Corrente, eles seguem este gráfico. No momento da escrita, essas situações são nicho suficiente para que eu não entre em detalhes nesta série. No entanto, você pode ler mais aqui: Como Lidar com a Fase de Apoio, Fase Final e Etapa Final da Fase de Batalha.

Hora do Quiz!

Use o Gráfico de Tempo de Efeito Rápido para responder as seguintes perguntas:

(1) Meu oponente pode usar Effect Veiler antes de eu mudar para a Fase de Batalha?
Durante a Fase Principal do seu oponente: você pode enviar este card da sua mão para o Cemitério e, depois, escolher 1 Monstro de Efeito com a face para cima que seu oponente controla; até o final deste turno, negue os efeitos desse monstro com a face para cima (este é um Efeito Rápido).

(2) Se ele fizer isso, eu posso continuar a minha Fase Principal 1 depois?

(3) Meu oponente e eu ambos controlamos um Torrential Tribute Baixado. Eu Invoco Tour Guide From the Underworld por Invocação-Normal. Qual é o primeiro efeito que pode ser ativado?

- O efeito de Tour Guide
- Meu Torrential Tribute
- O Torrential Tribute do meu oponente

(4) Se eu ativar o efeito de Tour Guide no cenário acima, qual de nós pode ativar Torrential Tribute em Corrente primeiro?

Spoiler:
Respostas do Quiz

(1) Sim
Nós estamos no lado direito do Gráfico. Nós vemos que não podemos prosseguir para o final da Fase até passarmos através da Caixa E, onde o oponente pode usar Effect Veiler.

(2) Sim
Depois que qualquer Corrente resolve, nós sempre voltamos através da Caixa "Isso ativou um efeito de gatilho?", assim como as Caixas B e C, antes de retornar para a Caixa A. Fases não mudam até ambos os duelistas concordarem (como indica o Gráfico).

(3) O efeito de Tour Guide
Estamos no lado esquerdo do Gráfico. A próxima caixa é a caixa "Isso ativou um efeito de gatilho?".

(4) Meu oponente pode ativar Torrential Tribute primeiro
Uma vez que nós estamos construindo a Corrente, é o oponente do último efeito na Corrente que pode ativar o próximo efeito.
Finalmente, você pode ler o artigo da Konami sobre este tema em: A Utilização dos Efeitos Rápidos.



O próximo artigo será sobre a Fase de Batalha.

Abraço e até a próxima!!! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário